Descrição
Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Eletrotécnica
Cargo: Professor de Eletrotécnica
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AOCP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de Textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos consFtuFvos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais. 2. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Variação linguística e níveis de linguagem. 3. Análise morfossintáFca. SemânFca. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras: conotação, denotação e ambiguidade. 4. Pontuação. Sintaxe de concordância, de regência e de colocação. Emprego do sinal indicativo de crase. Reescrita de frases. 5. Paralelismo sintático e semântico. 6. Acentuação gráfica. Reforma ortográfica.
LEGISLAÇÃO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas: 1.1 Dos Princípios Fundamentais (art. 1º a 4º). 1.2 Dos Direitos e Garantias Fundamentais (art. 5º a 17). 1.3 Da Organização do Estado (art. 18 a 43). 1.4 Da Educação (art. 205 a 214). 2. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas alterações: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 3. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e suas alterações: Dispõe sobre a educação ambiental, insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 5. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e suas alterações: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. 6. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. 7. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e suas alterações: InsFtui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 8. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e suas alterações: InsFtui a Rede Federal de Educação Profissional, Cienffica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 9. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010: Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 10. Lei nº 12.772, de 18 de dezembro de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 11. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas insFtuições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 12. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, para o período de 2014 a 2024, apresentando em anexo 20 metas a serem alcançadas e respectivas estratégias de execução. 13. Lei nº 12.990, de 09 de julho de 2014: Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efeFvos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. 14. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 e suas alterações: InsFtui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 15. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dentre outras (Novo Ensino Médio); 16. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002: Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. 17. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 e suas alterações: InsFtui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências; 18. Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016: Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da idenFdade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 19. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. 20. Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012: Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 21. Resolução nº 01, de 02 de fevereiro de 2016: Define Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento insFtucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino; 22. Resolução CNE/CEB nº 01, de 5 de janeiro de 2021: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 23. Portaria NormaFva/MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007: InsFtui o e-MEC, alterada pela Portaria NormaFva/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010, publicada no D.O.U. de 29/12/2010, pela Portaria NormaFva/MEC nº 24, de 3 de dezembro de 2012, publicada no D.O.U de 4/12/2012, pela Portaria NormaFva/MEC nº 3, de 17 de janeiro de 2017, publicada no D.O.U de 18/01/2017 e pela Portaria Normativa/ MEC nº 10, de 18 de maio de 2017, publicada no D.O.U. de 19/05/2017. 24. Portaria NormaFva nº 4, de 06 de abril de 2018 – Regulamenta o procedimento de heteroidenFficação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014. 25. Resolução nº 43, de 21 de dezembro de 2018 que aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ‒ IFF. 2018 26. Portaria nº 1.781, de 08 de Dezembro de 2017 – Aprova a atualização do Regimento Geral do InsFtuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ IFF.
