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Descrição

Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Mecânica I

 

 

Cargo: Professor de Mecânica I

Editora: DOMINA CONCURSOS

Edição: 2022

Nível: Superior

Banca: INSTITUTO AOCP

Edital: Acesso ao Edital

 

 

Não é só uma apostila!

Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de Textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos consFtuFvos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais. 2. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Variação linguística e níveis de linguagem. 3. Análise morfossintáFca. SemânFca. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras: conotação, denotação e ambiguidade. 4. Pontuação. Sintaxe de concordância, de regência e de colocação. Emprego do sinal indicativo de crase. Reescrita de frases. 5. Paralelismo sintático e semântico. 6. Acentuação gráfica. Reforma ortográfica.

LEGISLAÇÃO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas: 1.1 Dos Princípios Fundamentais (art. 1º a 4º). 1.2 Dos Direitos e Garantias Fundamentais (art. 5º a 17). 1.3 Da Organização do Estado (art. 18 a 43). 1.4 Da Educação (art. 205 a 214). 2. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas alterações: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 3. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e suas alterações: Dispõe sobre a educação ambiental, insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 5. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e suas alterações: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. 6. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. 7. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e suas alterações: InsFtui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 8. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e suas alterações: InsFtui a Rede Federal de Educação Profissional, Cienffica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 9. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010: Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 10. Lei nº 12.772, de 18 de dezembro de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 11. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas insFtuições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 12. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, para o período de 2014 a 2024, apresentando em anexo 20 metas a serem alcançadas e respectivas estratégias de execução. 13. Lei nº 12.990, de 09 de julho de 2014: Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efeFvos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. 14. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 e suas alterações: InsFtui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 15. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dentre outras (Novo Ensino Médio); 16. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002: Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. 17. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 e suas alterações: InsFtui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências; 18. Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016: Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da idenFdade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 19. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. 20. Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012: Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 21. Resolução nº 01, de 02 de fevereiro de 2016: Define Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento insFtucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino; 22. Resolução CNE/CEB nº 01, de 5 de janeiro de 2021: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 23. Portaria NormaFva/MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007: InsFtui o e-MEC, alterada pela Portaria NormaFva/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010, publicada no D.O.U. de 29/12/2010, pela Portaria NormaFva/MEC nº 24, de 3 de dezembro de 2012, publicada no D.O.U de 4/12/2012, pela Portaria NormaFva/MEC nº 3, de 17 de janeiro de 2017, publicada no D.O.U de 18/01/2017 e pela Portaria Normativa/ MEC nº 10, de 18 de maio de 2017, publicada no D.O.U. de 19/05/2017. 24. Portaria NormaFva nº 4, de 06 de abril de 2018 – Regulamenta o procedimento de heteroidenFficação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014. 25. Resolução nº 43, de 21 de dezembro de 2018 que aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ‒ IFF. 2018 26. Portaria nº 1.781, de 08 de Dezembro de 2017 – Aprova a atualização do Regimento Geral do InsFtuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ IFF.

CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO : 1. Princípios Norteadores da Educação Profissional ArFculação entre o exercício profissional e a formação integral do estudante; Desenvolvimento social e profissional; Trabalho como princípio educaFvo; Integração ciência, tecnologia e cultura; Respeito às idenFdades de gênero e étnico-raciais; Diversidade de formas de produção, de processos de trabalho e de culturas. 2. O Processo de Construção do Conhecimento Concepções epistemológicas de aprendizagem; Sujeitos da aprendizagem e suas diversidades, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na uFlização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da práFca profissional. Pesquisa e conhecimento cienffico: o método cienffico, pesquisa aplicada à educação; Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. 3. Gestão Educacional em Instituições de Formação Profissional Princípio consFtucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; Desenvolvimento socioeconômico – ambiental dos territórios e demandas locais; Autonomia educacional na concepção, elaboração, projeto políFco-pedagógico; Respeito à legislação e normas educacionais. A políFca educacional brasileira e o processo de organização do ensino; Gestão escolar: fundamentos e princípios Formação inicial e continuada: construção da identidade e dos saberes docentes 4. Currículo e suas Implicações Diferentes abordagens sobre currículo; Currículo integrado; Currículo – trabalho – diversidade – étnica; Construção de iFnerários formativos; Perfis profissionais de conclusão; Conhecimentos, competências e saberes profissionais. 5. Didática Aspectos históricos do desenvolvimento da pedagogia e da didáFca; A didáFca e a consFtuição das Tendências pedagógicas; Planejamento no contexto escolar e a interdisciplinaridade no currículo e na práFca pedagógica; Avaliação educacional: princípios de ensino e de aprendizagem; Currículos e Projeto Político Pedagógico (PPP) conceitos e práticas; Indissociabilidade entre educação e prática social; Indissociabilidade teoria e práFca no processo de ensino-aprendizagem; Espaços de aprendizagem e tecnologias educacionais; Ambientes virtuais de aprendizagem; Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos articulada à educação profissional.

