Descrição
Apostila CFQ DF 2021 Analista Superior Gestão de Pessoas
Cargo: Analista Superior Gestão de Pessoas
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IADES
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Mecanismos de coesão textual. 5 Acentuação gráfica. 6 Pontuação. 7 Concordância nominal e verbal. 8 Colocação pronominal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Equivalência e transformação de estruturas. 11 Paralelismo sintático. 12 Relações de sinonímia e antonímia.
Raciocínio Lógico e Matemático:
1 Princípios de contagem e probabilidade. 2 Arranjos e permutações. 3 Combinações. 4 Operações com conjuntos. 5 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 6 Equações e inequações. 7 Sistemas de medidas. 8 Volumes. 9 Compreensão de estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 11 Estruturas lógicas. 12 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Legislação Aplicado ao CFQ:
1 Constituição Federal de 1988. Cap. I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Cap. VII – Da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais. 2 Leis federais. 2.1 Lei nº 2.800/1956. 2.2 Lei nº 6.839/1980. 2.3 8.666/1993. 2.4 Lei nº 9.784/1999. 2.5 Lei nº 12.514/2011. 3 Decreto-lei nº 5.452/1943. Título III – Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho. Cap. I – Das Disposições Especiais sobre Duração e Condições de Trabalho. Seção XIII – Dos Químicos. 4 Decreto nº 85.877/1981. 5 Resolução Normativa CFQ nº 55/1981. 6 Portaria CFQ nº 50/2020.
Governança Corporativa e Compliance:
1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção. 3.1 Lei Complementar nº 101/2000. 3.2 Lei nº 12.527/2011. 3.3 Lei nº 12.846/2013. 3.4 Decreto nº 8.420/2015.
Atualidades:
1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, educação, saúde e suas vinculações históricas.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1 Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade. 2 Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua. 3 Conhecimentos básicos de administração. 3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 3.2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho. 4 Gestão da qualidade. 5 Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 6 Legislação previdenciária. 7 Administração de cargos, salários e benefícios. 8 Administração de contratos de terceirização de mão-de-obra. 9 Folha de pagamento. 9.1 Elaboração de folha de pagamento de salários. 9.2 Sistemas de remuneração. 9.3 Sistemas informatizados de administração de pessoal e processamento de folha de pagamentos. 10 Acordos coletivos de trabalho. 11 Saúde ocupacional. 12 SESMT (Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho). 13 Planejamento estratégico de gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento. 14 Diagnóstico organizacional. 14.1 Cultura e clima organizacionais, qualidade de vida no trabalho. 14.2 Psicologia do trabalho. 15 Comportamento organizacional. 15.1 Teorias da motivação. 15.2 Recompensas intrínsecas e extrínsecas. 15.3 Motivação e contrato psicológico. 15.4 Percepção, atitudes e diferenças individuais. 15.5 Processo de desenvolvimento de grupos. 15.6 Administração de conflitos. 15.7 Teorias da liderança. 15.8 Gestão de equipes. 15.9 Gestão participativa. 16 Avaliação de desempenho. 16.1 Conceituação e definição. 16.2 Gestão do desempenho por competências. 16.3 Mapeamento de competências. 16.4 Métodos tradicionais e modernos de avaliação de desempenho.
Apostila CFQ DF 2021 Analista Superior Gestão de Pessoas