Descrição
Apostila Concurso Câmara Valença RJ 2023 Ouvidor
Cargo: Ouvidor
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: IAN CONCURSOS
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura, compreensão e interpretação de texto. 2. Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuação gráfica. 5. Emprego de letras. 6. Emprego do hífen. 7. Uso e função das diferentes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, advérbio, interjeição, verbo, preposição e conjunção. 8. Pronome: classificação, emprego, colocação e formas de tratamento. 9. Advérbio, preposição e conjunção: emprego e valor semântico. 10. Flexão verbal: emprego e valor semântico de tempos, modos e vozes verbais, correlação entre tempos verbais. 11. Análise sintática. 12. Concordância verbal e concordância nominal. 13. Regência nominal e regência verbal. 14. Ocorrência de crase. 15. Reescrita de frases. 16. Emprego dos sinais de pontuação. 17. Denotação e conotação.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: 1. Lei Orgânica do Município de Valença/RJ. 2. Estatuto do Servidor Público do Município de Valença/RJ. 3. Regimento Interno da Câmara dos Vereadores de Valença/RJ.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Conceitos e tendências do atendimento ao cidadão pela ouvidoria. 2. Como lidar com reclamações e agressividade e com os mais variados perfis de pessoas. 3. Tipos de redes sociais. 4. Gestão do processo na ouvidoria. 5. A importância da comunicação: linguística – habilidade em comunicar-se com diferentes perfis psicológicos, adequando a linguagem ao entendimento e compreensão do cliente. 6. Abordagens a serem evitadas e argumentos a serem praticados. 7. Atitudes que levam o cliente da ouvidoria a confiar no atendimento: inteligência emocional, flexibilidade, reatividade, proatividade e assertividade. 8. Transparência, imparcialidade e confidencialidade. 9. Recepção das demandas. 10. Tratativa das demandas na ouvidoria. 11. Tratamento das demandas nas áreas. 12. Avaliação do retorno da área. 13. Redação da resposta. 14. Devolutiva ao cidadão. 15. Guia de Orientação para a Gestão de Ouvidorias. 16. Código de Ética.