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO : 1. Princípios Norteadores da Educação Profissional ArFculação entre o exercício profissional e a formação integral do estudante; Desenvolvimento social e profissional; Trabalho como princípio educaFvo; Integração ciência, tecnologia e cultura; Respeito às idenFdades de gênero e étnico-raciais; Diversidade de formas de produção, de processos de trabalho e de culturas. 2. O Processo de Construção do Conhecimento Concepções epistemológicas de aprendizagem; Sujeitos da aprendizagem e suas diversidades, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na uFlização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da práFca profissional. Pesquisa e conhecimento cienffico: o método cienffico, pesquisa aplicada à educação; Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. 3. Gestão Educacional em Instituições de Formação Profissional Princípio consFtucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; Desenvolvimento socioeconômico – ambiental dos territórios e demandas locais; Autonomia educacional na concepção, elaboração, projeto políFco-pedagógico; Respeito à legislação e normas educacionais. A políFca educacional brasileira e o processo de organização do ensino; Gestão escolar: fundamentos e princípios Formação inicial e continuada: construção da identidade e dos saberes docentes 4. Currículo e suas Implicações Diferentes abordagens sobre currículo; Currículo integrado; Currículo – trabalho – diversidade – étnica; Construção de iFnerários formativos; Perfis profissionais de conclusão; Conhecimentos, competências e saberes profissionais. 5. Didática Aspectos históricos do desenvolvimento da pedagogia e da didáFca; A didáFca e a consFtuição das Tendências pedagógicas; Planejamento no contexto escolar e a interdisciplinaridade no currículo e na práFca pedagógica; Avaliação educacional: princípios de ensino e de aprendizagem; Currículos e Projeto Político Pedagógico (PPP) conceitos e práticas; Indissociabilidade entre educação e prática social; Indissociabilidade teoria e práFca no processo de ensino-aprendizagem; Espaços de aprendizagem e tecnologias educacionais; Ambientes virtuais de aprendizagem; Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos articulada à educação profissional.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Sistemas de Potência: Geração, Transmissão, Distribuição e Consumo; 1.1. A geração de energia elétrica e o desenvolvimento sustentável; 1.1.1. Fontes de Energia, 1.1.2. Energia Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 1.1.3. Geração de Energia Elétrica, 1.1.4. Noções básicas da Energia Eólica, 1.1.5. Noções básicas Energia Solar Fotovoltaica, 1.1.6. Sistemas Interligados e Isolados, 1.1.7. Inserção Ambiental de Projetos de Geração Elétrica. 1.2. Centrais hidrelétricas; 1.2.1. A Eletricidade no Contexto do uso da Água, 1.2.2. Hidrologia – Noções Básicas, 1.2.3. Esquemas, principais Fpos e Configurações, 1.2.4. Potência Gerada e Energia Produzida, 1.2.5. 1.3. Centrais termelétricas; 1.3.1. Combusfveis, 1.3.2. Esquemas, Principais Tipos e Configurações, 1.3.3. Potência Gerada e Energia Produzida, 1.3.4. Inserção no Meio Ambiente. 1.4. Geração Distribuída e a Lei Federal nº 14.300/2022. 2. Transmissão de Energia Elétrica; 2.1. Introdução ao estudo do transporte de energia e linhas de transmissão; 2.1.1. Introdução, 2.1.2. Sistemas elétricos – Estrutura básica, 2.1.3. Tensões de Transmissão – Padronização, 3. Distribuição de Energia Elétrica; 3.1. ConsFtuição dos Sistemas Elétricos de Potência; 3.2. Qualidade de Serviço 3.3.1. Qualidade de Energia Elétrica, 3.3.2. Terminologia e Definições dos Itens de Qualidade, 3.3.3. Soluções para os Problemas de Qualidade de Energia Elétrica. 4. Conceitos Gerais de Tarifação para consumidores de baixa, média e alta-tensão. 