Descrição
Apostila Colégio Pedro II RJ 2022 Prof Anos Iniciais Ensino Fundamental
Cargo: Professor Anos Iniciais Ensino Fundamental
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Constituição Federal de 1988: Título I (Dos Princípios Fundamentais); Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais), capítulo I (Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos) e capítulo II (Dos Direitos Sociais); Título III (Da Organização do Estado), capítulo VII (Da Administração Pública), Seção I (Disposições Gerais) e Seção II (Dos Servidores Públicos); e Título VIII (Da Ordem Social), capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto). 2. Lei nº. 8.112/1990 e alterações (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais). 3. Lei nº. 9.394/1996 e alterações (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 4. Lei nº 11.892/2008 e alterações (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências). 5. Lei nº. 12.772/2012 e alterações (Dispõe sobre a estrutura do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; Legislação e Normas da Educação Brasileira e dá outras providências). 6. Lei nº 8.069/1990 e alterações (Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências). Título I (Das Disposições Preliminares); Título II (Dos Direitos Fundamentais), Capítulo I (Do Direito à Vida e à Saúde), capítulo II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), capítulo IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e capítulo V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho); e Título III (da Prevenção). Parte Especial: Título I (Da Política de Atendimento); e Título V (Do Conselho Tutelar). 7. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão. 8. Lei nº 14.172/2021 e alterações (Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E SEU ENSINO 1. Leitura e produção de textos verbais e não-verbais, de textos orais e escritos: elementos ficcionais e não-ficcionais; linguagens denotativa e conotativa; compreensão de informações implícitas e explícitas; intertextualidade; 2. Gêneros discursivos: estrutura composicional, estilo e tema; 3. Literatura Infantil: dimensão ética, estética e discursiva; 4. Formação do leitor literário; 5. Alfabetização e Letramento; 6. Aspectos linguísticos e discursivos na apropriação e consolidação do uso da leitura e da escrita como práticas sociais; 7. Revisão textual e reescrita; 8. Variabilidade linguística: norma culta e variedades regionais e sociais; registros formal e informal do uso da língua; 9. Análise e reflexão sobre a língua na produção e interpretação de diferentes textos; 10. Aspectos fonéticos: fonema e letra; sílaba, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; 11. Aspectos ortográficos: grafia das palavras, acentuação; 12. Elementos de coerência e coesão do texto: aspectos sintáticos, gramaticais e semânticos.
PROGRAMA DE MATEMÁTICA E SEU ENSINO 1. Alfabetização e Letramento Matemáticos; 2. Construção da ideia de número e desenvolvimento da escrita numérica; 3. Resolução de situações-problema na perspectiva metodológica de ensino; 4. Utilização de diferentes recursos pedagógicos para construção de conceitos matemáticos (materiais manipulativos, jogos, calculadora, softwares); 5. Diferentes abordagens no processo de ensino-aprendizagem da Matemática: Perspectivas Construtivista e Etnomatemática; 6. Pensamentos aritmético, algébrico, geométrico, estatístico e probabilístico; 7. Números Naturais: leitura, escrita, comparação, ordenação, composição, decomposição de números de qualquer ordem ou grandeza utilizando as regras do Sistema de Numeração Decimal; 8. Múltiplos, Divisores e critérios de divisibilidade. 9. Números Racionais: diferentes significados das frações em situações-problema, leitura, escrita, comparação, ordenação, composição, decomposição nas formas fracionária e decimal e localização na reta numérica. Equivalência e simplificação. Porcentagem; 10. Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo Números Naturais e Racionais. Ideias, propriedades e procedimentos de cálculo – mental e escrito; estimado e exato; 11. Espaço e forma: descrição, interpretação e representação de deslocamentos. Formas geométricas tridimensionais e bidimensionais: características, propriedades, elementos constituintes, composição, decomposição, ampliação, redução e representação; 12. Grandezas e Medidas: procedimentos e instrumentos de medida; sistemas de medidas decimais (comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e temperatura) e conversões; medidas de tempo e conversões; sistema monetário brasileiro; cálculo e comparação de perímetro e área; aplicações geométricas; 13. Tratamento da informação: leitura e interpretação de diferentes tabelas, gráficos e infográficos. Média aritmética. Probabilidade.