Descrição
Apostila Concurso CRN 9ª Região MG 2019 Auxiliar Administrativo
Cargo: Auxiliar Administrativo
Nível: Médio
Edital: Ver Edital
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Apostila Concurso CRN 9ª Região MG 2019 Auxiliar Administrativo
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos dotexto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
Noções de Informática: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e de software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office, versões 2010, 2013 e 365). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 7, 8 e 10). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
Raciocínio Lógico e Matemático: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas de medidas. 9 Volumes. 10 Compreensão de estruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias,inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
Conhecimentos Complementares:
Legislação e Ética na Administração Pública: 1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999e suas alterações (Processo administrativo). 5 Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011; Decreto nº 7.724/2011.
Noções de Direito Constitucional: 1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantiasfundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos,direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
Conhecimento Específico
1 Noções de gestão de pessoas.1.1 Conceitos, importância, relação com osoutros sistemas de organização. 1.2 A função do órgão de gestãode pessoas: atribuições básicas eobjetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 1.3 Comportamento organizacional: relaçõesindivíduo/organização, motivação, liderança. 2 Noções de administração de recursos materiais. 2.1 Classificação de materiais. 2.1.1 Tipos declassificação. 2.2 Gestão de estoques. 2.3 Compras. 2.3.1 Modalidades de compra. 2.3.2 Cadastro defornecedores. 2.4Recebimento e armazenagem. 2.4.1Entrada. 2.4.2 Conferência. 2.4.3 Critérios e técnicas de armazenagem. 3 Noções de arquivologia.3.1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 3.2 Gerenciamento dainformaçãoe a gestão de documentos. 3.2.1 Diagnósticos. 3.2.2 Arquivos correntes e intermediário. 3.2.3Protocolos. 3.2.4 Avaliação de documentos. 3.2.5 Arquivos permanentes. 3.3 Tipologias documentais esuportes físicos.3.3.1 Microfilmagem. 3.3.2 Automação. 3.3.3Preservação, conservação e restauração dedocumentos.4Atendimento ao público.4.1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. 4.2 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento;comportamento receptivoe defensivo; empatia; compreensão mútua. 4.3 Postura profissional e relações interpessoais. 4.4 Comunicação.5Legislaçãoespecífica: ResoluçõesCFN:nº 356/2004, nº460/2009,nº 466/2010,nº533/2013, nº 546/2014,nº 581/2016, nº 604/2018, Lei Federal nº6.583/1978, Decreto Federal nº 84.444/1980, Lei Federal n° 8.666/1993.
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