Descrição
Apostila Chapadão do Lageado SC 2020 Oficial Nível Médio
Cargo: Oficial de Nível Médio
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2020
Nível: Médio
Edital: ATENA ASSESSORIA
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1 – LÍNGUA PORTUGUESA: Ler e interpretar textos; Identificar os tipos de frase; Pontuação: reticências, dois pontos, vírgula; Classificação das palavras quanto a tonicidade; Reconhecer no texto classes e estruturas gramaticais; (Substantivo, Artigo, Adjetivo – locução adjetiva, Preposição, Pronomes Verbos, Advérbio); Identificar a aplicação em textos e palavras da Acentuação gráfica vigente; A literatura brasileira: das origens aos nossos dias; Concordância nominal e verbal; Ortografia, acentuação e pontuação.
2 – ATUALIDADES E CONHECIMENTOS GERAIS: Aspectos econômicos, geográficos, políticos e sociais do mundo, do Brasil, de Santa Catarina e de Chapadão do Lageado. Atualidades do Brasil e do mundo. Esportes, turismo e lazer. Economia mundial, nacional, estadual e municipal. Lei Orgânica do Município de Chapadão do Lageado e Estatuto dos Servidores Públicos de Chapadão do Lageado.
3 – INFORMÁTICA: Fundamentos gerais da área de Informática; Conceitos relacionados ao ambiente Microsoft Windows; uso do ambiente gráfico; aplicativos; acessório; execução de programas e suas funcionalidades: ícones, teclas de atalho, janelas, menus, arquivos, pastas e programas; Noções de Hardware; Instalação e manutenção de periféricos: impressora, scanner, teclado e mouse; Noções de Redes e Protocolos; Cuidados com equipamentos e programas; Backup, Antivírus, MS-Office 2010 em diante, Correio Eletrônico; Navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome); Aspectos básicos de Segurança de Informática. Noções básicas de MS-DOS. Noções básicas de montagem e manutenção de computadores.
4 – RACIOCÍNIO LÓGICO (MATEMÁTICA): Sistema de numeração decimal; Números naturais: ordenação e operações; Números inteiros: ordenação e operações; Números racionais: representação fracionária e representação decimal; Razões e proporções: grandezas proporcionais, porcentagem e juros simples; Sistema decimal e medidas de comprimento, superfície e volume; Situações problemas; Sistema monetário; Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas; Progressão aritmética e geométrica e análise combinatória; medidas: de valor, de tempo, de área e de volume; raciocínio sequencial; Sistema métrico decimal de medidas de: comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo; Geometrias.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Fundamentos da Administração Pública. Normas e habilidades de atendimento na área da telefonia. Habilidades em operar equipamentos telefônicos e outros dispositivos nas comunicações internas, locais e interurbanas. Habilidades na consulta às listas telefônicas ou agendas. Materiais básicos utilizados pela telefonista. Cuidados com o equipamento. Inviolabilidade do sigilo das comunicações. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Noções de arquivologia. Controle e gerenciamento de Estoque. Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. Classificação de documentos de arquivo. Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. Preservação e conservação de documentos de arquivo. Triagem e eliminação de documentos e processos. Digitalização de documentos. Redação Oficial: princípios, características e qualidades, linguagem, digitação qualitativa – normas e recomendações, formas e pronomes de tratamento, fechos, identificação do signatário, expressões e vocábulos latinos de uso frequente, elementos de ortografia e gramática, padrão ofício, fax, correio eletrônico, documentos (conceitos e definições, generalidades, tipos, partes, apresentação, forma e estrutura, padronização, diagramação). Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas, gráficos e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office. Sistemas operacionais: Windows e LINUX. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento. Postura profissional e relações interpessoais. Ética profissional. Planejamento: programação de trabalho, organização de tarefas, conceito de autoridade e responsabilidade; Direção: relacionamento interpessoal, comunicação, motivação e liderança; Controle; Conhecimentos Básicos de Administração (conceito, campo de aplicação, características básicas das organizações, natureza, finalidade) processo organizacional, planejamento, coordenação, Comportamento organizacional; Administração Pública: arts. 37 a 41 da Constituição Federal; Conceito e classificação de administração direta e indireta; Noções sobre construção e interpretação de organogramas, fluxogramas, tabelas e gráficos estatísticos; Serviço de protocolo; Protocolo: recepção, classificação, registro e distribuição de documentos; Noções de Licitações e Contratos Administrativos (Lei 8.666/93); Comunicação Oficial: elaboração de documentos e correspondência oficial; Lei Orgânica do Município de Chapadão do Lageado; Estatuto dos Servidores Públicos de Chapadão do Lageado e Direito Trabalhista para a Administração Pública.
Apostila Chapadão do Lageado SC 2020 Oficial Nível Médio