 

 

 

Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)

1. Processos de Fabricação – Processos de conformação mecânica, processos de fundição, processos de usinagem, metalurgia do pó, eletroerosão, soldagem, tratamentos térmicos, manufatura adiFva. 2. Elementos de Máquinas – Cargas variáveis, cargas alternadas, cargas repeFdas, cargas intermitentes, choques, fator de segurança para cargas variáveis, tensões combinadas, fadiga, teorias de falhas por fadiga, elementos de transmissão de potência, elementos de apoio, elementos de fixação, mecânica da fratura. 3. Mecânica dos Sólidos – Tensão e deformação, tensor de tensões, tração e compressão, cargas axiais, diagrama tensãodeformação, Lei de Hooke, coeficiente de Poisson, cisalhamento, flexão, momento fletor e força cortante, diagramas de forças cortante, axial e do momento fletor, propriedades de áreas planas, centroide de área, momento de inércia de área, torção, ci ́rculo de tensões de Mohr, teorias de falhas estáFcas, método dos elementos finitos aplicado à mecânica dos sólidos. 4. Compressores e Turbinas – Compressores AlternaFvos e centri ́fugos e turbinas a vapor e a gás: classificação, princi ́pio de funcionamento, processos termodinâmicos, elementos consFtuFvos, dimensionamento, operação e manutenção. 5. Bombas e Instalações Hidráulicas – Escoamento, bombas centri ́fugas e de deslocamento posiFvo, classificação, detalhes construFvos, componentes, dimensionamento, operação e manutenção. Tubulações industriais, válvulas, componentes, cálculo de perda de carga. 6. Máquinas Térmicas – Combustão, geradores de vapor: classificação, detalhes construFvos, componentes, operação e manutenção, normalização NR13, interação com o meio ambiente; centrais térmicas de vapor d’água. Motores de Combustão interna ICE e ICO: classificação, operação, manutenção, componentes, ciclos, combusF ́veis, carburação, ignição, injeção, sistemas de alimentação, arrefecimento e lubrificação. 7. Refrigeração – Fundamentos, componentes e projetos de instalações frigori ́ficas, carga térmica, condicionamento do ar, fluidos refrigerantes, ciclo de compressão, isolantes térmicos, armazenamento térmico, criogenia, carta psicrométrica. 8. Hidráulica e PneumáFca – Fundamentos fi ́sicos, transmissão hidráulica e pneumáFca de pressão e força, vazão, atrito e escoamentos, potência, propriedades dos fluidos hidráulicos e classificação, sistema de potência e alimentação, bombas hidráulicas, motores hidráulicos, equipamentos e singularidades, servo-válvula, e válvula proporcional, elementos lógicos, simbologia e diagramas, falhas e correções nos sistemas, ar comprimido, bombas e compressores, componentes e equipamentos, dimensionamento de circuitos, simbologia e diagramas. 9. Termodinâmica – conceitos fundamentais, propriedades, calor e temperatura, entalpia, primeira lei e a conservação de energia, segunda lei aplicada a ciclo e processos, entropia, gases perfeitos, equili ́brio termodinâmico, propriedades de estado, processos e ciclos, substância pura equili ́brios de fases, gráfico pressão x temperatura, gráfico temperatura x volume, equações de estado, trabalho e calor, unidades. 10. Fenômenos de Transporte – Grandezas e unidades fi ́sicas, equili ́brio, hidrostáFca, hidrodinâmica, análise dimensional e relações de semelhança, vasos comunicantes, escoamentos incompressi ́veis e compressi ́veis em tubulações; fundamentos da transferência de calor, processos de condução, convecção e radiação, equilibrio térmico, escalas termométricas, dilatação térmica, mudança de estado fi sico. 11. Dinâmica – cinemáFca e dinâmica da parfcula, momento e produto de inércia de massa, cinemáFca e dinâmica dos corpos rígidos. 12. Vibrações – fundamentos de vibração, classificação de vibrações, movimento harmônico, vibração de sistemas com um grau de liberdade, vibração de sistemas com dois graus de liberdade, vibração de sistemas com vários graus de liberdade, vibração de sistemas contínuos, vibrações forçadas, balanceamento de máquinas rotativas, medições de vibração.

