Descrição
Apostila Concurso CRECI SC 2022 Analista Tecnologia Informação
Cargo: Analista de Tecnologia da Informação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO QUADRIX
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos degêneros variados. 2Reconhecimentode tipos e gêneros textuais. 3Ortografia oficial. 4Mecanismos de coesão textual. 4.1 Empregode elementosde referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5Estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3Relações desubordinação entre orações e entre termos da oração.5.4 Empregodos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal enominal.5.6 Regência verbal e nominal.5.7 Emprego do sinal indicativode crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frasese parágrafos do texto. 6.1 Significaçãodas palavras.6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita detextos de diferentes gêneros eníveis de formalidade.7Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial.7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3Adequação da linguagem ao tipode documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textosescritos em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação eradiciação).2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos epermutações. 4 Combinações. 5 Conjuntosnuméricos (números naturais, inteiros,racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações einequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão deestruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduçõese conclusões). 12 Diagramas lógicos.1.4 ATUALIDADES:1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
LEGISLAÇÃOE ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público.2.1 Resolução-COFECInº326/1992.3 Lei n.o8.429/1992 e suas alterações. 4Lein.o9.784/1999e suas alterações (processoadministrativo).5Acesso à informação: Lei n.o12.527/2011; e Decreto n.o7.724/2012. 6 Decreto n.o9.830/2019.7 Resolução-COFECInº1.126/2009 (aprova o Regimento do Conselho Federal de Corretores de Imóveis eo Regimento Padrão para os Conselhos Regionais de Corretoresde Imóveis, com alterações introduzidas pelas Emendas Regimentais nº1/2010, nº 2/2011 e nº 3/2018, aprovadascom as Resoluções-COFECInº1.176/2010, nº 1.239/2011 e nº 1.403/2018).
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1 Gerenciamento de serviços (ITIL v3): conceitos básicos, estrutura e objetivos. 1.1 Ciclo de vida do serviço: estratégia de serviço, desenho de serviço, transição de serviço, operação de serviço, melhoria de serviço continuada. 2 Gerenciamentode projetos: PMBOK 5ª edição. 2.1 Projetos e a organização. 2.2 Escritório de projetos. 2.2.1 Modelos e características. 2.3 Processos, grupos de processos e área de conhecimento. 3 Governança de TI (COBIT 5): conceitos básicos, estrutura, princípios e objetivos. 3.1 Norma NBR ISO/IEC nº 38500:2015. 4 Qualidade de software. 4.1 MPS.BR. 4.2 Conceitos básicos e objetivos. 4.3 Disciplinas e formas de representação.4.4 Níveis de capacidade e maturidade. 4.5 Processos e categorias de processos. 4.6 Norma ISO/IEC 12207. 4.7 Métricas de qualidade. 5 Gestão de contratação de soluções de TI. 5.1 Legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI: Lei 8.666/93 e suas alteraçõesenº 10.520/2002. 5.2 Atos normativos do MPOG/SLTI,Instrução normativa nº 4/2014. 5.3 Elaboração e fiscalização de contratos de Tecnologia da Informação. 5.4 Critérios de remuneração por esforço versus produto. 5.5 Cláusulas e indicadores de nível de serviço. 5.6 Papeldo fiscalizador do contrato. 5.7 Papel do preposto da contratada.5.8 Acompanhamento da execução contratual. 5.9 Registro e notificação de irregularidades. 5.10Definição e aplicação de penalidades e sanções administrativas. Segurança da informação:1 Gestão de segurança dainformação. 1.1 Norma NBR ISO/IEC nº 27001:2013 e nº 27002:2013. 1.2 Classificação e controle de ativos de informação, segurança de ambientesfísicos e lógicos, controle de acesso. 1.3 Definição, implantação e gestão de políticas de segurança da informação e auditoria. 2 Aquisição, desenvolvimento e manutenção de sistemas. 3 Organização da segurança da informação. 3.1 Organização interna. 3.2 Responsabilidade e papéis pela segurança da informação. 3.3 Segurança da informaçãono gerenciamento de projetos. 3.4 Políticas para o uso de dispositivo móvel. 3.5 Trabalho remoto.4 Segurança em recursos humanos. 5 Gestão de incidentes de segurança da informação. 6 Aspectos da segurança da informação na gestão da 26 continuidade do negócio. 7 Conformidade. 8 Gestão de riscos e continuidade de negócio. 8.1 Normas NBR ISO/IEC nº 27005:2011 e 15999. Análise de informação:1 Dado, informação, conhecimento e inteligência. Dados estruturados e não estruturados. Dados abertos.Coleta, tratamento, armazenamento, integração e recuperação de dados. 2 Banco de dados relacionais. 2.1 Conceitos básicos e características. Metadados.Tabelas, visões (views) e índices. Chaves e relacionamentos. 3 Noções de modelagem dimensional. 3.1 Conceito e aplicações. 4 Noções de mineração de dados. 4.1 Conceituação e características. Modelo de referência CRISP-DM. Técnicas para pré-processamento de dados. Técnicase tarefas de mineração de dados. Classificação. Regras de associação. Análise de agrupamentos (clusterização). Detecção de anomalias. Modelagem preditiva. Aprendizado de máquina. Mineração de texto. 5 Noções de Big Data. 5.1 Conceito, premissas e aplicação. 6 Visualização e análise exploratória dedados.
Apostila Concurso CRECI SC 2022 Analista Tecnologia Informação