Descrição
Apostila Concurso FLBM CE 2018 Administrador
Cargo: | Administrador |
Perfis: | – – – |
Nível: | Superior |
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Apostila Concurso FLBM CE 2018 Administrador
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conhecimentos Básicos: | |
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Características dos diversos gêneros textuais. 3. Tipologia textual. (seqüências narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal). 4. Elementos de coesão e coerência textual. 5. Funções da linguagem. 6. Ortografia oficial. 7. Acentuação gráfica. 8. Pontuação. 9. Emprego e descrição das classes de palavras. 10. Sintaxe da oração e do período. (ênfase em concordância e regência). 11. Significação das palavras e inferência lexical através do contexto. | |
Conhecimentos Específicos: | |
Administrador: NGestão de Pessoas, Importância, Principais Processos, Perspectivas e Desafios Atuais Conceito, objetivos e contexto atual da Gestão de Pessoas: pessoas como parceiros da organização. Os processos básicos da Gestão de Pessoas: agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Perspectivas e desafios da Gestão de Pessoas: a Gestão de Pessoas como responsabilidade de linha e função de staff; Perfil e papéis do gestor de pessoas na atualidade: o Gestor de Pessoas como parceiro estratégico, defensor dos funcionários, especialista administrativo e agente da mudança; Modelos de planejamento de Recursos Humanos. Estratégia organizacional e Gestão de Pessoas. Planejamento e gestão de Recursos Humanos baseados em competências. Fatores que intervêm no planejamento de Recursos Humanos: absenteísmo, rotatividade de pessoal, mudanças nos requisitos da força de trabalho; Processos de recrutamento e seleção, conceito, objetivos e importância do recrutamento. Mercado de trabalho. Etapas do processo de recrutamento. Fontes de recrutamento. Tipos e técnicas de recrutamento. Conceito, objetivos e importância da seleção. Etapas do processo de seleção. Técnicas de seleção. Orientação de pessoas, modelagem do trabalho e avaliação do desempenho humano, cultura organizacional. Socialização organizacional: programas de integração e orientação. Conceito de cargo. Desenho de cargos. Descrição e análise de cargos. Conceito, importância, objetivos e desafios da avaliação de desempenho. Responsabilidade pela avaliação. Métodos de avaliação de desempenho; Recompensas organizacionais. Sistemas de remuneração. Remuneração tradicional e remuneração estratégica. Programas de incentivo. Benefícios sociais; Treinamento e desenvolvimento, conceito, objetivos e importância do treinamento. Diagnóstico das necessidades de treinamento. Programa de treinamento. Mudança organizacional. Desenvolvimento de pessoas e carreiras. Desenvolvimento organizacional; Relações com os empregados: reconhecimento, assistência e disciplina. Gestão de conflitos e negociação. Higiene do trabalho. Saúde ocupacional. Segurança no trabalho. Qualidade de vida no trabalho; Comunicações. Tecnologia da Informação aplicada à gestão de recursos humanos; A função estratégica da logística; Articulação Operações e Logística; Articulação Marketing e Logística; Conceito de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM); Processos da cadeia de suprimentos; Questões críticas do SMC; A função estratégica de Compras; Estratégias e políticas de estoque; Os sistemas de estoque; O transporte na cadeia logística; A matriz de transportes: modais; Intermodalidade; Armazenagem na cadeia logística; Tipos de armazenagem; Questões críticas; O Modelo de Logística Integrada; O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; Sistemas de apoio à decisão; Segurança de informações; Inteligência Competitiva; Definições de organizações; O que significa uma teoria para as organizações; Escopo das teorias organizacionais; Proposta de estudo das teorias organizacionais; Visão geral da trajetória histórica; Escolas, autores e ideias; Impactos e tendências atuais; Dimensões da Organização; Modelos Organizacionais: governança e gestão; Elementos articuladores da estrutura; Definições de cultura organizacional; Projeto Organizacional e Cultura; Clima organizacional; Valores Éticos nas Organizações; Poder e Autoridade nas organizações; Processo Político nas organizações; Controle organizacional; O papel estratégico da inovação; Dimensões da mudança nas organizações; Resistência à mudança; Tomada de decisão administrativa; Organizações e ambiente; Planejamento e análise de conjuntura; Processo de administração estratégica. |
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