2. Proteção em Sistemas Elétricos; 1. Sensibilidade; 2. SeleFvidade; 3. Velocidade; 4. Confiabilidade; 5. Simplicidade e Economia; 6. Coordenação. 3. Subestações; 1. Tipos; 2. Equipamentos principais, 2.1.Disjuntores, 2.2. Religadores, 2.3. Para-Raios, 2.4. Transformador de Corrente (TC), 2.5. Transformador de Potencial (TP), 2.6. ReFficador, 2.7. Baterias, 2.8. Reles de Proteção; 3. Configurações; 4. Principais falhas e reparos; 5. SPDA. 4. Eletrônica analógica; 1. Transistores; 1.1. Definição e Tipos especiais, 1.2. Propriedades, 1.3. Aplicações, 1.4. Medições com o uso do mulfmetro, 1.5. Circuitos básicos: drivers de corrente, seguidores de tensão, choppers, conversores de frequência. 2. Transistores de efeito de campo JFET; 2.1.Tipos, 2.2. CaracterísFcas de funcionamento, 2.3. Circuitos básicos usando o JFET. 3. MOSFET; 3.1.Tipos, 3.2. CaracterísFcas de funcionamento, 3.3. Circuitos básicos usando o MOSFET. 4. Amplificadores operacionais; 4.1. Parâmetros ideais 4.2. Análise dos parâmetros do CI 741 em relação aos valores ideais Corrente de offset, 4.3. Tensão de offset. 5. Configurações básicas com amplificadores operacionais circuitos lineares; 5.1. Amplificador Inversor, 5.2. Amplificador Não – Inversor, 5.3. Amplificador Somador, 5.4. Amplificador Subtrator, 5.5. Buffer. 5. Eletrônica de Potência; 1. Conversores de Energia; 1.1. ReFficadores / ReFficadores Controlados (conv. CA/CC), 1.2. Inversores (conversor CC/CA) Controlador CA (conversor CC/CA), 1.3. Controles e Drives para disparo de conversores, 2. Equipamentos; 2.1. Regulador automáFco de Tensão (AutomaFc Voltage Regulator – AVR), 2.2. Controle de frequncia (velocidade CA), 2.3. Chave de Partida Suave (soft-start), 2.4. Controle de velocidade CC (servomotores CC e motores de Passo), 4.5. Reles Digitais. 6. Redes industriais; 1. Protocolos; 1.1 Modelo ISO/OSI, 1.2 Protocolos TCP/IP. 2. Padrões de redes industriais; 2.1 Hart, 2.2 FieldBus Foundation, 2.3 ProfiBus, 2.4 AS Interface. 7. Análise de circuitos elétricos CC e CA; 1. Relação de tensão-corrente (Lei de Ohm); 2. Elementos Série-Paralelo; 3. Reduções Série-Paralelo; 4. Divisão de Tensão e Corrente; 5. Teorema da Superposição e aplicações; 6. Lei de Tensão de Kirchhoff; 7. Corrente de malhas; 8. Método de Corrente de Malha e Determinantes; 9. Lei de Corrente de Kirchhoff; 10. Tensão de Nós; 11. Método de Tensão em Nós e Determinantes; 12. Teorema de Thévenin e Norton. 13. Análise de Circuitos RLC; 13.1. Resolução de circuitos elétricos RLC. 8. Eletrônica Digital; 1. Funções e Portas Lógicas; 1.1 Expressões Booleanas ObFdas de Circuitos Lógicos; 1.2. Circuitos ObFdos de Expressões Booleanas, 1.3. Tabelas da Verdade ObFdas de Expressões Booleanas 1.4. Expressões Booleanas ObFdas de Tabelas da Verdade. 2 simplificação de circuitos lógicos; 2.1 Simplificação de Expressões Booleanas, 2.2 Simplificação de Expressões Booleanas através dos Diagramas de Veicth – Karnaugh. 3. Circuitos MulFplex e DemulFplex; 3.1. Projeto do Circuito de um MulFplex, 3.2. Ampliação da Capacidade de um Circuito MulFplex, 3.3. UFlização do MulFplex na construção de Circuitos Combinacionais, 3.4. Projeto do Circuito de um DemulFplex, 3.5. Ampliação da Capacidade de um Circuito DemulFplex, 3.6. UFlização do DemulFplex na construção de Circuitos Combinacionais, 3.7. MulFplex e DemulFplex UFlizados na Transmissão de Dados. 4. Circuitos Sequênciais (FLIP – FLOPS); 4.1 Flip – Flop T, 4.2. Flip – Flop D, 4.3. Flip – Flop JK, 4.4. Flip – Flops JK com Entradas Preset e Clear, 4.5. Flip – Flops JK Mestre – Escravo. 9. Máquinas Elétricas; 1. Máquinas de CC, 1.1 Geradores de CC, 1.2 Motores de CC. 2. Máquinas de CA, 2.1 Gerador síncrono trifásico, 2.2 Motor síncrono trifásico, 2.3 Motores de indução trifásicos assíncronos, 2.3.1 Rotor em gaiola de esquilo, 2.3.2 Rotor Bobinado. 3. Transformadores. 3.1 Transformadores monofásicos, 3.2 Transformadores trifásicos.
Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Eletrotécnica