Descrição
Apostila Câmara Maricá RJ 2023 Oficial de Serviços Gerais
Cargo: Oficial de Serviços Gerais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Fundamental
Banca: IBAM
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 782
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: 1. Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência. 2. Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos; tempos e modos do verbo; uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia. 3. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras; mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos. 4. Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação; concordância verbal e nominal. 5. Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação. Matemática para o cargo Oficial de Serviços Gerais
Raciocínio Lógico e Matemático: 1. Números e Operações: O sistema de numeração decimal. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números reais. Números primos. Múltiplos e divisores de um número natural. Regras de divisibilidade. Razão e proporção. Divisão direta e inversamente proporcional. Média aritmética e ponderada. Porcentagem. Operações com polinômios. Fatoração e Produtos Notáveis. Equações e sistemas do 1º e 2º graus. 2. Grandezas e Medidas: Sistema de medidas de comprimento, área, capacidade, volume, tempo e massa. Sistema monetário Brasileiro. Cálculo de áreas e perímetros. 3. Espaço e Forma: Relações lineares e angulares nos polígonos regulares. Relações métricas no triângulo retângulo. 4. Tratamento da Informação: Princípio multiplicativo. Interpretação de tabelas. Gráficos de barras, colunas e setores. Análise e interpretação básica.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Município de Maricá: 1.1. Dados históricos, geográficos e econômicos; localização (região e limites municipais). População, distritos; evolução administrativa (de acordo com o sitio da Prefeitura e o IBGE). 1.2 Patrimônio histórico e arquitetônico municipal – bens e referências históricas e culturais: Padre Anchieta, Charles Darwin, Princesa Isabel. Equipamentos culturais do Município. 1.3. Maricá segundo sua Lei Orgânica: Poderes municipais e seus representantes. Controle dos atos administrativos do Município. Prefeito: posse, substitutos, licenças, afastamentos, auxiliares diretos. Leis de iniciativa do Prefeito. Julgamento de infrações e crimes de responsabilidade do Prefeito. Atos administrativos de competência do Prefeito. Obrigatoriedade de fornecimento de certidões e informações aos interessados, pelo Prefeito e pela Câmara Municipal. 2. Câmara Municipal conforme seu Regimento Interno. 2.1. Conhecimentos básicos sobre: instalação, período anual de reuniões; órgãos da Câmara e suas finalidades. 2.2. Tipos de Comissões e Sessões. 2.3. Atribuições: competências exclusivas e funções da Câmara (arts 74 e 75). Atos de deliberação próprios da Câmara Municipal: resoluções e decretos legislativos. 2.4. Administração e economia interna da Câmara. 2.5. Participação e sociedade civil. 2.6 Conceitos sobre bancada, lideres, legislatura, recesso, sessão legislativa. 3. Gestão de documentos. 3.1. Protocolo e tramitação de processos e documentos. Atividades básicas do setor e Procedimentos processuais (partes 2 e 3). Glossário de Termos. 3.2. Classificação de documentos. Controle de acesso e grau de sigilo de documentos, prazos de restrição de acesso. 3.3 Tipos de arquivo, teoria das três idades. Transferência e recolhimento de documentos. Tabela de Temporalidade. 4.Qualidade e atendimento ao público. Aspectos do atendimento nas organizações públicas e as mudanças ocorridas com a evolução do modelo de administração tradicional para o gerencial. O papel do servidor público: comportamento ético, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe; percepção e atitudes na comunicação. Comunicação verbal e não verbal, clientes internos e externos. Ciclo do atendimento. Atendimento telefônico e presencial. Elementos de qualidade no atendimento.
Apostila Câmara Maricá RJ 2023 Oficial de Serviços Gerais