Descrição
Apostila BRB Banco de Brasília DF 2019 Escriturário
Cargo: Escriturário
Nível: Médio
Quantidade de Páginas: Básico – 754 / Especifico – 1055
Total de Páginas: 1809
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Apostila BRB Banco de Brasília DF 2019 Escriturário
Conteúdo Programático
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Formação, classe e emprego de palavras. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Colocação pronominal. 11 Regência nominal e verbal. 12 Equivalência e transformação de estruturas. 13 Paralelismo sintático. 14 Relações de sinonímia e antonímia
Raciocínio Lógico e Matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos. 13 Noções de Matemática Financeira. 13.1 Juros simples e compostos. 13.2 Capitalização e descontos. 13.3 Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, proporcional, real e aparente. 13.4 Rendas uniformes e variáveis. 13.5 Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 13.6 Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 13.7 Inflação, variação cambial e taxa de juros.
Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados ao uso de informática no ambiente de escritório. 2 Aplicativos e uso de ferramentas na internet e(ou) intranet. 3 Softwares aplicativos do pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point, Outlook e Access) e suas funcionalidades. 4 Navegadores web (Google Chrome e Internet Explorer). 5 Computação nas nuvens: acesso a distância e transferência de informação. 6 Aplicações e aplicativos em dispositivos móveis. 7 Redes sociais. 8 Internet das coisas.
Governança Corporativa e Compliance: 1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance: conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto no 8.420/2015. 4 Noções de Contratos 4.1 Lei 13.303/16. 5 Conduta baseada no Código de Conduta Ética do BRB (disponível no endereço eletrônico http://www.iades.com.br).
Inovação: 5.1 Lei nº 10.973/2004. 5.2 Empreendedorismo. 5.3 Autoconhecimento e percepção de oportunidades. 5.4 O processo de inovação. 5.5 Geração de ideias e o processo criativo. 5.6 Inovação x Invenção. 5.7 Tipos de inovação. Ecossistemas complexos de informação.
Lei Orgânica do Distrito Federal: 1.1 Título I – Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Título II – Da Organização do Distrito Federal: Capítulos II, III, IV e V. 1.3 Título III – Da Organização dos Poderes: Capítulos I e III. 1.4 Título IV – Da Tributação e do Orçamento do Distrito Federal: Capítulos I e II. 1.5 Título V – Da Ordem Econômica do Distrito Federal: Capítulo I. Título VI – Da Ordem Social e do Meio Ambiente: Capítulos VI, VIII, IX, X e XI. 2 Lei Complementar no 840/2011 – dispõe sobre o regime jurídicos dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais.
Conhecimentos Sobre o Distrito Federal e Sobre a RIDE: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE).
Conhecimentos Específicos
1 CONHECIMENTOS BANCÁRIOS.
1 Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. 1.1 Conselho Monetário Nacional. 1.2 Banco Central do Brasil. 1.3 COPOM – Comitê de Política Monetária. 1.4 Comissão de Valores Mobiliários. 1.5 Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional. 1.6 Bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; administradoras de consórcios; corretoras de câmbio; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo. 1.7 BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Agências de Fomento.
2 Sociedades de fomento mercantil (factoring).
3 Sociedades administradoras de cartões de crédito.
4 Produtos e serviços financeiros. 4.1 Depósitos e transferências. 4.2 Letras de câmbio. 4.3 Cobrança e pagamento de títulos e carnês. 4.4 Transferências automáticas de fundos. 4.5 Cartões de crédito e débito. 4.6 Arrecadação de tributos e tarifas públicas. 4.7 Crédito rotativo. 4.8 Descontos de títulos. 4.9 Financiamento de capital de giro. 4.10 Leasing: tipos, funcionamento, bens. 4.11 Financiamento de capital fixo. 4.12 Crédito direto ao consumidor. 4.13 Crédito rural. 4.14 Cadernetas de poupança. 4.15 Cartões de crédito. 4.16 Títulos de capitalização. 4.17 Planos de aposentadoria e pensão privados. 4.18 Planos de seguros. 4.19 Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. 4.20 Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. 4.21 Tipos de sociedade: em nome coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual ou empresária. 4.22 Documentos comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura. 4.23 Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento e compensação. 4.24 Sistema de Pagamento Brasileiro.
5 Mercado de capitais. 5.1 Ações: características e direitos. 5.2 Debêntures. 5.3 Notas promissórias comerciais. 5.4 Diferenças entre companhias abertas e fechadas. 5.5 Funcionamento do mercado à vista de ações. 5.6 Mercado de balcão. 5.7 Operações com ouro.
6 Mercado de câmbio. 6.1 Instituições autorizadas a operar. 6.2 Operações básicas. 6.3 Características dos contratos de câmbio. 6.4 Taxas de câmbio. 6.5 Remessas.
7 Garantias do Sistema Financeiro Nacional. 7.1 Aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
8 Crime de lavagem de dinheiro. 8.1 Conceito e etapas. 8.2 Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/1998, Circular Bacen 3.461/2009 e Carta-Circular Bacen 3.542/2012.
9 COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. 10 Autorregulação Bancária.
2 OS BANCOS NA ERA DIGITAL (presente e tendências).
1 Internet banking, banco virtual e “dinheiro de plástico”.
2 Mobile banking.
3 Open banking.
4 O comportamento do consumidor na relação com o banco.
5 A experiência do usuário.
6 Segmentação e interações digitais.
7 Inteligência artificial cognitiva.
8 Banco digitalizado x banco digital.
9 Fintechs e startups.
10 Soluções mobile e service design.
11 O dinheiro na era digital: Blockchain, Bitcoin e demais criptomoedas.
12 O desafio dos bancos na era digital.
3 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE.
1 Satisfação, valor e retenção de clientes.
2 Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico.
3 Noções de Marketing de Relacionamento.
4 Noções de imaterialidade ou intangibilidade, inseparabilidade e variabilidade dos produtos bancários.
5 Lei nº 10.048/2000.
6 Lei nº 10.098/2000.
7 Decreto nº 5.296/2004, que regulamenta a Lei nº 10.048/2000.
8 Temática de gênero, raça e etnia, conforme Decreto nº 48.598/2011.
9 Política Nacional para Mulheres.
10 Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
11 Estatuto Nacional da Igualdade Racial.
4 DEFESA DO CONSUMIDOR.
1 Resolução CMN nº 3.849/2010.
2 Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor.
3 Decreto Lei nº 6.523/2008, que regulamenta a Lei nº 8.078/1990.
4 Resolução CMN nº 3.694/2009. 5 Código de Defesa do Consumidor Bancário.
5 CONFIDENCIALIDADE E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
1 Rotinas de backup e prevenção de vírus.
2 Rotinas de segurança da informação e recuperação de arquivos.
3 Política de confidencialidade. 3.1 Confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação. 3.2 Diretrizes para uso da informação em ambientes corporativos. 3.3 Processos e controles para proteção da informação.
4 Lei nº 13.709/2018 – dispõe sobre a proteção de dados pessoais.
6 PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA.
1 Análise combinatória.
2 Noções de probabilidade.
3 Teorema de Bayes.
4 Probabilidade condicional.
5 Noções de estatística.
6 População e amostra.
7 Análise e interpretação de tabelas e gráficos.
8 Regressão, tendências, extrapolações e interpolações.
9 Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas.
10 Estatística descritiva.
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