Descrição
Apostila CEFET MG 2021 Técnico de TI Infraestrutura de TIC
Cargo: Técnico de TI – Infraestrutura de TIC
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Médio
Edital: Comissão Própria
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Língua Portuguesa:
6. Estudo do texto 6.1. Tipos e gêneros textuais 6.1.1. Características dos tipos textuais 6.1.2. Relações entre tipos e gêneros textuais 6.1.3. Função social dos gêneros textuais 6.2. Organização temática do texto 6.2.1. Relações entre partes do texto 6.2.2. Progressão 6.2.3. Consistência argumentativa 6.3. Recursos persuasivos 6.3.1. Escolhas lexicais e seus efeitos de sentido 6.3.2. Exemplificações 6.3.3. Discurso reportado: discurso direto e indireto 6.4. Recursos verbais e não verbais em textos multimodais 6.5. Intertextualidade 6.5.1. Tipos de intertextualidade: citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase, pastiche e paródia 6.5.2. Efeitos de sentido 6.6. Recursos estilísticos de linguagem 6.6.1. Figuras de linguagem 7. Conhecimentos linguístico-gramaticais aplicados ao texto 7.1. Funcionamento social da língua 7.1.1. Aspectos linguísticos, sócio-históricos e contextuais da variação linguística 7.1.2. Uso da norma padrão 7.1.3. Preconceito linguístico 7.2. Formas verbais e efeitos de sentido 7.2.1. Marcas de pessoa, número, tempo e modo 7.3. Coesão verbal e nominal 7.3.1. Recursos gramaticais como estratégias de introdução, progressão e retomada 7.3.2. Organizadores textuais e marcadores discursivos: funções sintáticas e relações lógico-semânticas 7.4. Morfossintaxe 7.4.1. Categorias sintáticas e classes gramaticais 7.4.2. Estrutura da oração e do período composto 7.4.3. Flexão verbal e nominal, colocação pronominal, emprego da partícula “se” 7.4.4. Emprego da crase 7.4.5. Pontuação 8. Produção de texto em Língua Portuguesa, de acordo com o gênero textual e o tema propostos.
Informática:
1. Noções sobre computadores 1.1. Periféricos/Dispositivos de entrada e saída 2. Sistema Operacional Windows 10 2.1. Noções gerais de operação 3. Sistema Operacional GNU/Linux (Ubuntu 20.04 LTS) 3.1. Noções gerais de operação 4. Ferramentas de escritório 4.1. Editores de texto 4.1.1. Microsoft Office Word, LibreOffice Writer, Google Documentos, Microsoft 365 para a Web – Word 4.2. Planilha eletrônica 4.2.1. Microsoft Office Excel, LibreOffice Calc, Google Planilhas, Microsoft 365 para a Web – Excel 5. Comunicação e colaboração online 5.1. Noções sobre videoconferência e webconferência 5.2. Microsoft Teams 5.3. Noções sobre VPN 6. Internet e Correio eletrônico 6.1. Conceitos e serviços relacionados à Internet e Intranet 6.2. Navegadores Microsoft Edge, Firefox e Chrome 6.3. Webmail, Outlook e Mozilla Thunderbird 7. Noções de segurança 7.1. Noções sobre códigos maliciosos (malwares) 7.1.1. Vírus, spyware, worms, bot e botnet, backdoor, cavalo de tróia – trojan, rootkit e congêneres 7.2. Spam 7.3. Acesso a sites seguros, cuidados e prevenções.
Legislação:
1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, suas alterações e Emendas Constitucionais 1.1. Da Administração Pública (arts. 37 a 41) 2. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações – dispõe sobre Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais 2.1. Das Disposições Preliminares (arts. 1º ao 4º) 2.2. Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (arts. 5º ao 39) 2.3. Dos Direitos e Vantagens (arts. 40 a 115) 2.4. Do Regime Disciplinar (arts. 116 a 142) 3. Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992 e suas alterações – dispõe sobre sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública Direta, Indireta ou Fundacional e dá outras providências 3.1. Das Disposições Gerais (arts. 1º ao 8º) 3.2. Dos Atos de Improbidade Administrativa (arts. 9º ao 11) e Da Declaração de Bens (art. 13) 4. Decreto-Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 e suas alterações – Código Penal Brasileiro 4.1. Dos Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral (arts. 312 a 327) 5. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil Brasileiro 5.1. Título III – Do Domicílio (arts. 70 a 78) 6. Lei nº 13.726, de 08 de outubro de 2018 – racionaliza atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação 7. Decreto nº 10.609, 26 de janeiro de 2021 e suas alterações – institui a Política Nacional de Modernização do Estado e o Fórum Nacional de Modernização do Estado 8. Lei nº 13.460, 26 de junho de 2017 – dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública 9. Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017 e suas alterações – regulamenta dispositivos da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, institui o Cadastro de Pessoas Físicas – CPF como instrumento suficiente e substitutivo para a apresentação de dados do cidadão no exercício de obrigações e direitos e na obtenção de benefícios, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário (Redação dada pelo Decreto nº 9.723, de 2019).
