Descrição
Apostila Digital Colégio Pedro II RJ 2022 Professor Libras
Cargo: Professor Libras
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Constituição Federal de 1988: Título I (Dos Princípios Fundamentais); Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais), capítulo I (Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos) e capítulo II (Dos Direitos Sociais); Título III (Da Organização do Estado), capítulo VII (Da Administração Pública), Seção I (Disposições Gerais) e Seção II (Dos Servidores Públicos); e Título VIII (Da Ordem Social), capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto). 2. Lei nº. 8.112/1990 e alterações (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais). 3. Lei nº. 9.394/1996 e alterações (Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 4. Lei nº 11.892/2008 e alterações (Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências). 5. Lei nº. 12.772/2012 e alterações (Dispõe sobre a estrutura do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; Legislação e Normas da Educação Brasileira e dá outras providências). 6. Lei nº 8.069/1990 e alterações (Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências). Título I (Das Disposições Preliminares); Título II (Dos Direitos Fundamentais), Capítulo I (Do Direito à Vida e à Saúde), capítulo II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), capítulo IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e capítulo V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho); e Título III (da Prevenção). Parte Especial: Título I (Da Política de Atendimento); e Título V (Do Conselho Tutelar). 7. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão. 8. Lei nº 14.172/2021 e alterações (Dispõe sobre a garantia de acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e a professores da educação básica pública).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
CONHECIMENTO – ESPECÍFICO LIBRAS 1. O sujeito surdo: conceitos, cultura e relação histórica da surdez com a língua de sinais 2. Libras como marcador identitário e cultural. 3. Aspectos linguísticos Língua Brasileira de Sinais. 4. Noções linguísticas de Libras: parâmetros, classificadores e intensificadores no discurso; aspectos fonológicos e morfológicos. 5. Sintaxe na Libras: Sintaxe espacial – comportamento dos verbos e a questão da concordância 6. Aquisição e aprendizagem da linguagem − crianças, jovens e adultos. 7. Contraste entre Libras e a língua portuguesa. Alfabetização e letramento em Libras. 8. Formação de professores para o ensino de surdos. 9. Aspectos históricos da educação de surdo da antiguidade à modernidade; as principais correntes educacionais e os avanços nos estudos linguísticos. 10. A gramática na sala de aula: das concepções às práticas do ensino bilíngue Libras-Língua Portuguesa (recursos didáticos e metodológicos para o ensino de Libras (L2) para alunos ouvintes como segunda língua e para o ensino de Libras como primeira língua (L1) para alunos surdos. 11. Planejamento e avaliação da aprendizagem no ensino da Libras para alunos ouvintes e alunos surdos. 12. Formação de leitores; literatura surda. 13. O papel do TILS Educacional e suas contribuições para a Educação. 14. Estratégias de Tradução e Interpretação. 15. Expressões faciais em Libras: modulações de sinais, expressões gramaticais e expressões afetivas. 16. Políticas linguísticas públicas relacionadas à Libras e à Educação de surdo 17. Sociolinguística e a Libras: variedades dialetos entre outros. CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados (em L1 e L2). 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial. Uso e correlação de tempos e modos verbais. 4. Domínio da estrutura de coesão textual (elementos de referenciação, substituição e repetição de conectores e demais elementos de sequenciação textual. 5. Adequação da linguagem ao tipo de texto e do formato do texto ao gênero.
Apostila Colégio Pedro II RJ 2022 Professor Libras