Descrição
Apostila Concurso IFES 2023 Técnico Assuntos Educacionais
Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FACTO
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUÊSA: 1. Leitura e interpretação de textos de gêneros variados; 2. Mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, comparação, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto; 3. Organização do texto e fatores de textualidade: coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade e situacionalidade; 4. Crase; 5. Pontuação; 6. Argumentação; 7. Relações de coordenação e subordinação entre os termos das orações e entre as orações; 8. Concordância nominal e verbal; 9. Transposição do Discurso Direto para o Indireto; 10. Pronomes.
INFORMÁTICA: 1. O Computador: Conceitos e fundamentos básicos; Principais componentes; Dispositivos de entrada e saída; Dispositivos de armazenamento; Periféricos de computadores; Redes de computadores; Sistemas de Numeração. 2. Sistema Operacional: Microsoft Windows 8.1, 10 e 11; Linux. 3. Aplicativos: Explorador de pastas e arquivos; Compactadores de arquivos; Reprodutores de vídeo; Visualizadores de imagem; Antivírus; Pacote de Escritório (Microsoft Office e LibreOffice); Editores de texto (Word/Writer); Planilha eletrônica (Excel/Calc); Editores de apresentações (PowerPoint/Impress); Navegadores de Internet (Mozilla Firefox, Google Chrome, Microsoft Edge); Correio eletrônico. 4. Serviços de Internet e Intranet: Conceitos; Serviços de correio eletrônico; Mecanismos de busca. 5. Segurança da Informação: Conceitos de proteção e segurança; Segurança na Internet; Vírus de computadores, Spywares, Malwares, Phishing e Spam; Criptografía.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Raciocínio lógico, analítico e crítico. 2. Teoria dos conjuntos. 3. Quantificadores e diagramas de Venn. 4. Raciocínio lógico envolvendo equações e funções do 1º e 2º graus e sistemas de equações do 1º grau. 5. Raciocínio lógico envolvendo sequências numéricas, progressões aritméticas e progressões geométricas. 6. Raciocínio lógico envolvendo perímetros e áreas de figuras planas, áreas de superfícies e volumes de sólidos geométricos. 7. Raciocínio lógico envolvendo regra de três, porcentagens, juros simples e compostos. 8. Análise combinatória. 9. Probabilidade.
LEGISLAÇÃO: 1. Constituição Federal de 1988: Da Administração Pública (artigos 37 ao 41). 2. Lei nº 8.112/90, dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, e alterações posteriores: Das Disposições Preliminares (1º ao 4º); Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição (artigos 5º ao 39); Dos Direitos e Vantagens (artigos 40 ao 115); Do Regime Disciplinar (artigos 116 ao 142). 3. Lei nº 9.784/99, regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. 4. Lei nº 12.527/11, regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. 5. Decreto nº 1.171/94, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 6. Lei nº 8.429/92, dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, de que trata o § 4º do art. 37 da Constituição Federal; 7. Lei nº 11.892/08, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 8. Lei nº 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional: Da Educação (artigo 1º); Dos Princípios e Fins da Educação Nacional (artigos 2º e 3º); Do Direito à Educação e do Dever de Educar (artigos 4º a 7º); Da Organização da Educação Nacional (artigos 8º a 15); Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino (artigos 21 a 28 e 32 a 60-B); Dos Profissionais da Educação (artigos 61 a 67). 9. Decreto nº 9.203/2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Currículo: Teorias tradicionais, críticas e pós-críticas, currículo em ciclos de formação. 2. Didática: abordagens do ensino, planejamento, objetivos, conteúdo, estratégias de ensino e aprendizagem, métodos e metodologias de ensino, materiais curriculares, recursos didáticos, avaliação, sequência didática, relação professor-aluno, autonomia discente, concepções e teorias de aprendizagem, integração de conhecimentos, pedagogia engajada. 3. Legislação da Educação Brasileira: Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional e suas alterações (Lei nº 9394 de 1996), diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica (CNE_RES_CNE/CP Nº1 de janeiro de 2021), diretrizes curriculares nacionais do ensino médio (Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018), diretrizes operacionais para a educação de jovens e adultos (Resolução nº1 de 25 de maio de 2021), diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos (CNE_RES_CNE/CP Nº1 de 30 de maio de 2012), diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (resolução CNE/CP nº1 de 17 de junho de 2004), Lei brasileira da inclusão da pessoa com deficiência( lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015), Base Nacional Curricular Comum na etapa do Ensino Médio (Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018), Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (capítulo III, seção I). 4. Organização, gestão e políticas públicas da educação: diferentes concepções de gestão escolar e administrativa, práticas emancipatórias, projeto político pedagógico, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 5. Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação: das diferentes correntes educacionais e das tendências pedagógicas.