Descrição
Apostila Concurso FMABC 2022 Analista de Comunicação
Cargo: Analista de Comunicação
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: GSA CONSULTORIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de texto. Acentuação gráfica. Ortografia. Divisão silábica. Pontuação. Adjetivos e substantivos (flexão). Verbos (tempos, modos e vozes). Pronome (emprego e colocação). Crase. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Estrutura e formação das palavras. Sintaxe: termos essenciais, integrantes e acessórios da oração. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos.
ATUALIDADES: Fatos políticos, esportivos, culturais, econômicos e sociais ocorridos no Brasil e no mundo, veiculados em meios de comunicação de massa, como jornais, rádios, internet e televisão, nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de publicação do Edital de Abertura de Inscrições no site www.gsaconcursos.com.br.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Pacote Office 2016 (ExCONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Pacote Office 2016 (Excel, Word e Power Point). Conhecimentos básicos em Internet.cel, Word e Power Point). Conhecimentos básicos em Internet.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Os canais (veículos) de comunicação, sua história e seu comportamento; o processo de comunicação; integração global e novos meios de comunicação; a comunicação social no âmbito da legislação vigente. Comunicação pública e jornalismo público. A Constituição Federal e o direito à comunicação e à opinião. A linguagem jornalística: estrutura, texto, lide, sublide, entretítulo. Características da linguagem jornalística nas diferentes mídias. Gêneros Jornalísticos e suas características. Tipos de matérias jornalísticas. Assessoria de imprensa: conceito, finalidade. A produção da notícia: da pauta à edição. Meios de divulgação: entrevista coletiva e exclusiva, “press release”, notas etc. Os veículos: jornal, revista, televisão, internet. Noções de projeto gráfico e diagramação nos meios impressos. Noções de técnicas de impressão: transmissão de arquivos, confecção de chapas impressoras, processos de impressão. Cores em Artes Gráficas. Noções de legibilidade. Tipologia. – Conceitos e finalidade da publicidade; conceitos de campanha publicitária; a relação da publicidade com a nova tecnologia das comunicações; efeitos de uma campanha sobre a imagem institucional de uma empresa; formas de divulgação da imagem institucional de uma empresa; planejamento de mídia; Pesquisa de opinião e de mercado; Planejamento de campanha publicitária. Merchandising. Ética na Publicidade. Tipos de campanhas publicitárias. – Fundamentos do Marketing; conceitos, definições, funções mercadológicas, sistemas mercadológicos; Marketing Promocional e ações de promoção institucional; Marketing Digital, planejamento de comunicação para novas mídias; Gestão estratégica da comunicação organizacional; Comunicação interna; comunicação integrada interna-externa; planejamento estratégico. Comunicação organizacional e institucional. Lobby. Teorias de opinião pública. Pesquisa de mercado: tipos e técnicas. Pesquisa de audiência: tipos e técnicas. Noções de Marketing.
Apostila Concurso FMABC 2022 Analista de Comunicação