Raciocínio Analítico:
1. Argumentação 1.1. O uso do senso crítico na argumentação 1.2. Tipos de argumentos 1.3. Argumentos falaciosos e apelativos 1.4. Comunicação eficiente de argumentos 1.5. Estrutura de argumentação 1.5.1. Premissas, pressupostos e conclusões 1.5.2. Teses, relações lógicas e estruturas retóricas 1.6. (In)coerência: significados de falácias, contradições, lacunas e (in)consistências 2. Raciocínio dedutivo e indutivo 2.1. Expansão de argumentos: admissibilidade, enfraquecimento e fortalecimento de ideias 2.2. Inferência 2.3. Geração de hipóteses 2.4. Indução e dedução
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1. Análise e desenvolvimento de sistemas 1.1. Algoritmos e estrutura de dados 1.2. Programação orientada a objetos 1.3. Engenharia de requisitos 1.4. Análise de negócios 1.5. UML: conceitos, diagramas e elementos 1.6. Processos de desenvolvimento de software: processos ágeis, SCRUM, XP, Processo unificado 1.7. Padrões de arquitetura MVC (Model View Controller) e DDD (Domain Driven Design) 1.8. Conceitos de BPM e BPMN 1.9. Testes de software: estratégias e técnicas de testes de softwares 1.10. Ferramentas de controle de versão: SVN e GIT 1.11. CI/CD (Integração Contínua e Deploy Contínuo) 1.12. Web Services: Padrões SOAP e REST 1.13. Arquitetura orientada a serviço (SOA) 1.14. Noções gerais sobre DevOps 1.15. Desenvolvimento orientado a testes (TDD e BDD) 2. Linguagens de programação e frameworks 2.1. Python 2.2. XML 2.3. HTML 2.4. CSS 2.5. Javascript 2.6. Java SE 2.7. Java EE 2.8. Java Server Pages 2.9. Java Server Faces 2.10. Servlets 2.11. PHP 2.12. Django 3. Banco de dados 3.1. Modelagem de dados relacional e dimensional 3.2. Conceitos sobre sistemas gerenciadores de banco de dados 3.3. Linguagem de definição e manipulação de dados SQL 3.4. MySQL/MariaDB 3.5. PostgreSQL 3.6. Exportação, importação e carga de banco de dados 3.7. Cluster de banco de dados: conceitos 3.8. Conceitos em gerenciamento de banco de dados não relacionais 3.8.1. MongoDB 3.8.2. Redis 4. Conhecimento básico de hardware 4.1. Computadores e seus periféricos 4.2. Noções de arquitetura de computador 5. Redes de computadores 5.1. Tipos e topologias de redes 5.2. Modelos de referência ISO/OSI e TCP/IP 5.3. Serviços e protocolos 5.3.1. TCP e UDP 5.3.2. IP v4/v6 5.3.3. ARP e RARP 5.3.4. HTTP 5.3.5. Correio eletrônico: POP3, IMAP e SMTP 5.3.6. Conexões e comunicações criptografadas: SSL e TLS 5.3.7. Redes sem fio (IEEE 802.11a/b/g/n/ac) 5.3.8. Voz sobre IP (VoIP) 5.3.9. Roteamento: conceitos e protocolos (RIP, BGP e OSPF) 5.3.10. ICMP 5.3.11. NAT 5.3.12. SNMP 5.3.13. VLAN 5.3.14. DHCP 5.3.15. DNS 5.3.16. STP 5.3.17. NTP 5.4. Dispositivos: repetidores, bridges, switches e roteadores 5.5. Cabeamento estruturado 5.6. Qualidade de Serviço (QoS) 6. Segurança da informação e proteção de dados 6.1. Objetivos e conceitos básicos de segurança 6.2. Políticas de segurança da informação 6.3. Gestão de ativos 6.4. Segurança em recursos humanos 6.5. Segurança física e do ambiente 6.6. Gerenciamento das operações e comunicações 6.7. Monitoramento 6.8. Controle de acesso 6.9. Segurança no desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação 6.10. Gestão de incidentes de segurança da informação 6.11. Fundamentos de criptografia 6.12. Assinatura digital 6.13. Infraestrutura de chaves públicas e certificação digital 6.14. Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei Federal nº 13.709/2018) 7. Segurança de redes e sistemas 7.1. Técnicas de ataques 7.1.1. Sniffing 7.1.2. Spoofing 7.1.3. Fragmentação de pacotes IP 7.1.4. Port Scanning 7.1.5. DoS e DdoS 7.1.6. SYN Flooding 7.1.7. Smurf e Fraggle 7.1.8. Sequestro de conexões 7.1.9. Ransonware 7.1.10. Engenharia social 7.2. Noções de segurança perimetral 7.3. Sistemas de detecção de intrusão: IDS e IPS 7.4. Noções de autenticação 7.4.1. RADIUS e TACACS 7.4.2. Single Sign-On (SSO) 7.4.3. IEEE 802.1x 7.4.4. Sistemas biométricos 7.5. VPN 7.6. Ferramentas de segurança 7.7. Segurança em redes sem fio 7.7.1. Técnicas de ataques em redes sem fio 7.8. Anti-Spam 8. Armazenamento de dados e cópias de segurança 8.1. Conceitos de NAS e SAN 8.2. Protocolos 8.2.1. iSCSI 8.2.2. FCP 8.2.3. CIFS 8.2.4. NFS 8.3. RAID: conceitos e implementações 8.4. Cópias de segurança totais, incrementais e diferenciais 8.5. Snapshots e hot backup 8.6. Políticas de backup e gestão do ciclo de vida da informação 9. Sistemas Operacionais 9.1. Fundamentos 9.2. Gerenciamento de processos 9.3. Gerenciamento de memória 9.4. Gerenciamento de entrada e saída 9.5. Sistemas de arquivos 10. Sistema Operacional Windows (Windows 10 e Windows Server 2019) 10.1. Administração e configuração dos serviços 10.2. Configurações de rede com e sem fio 10.3. Instalação de dispositivos e drivers 10.4. Verificação e implementação de rotinas de backup/restauração 10.5. Gerenciamento de contas de usuário e permissões de arquivos 10.6. Otimização dos sistemas 10.7. Manipulação do sistema de arquivos 10.8. Ferramentas do Painel de Controle 10.9. Instalação, configuração e atualização de programas 10.10.Gerenciamento de filas de impressão 10.11.Gerenciamento de Serviço de Terminal 10.12.Gerenciamento de discos 10.13.Compartilhamentos de arquivos, pastas e impressoras 11. Sistemas Operacional Debian GNU/Linux 10 11.1. Kernel Linux 11.2. Operação do sistema em linha de comando 11.3. Análise de logs 11.4. Sistemas de inicialização System V e Systemd 11.5. Gerência de arquivos, diretórios e sistemas de arquivos 11.6. RAID 11.7. LVM 11.8. Sistemas de armazenamento de dados em rede (NAS e SAN) 11.9. Gerenciamento de usuários e grupos 11.10.Gerenciamento de memória, processamento e E/S 11.11.Gerenciamento de rede 11.12.Gerenciamento de hardware 11.13.Programação shell script 11.14.Agendamento de tarefas 11.15.Configurações de rede e serviços 11.15.1. Endereçamento IP v4/v6 11.15.2. Roteamento 11.15.3. ISC DHCP 11.15.4. Bind 11.15.5. NFS 11.15.6. Squid 11.15.7. Apache 11.15.8. Postfix 11.15.9. MySQL/MariaDB 11.15.10. PostgreSQL 11.15.11. Iptables 11.15.12. NFtables 11.15.13. Samba 4 11.15.14. OpenLDAP 11.15.15. OpenSSH 11.15.16. Bacula 11.15.17. Git e Gitlab 11.16.Ferramentas de diagnóstico e monitoramento de rede 11.16.1. Wireshark/Tshark 11.16.2. Tracepath/Traceroute 11.16.3. Dig/Nslookup 11.16.4. Nmap 11.16.5. Snort 11.16.6. Tripwire 11.16.7. Nessus 11.16.8. MRTG 11.16.9. Nagios 11.16.10. Zabbix 11.16.11. NetSNMP 11.17.Instalação, atualização e gerenciamento de programas e pacotes 11.17.1. Compilação de programas, bibliotecas e drivers de dispositivos 11.17.2. Ferramentas apt, aptitude e dpkg 11.17.3. Repositórios de pacotes 12. Técnicas de implementação de infraestrutura de TI 12.1. Virtualização 12.1.1. Modelos de virtualização 12.1.2. Alta disponibilidade 12.1.3. Tolerância a falhas 12.1.4. Recuperação de desastres 12.1.5. Proxmox 12.2. Infraestrutura como código 12.3. Containers e orquestração de containers 12.3.1. LXC 12.3.2. Docker 12.3.3. Kubernetes 12.4. Noções de computação em nuvem 12.4.1. IaaS 12.4.2. PaaS 12.4.3. SaaS 13. Noções de gestão e governança de TIC 13.1. Estratégia de Governo Digital – EGD (Decreto nº 10.332/2020) 13.1.1. Objetivos e conceitos 13.1.2. Comitê de Governança Digital (CGD) 13.1.3. Plano de Transformação Digital (PTD) 13.2. Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 13.2.1. Objetivos e conceitos 13.2.2. Metodologia SISP 13.3. Processo de contratação de soluções de TIC (Instrução Normativa 01 SGD/ME, de 04/04/2019 e suas alterações) 13.3.1. Documento de Oficialização da Demanda (DOD) 13.3.2. Estudo Técnico Preliminar (ETP) 13.3.3. Mapa de Gestão de Riscos (MGR) 13.3.4. Termo de Referência (TR) 13.3.5. Catálogo de Soluções de TIC 13.4. ITIL v3 13.4.1. Objetivos e conceitos 13.4.2. Central de serviços 13.4.3. Gerenciamento de mudanças
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