Descrição
Apostila Concurso CFQ DF 2021 Analista Superior Comunicação
Cargo: Analista Superior Comunicação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: IADES
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1 Compreensão e intelecção de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia. 4 Mecanismos de coesão textual. 5 Acentuação gráfica. 6 Pontuação. 7 Concordância nominal e verbal. 8 Colocação pronominal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Equivalência e transformação de estruturas. 11 Paralelismo sintático. 12 Relações de sinonímia e antonímia.
Raciocínio Lógico e Matemático:
1 Princípios de contagem e probabilidade. 2 Arranjos e permutações. 3 Combinações. 4 Operações com conjuntos. 5 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 6 Equações e inequações. 7 Sistemas de medidas. 8 Volumes. 9 Compreensão de estruturas lógicas. 10 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 11 Estruturas lógicas. 12 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Legislação Aplicado ao CFQ:
1 Constituição Federal de 1988. Cap. I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Cap. VII – Da Administração Pública, Seção I – Disposições Gerais. 2 Leis federais. 2.1 Lei nº 2.800/1956. 2.2 Lei nº 6.839/1980. 2.3 8.666/1993. 2.4 Lei nº 9.784/1999. 2.5 Lei nº 12.514/2011. 3 Decreto-lei nº 5.452/1943. Título III – Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho. Cap. I – Das Disposições Especiais sobre Duração e Condições de Trabalho. Seção XIII – Dos Químicos. 4 Decreto nº 85.877/1981. 5 Resolução Normativa CFQ nº 55/1981. 6 Portaria CFQ nº 50/2020.
Governança Corporativa e Compliance:
1 Noções de governança corporativa. 1.1 Gestão por processos. 1.2 Gestão de riscos. 1.3 Processos de análise e tomada de decisão. 1.4 Gerenciamento de crises. 2 Compliance. 2.1 Conceitos, suporte da alta administração, código de conduta, controles internos, treinamento e comunicação. 3 Legislação anticorrupção. 3.1 Lei Complementar nº 101/2000. 3.2 Lei nº 12.527/2011. 3.3 Lei nº 12.846/2013. 3.4 Decreto nº 8.420/2015.
Atualidades:
1 Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como: desenvolvimento sustentável, ecologia, tecnologia, energia, política, economia, sociedade, educação, saúde e suas vinculações históricas.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
1 Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade.
2 Trabalho em equipe. 2.1 Personalidade e relacionamento. 2.2 Eficácia no comportamento interpessoal. 2.3 Fatores positivos do relacionamento. 2.4 Comportamento receptivo e defensivo, empatia e compreensão mútua.
3 Conhecimentos básicos de administração. 3.1 Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 3.2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3.3 Comportamento organizacional: motivação, liderança e desempenho.
4 Gestão da qualidade.
5 Gestão de eventos. 5.1 Organização e planejamento. 5.2 Contratação de serviços de terceiros. 5.3 Acompanhamento de cumprimento de prazos. 5.4 Atendimento a clientes e fornecedores. 5.5 Captação e marketing em eventos. 5.6 Hospitalidade. 5.7 Segurança.
6 Gestão de Serviços. 6.1 Qualidade na prestação de serviços. 6.2 Satisfação de cliente. 6.3 Necessidade e expectativa. 6.4 Agregar valor à prestação de serviços. 6.5 O cliente interno e o fornecedor interno. 6.6 O sistema de comunicação. 6.7 A melhoria contínua e a inovação.
7 Redação e comunicação organizacional. 7.1 Redação oficial (Manual de Redação Oficial da Presidência da República).
8 Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional. 8.1 A visão, a missão, os valores e o alinhamento com a organização. 8.2 O ambiente externo da organização. 8.3 As competências essenciais da organização. 8.4 As estratégias de crescimento. 8.5 Valores competitivos e o uso da cadeia de valor. 8.6 Os níveis da estratégia: estratégia do negócio, estratégia da divisão e estratégia institucional. 8.7 Alianças e parcerias estratégicas. 8.8 A implementação ou execução das estratégias. 8.9 O uso do BSC (Balanced ScoreCard).
9 Interatividade na comunicação.
10 A responsabilidade social da mídia.
11 Gêneros e técnicas de redação jornalística.
12 Critérios de seleção, redação e edição.
13 Técnicas de entrevista, reportagem e redação para televisão, rádio e web.
14 Acontecimento midiático e fato jornalístico.
15 As etapas e processos para a produção da notícia.
16 O tratamento da fotografia para os diversos meios.
17 Processo gráfico. 17.1 Editoração e preparação de originais. 17.2 Tipologia, diagramação e retrancagem e planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto e visual da publicação.
18 Assessoria de imprensa e media training.
19 Atuação estratégica de comunicação organizacional integrada.
20 Marketing de conteúdo.
21 Cultura digital e mídias sociais. 21.1 Conceito de redes sociais. 21.2 Construção de redes e relacionamentos no ambiente digital. 21.3 Redes sociais e mídias digitais no contexto das organizações.
22 Produção de conteúdo relevante para o meio digital.
23 Redação e comunicação organizacional. 23.1 Redação oficial (Manual de Redação Oficial da Presidência da República).
Apostila Concurso CFQ DF 2021 Analista Superior Comunicação