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS E SEU ENSINO 1. Desenvolvimento das habilidades científicas de observação, investigação, experimentação, formulação de hipóteses, validação, conclusão e socialização dos resultados; 2. Ambientes e Seres Vivos; 3. Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável; 4. Alterações do ser humano no meio ambiente e suas implicações na vida dos seres vivos; 5. Ar atmosférico: composição, propriedades e importância da atmosfera e de seus componentes para a vida no planeta; 6. Água: importância, composição, propriedades, estados físicos da água, ciclo da água na natureza, uso racional e desperdício; 7. Solo: importância, composição, propriedades, erosão, poluição e preservação; 8. Animais: adaptações; reprodução e respiração; 9. Vegetais: adaptações; fotossíntese; respiração e transpiração; 10. Relações entre seres vivos e formas de obtenção do alimento; fluxo de energia ao longo das cadeias alimentares; desequilíbrio ecológico, causas e consequências; 11. Diferentes ecossistemas terrestres: componentes e características; interdependência entre elementos; 12. Ser Humano e Saúde: noções elementares de anatomia e fisiologia humana; relações entre os diferentes sistemas (visão do corpo humano como um todo integrado); princípios básicos de saúde; doenças infectocontagiosas; aspectos biológicos, afetivos e culturais da sexualidade; métodos anticoncepcionais; 13. Recursos Tecnológicos; 14. Energia: conceito, importância, formas, fontes e transformação; 15. Matéria: estrutura e propriedades.
PROGRAMA DE ESTUDOS SOCIAIS E SEU ENSINO 1. Discussão, reflexão e posicionamento crítico como prática relevante para o exercício da cidadania; 2. Fontes e versões históricas, periodização e elementos históricos (sujeitos, culturas, espaços e tempos); 3. Formação da sociedade brasileira – ancestralidade formadora do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses, os africanos, os imigrantes; 4. Diferentes manifestações culturais; 5. História e cultura afro-brasileira e indígena, suas lutas e contribuições nas áreas social, econômica e política; 6. Acontecimentos políticos, econômicos e socioculturais dos diferentes períodos da História do Brasil (colonial, imperial e republicano); 7. História da Cidade do Rio de Janeiro (do século XVI aos dias atuais); 8. Construção dos conceitos de tempo: duração, simultaneidade, posterioridade e anterioridade; 9. Trabalho e relações sociais; 10. Identidade e diferença; 11. Diversidade e desigualdade; 12. Localização espacial: círculos terrestres, coordenadas geográficas, projeções cartográficas, pontos cardeais e colaterais; 13. Representação do espaço e linguagem cartográfica: escalas, plantas e convenções; 14. Caracterização do espaço geográfico: relevo, solo, hidrografia, clima e vegetação; transformações naturais e humanas; 15. Espaço brasileiro: população, urbanização, grandes divisões do espaço, recursos naturais, questões agrárias e industrialização; 16. Espaço mundial: divisão internacional do trabalho, globalização e questões ambientais; 17. Construção dos conceitos de espaço (relações topológicas, projetivas e euclidianas) e de grupos sociais.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 1. Principais aspectos históricos da Educação Brasileira; 2. Diretrizes Curriculares Nacionais; 3. Estatuto da Criança e do Adolescente; 4. A escola como campo de relações: função histórica, política, cultural e social; 5. Escola como espaço de socialização, de constituição identitária, de respeito às diferenças, contradições e conflitos; 6. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: concepções de aprendizagem e ensino/infância/linguagem/ sujeito/sociedade; 7. Desenvolvimento infantil para uma educação inclusiva; 8. Teorias do Currículo; 9. Projeto Político Pedagógico; 10. Conteúdos curriculares e relações de poder; 11. Espaço da sala de aula como ambiente de interlocução; 12. Relação docente-discente no processo de construção de conhecimento; 13. Planejamento pedagógico: limites e possibilidades no/do fazer docente; 14. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem/ aluno/ ensino/ professor nessas abordagens teóricas; 15. Avaliação como processo contínuo, investigativo, formativo e inclusivo (da aprendizagem e do ensino); 16. Valorização da diversidade cultural, social, étnico-racial, sexual e de gênero; 17. Decolonialidade e Educação.
Apostila Colégio Pedro II RJ 2022 Prof Anos Iniciais Ensino Fundamental