 

 

 

 

Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Mecânica I

 

 

Depoimentos

Domina Concursos

"Olá, gostaria de agradecer pelo envio e parabenizá-los pela organização dos materiais e do site Domina Concursos."

Pref paty do alferes rj 2020 técnico em informática
5
Domina Concursos

"Muito obrigada! Prabéns pelo material, é de ótima qualidade e nem acreditei que 13$ seria tão bom! Mas amei muito. Parabéns!"

Ifsul rs 2020 professor D I Design II
5
Domina Concursos

"Excelente material, parabéns, obrigada!"

Prefeitura de pomerode sc 2021 técnico em enfermegem
5
Domina Concursos

"Constatei que são uma empresa de verdade, pois tem uma empresa falsa na internet, fingindo que vende materia. Irei indicar a empresa de vcs para outras pessoas com certeza. Amei o material, super completo, na íntegra. Parabens pelo trabalho de vocês."

Ufram 2021 técnico de laboratório fisiologia humana
5

FAQ

Trabalhamos com o Pagarme e Mercado Pago, o maior sistema de compras online do Brasil, uma empresa que garante sua segurança nas transações. A Domina Concursos está no mercado há muitos anos, se tornando uma empresa transparente em desenvolvimento e comércio de apostilas. Atualmente contamos com uma equipe especializada que trabalham com o objetivo de desenvolver um material de qualidade e priorizar o atendimento/suporte aos clientes.

Assim que for confirmado o pagamento, a apostila será enviada em no máximo 72 horas para o seu e-mail, porém certifique-se de que o e-mail cadastrado no momento da compra está correto.

A apostila digital possui frete grátis, pois é enviada para o e-mail do cliente.

Em alguns casos, o e-mail enviado com o link para download cai na caixa de lixo eletrônico ou spam. Consulte sempre essa caixa, especialmente se seu e-mail for do BOL, UOL, HOTMAIL, GMAIL ou YAHOO!

Sua Apostila é digital, ela será enviada por e-mail através de um link para download, com instruções passo a passo de como efetuar o download. .

A apostila é enviada em formato PDF. Se não tiver conhecimento desse tipo de arquivo, é enviado um link explicando como baixar e/ou atualizar o programa para execução do mesmo.

Você precisará de dois programas que geralmente já estão instalados nos computadores:

  • Acrobat Reader (leitor de PDF)
  • WINRAR

Sim, você pode imprimir qualquer apostila normalmente.

A apostila digital pode ser aberta em qualquer computador, tablet ou smartphone, permitindo que você estude em qualquer lugar, até no caminho do trabalho!

Caso você tenha dificuldades em abrir a apostila no seu celular, certifique-se de que ele possui um leitor de PDF.

Se precisar de ajuda para abrir o material, entre em contato conosco pelo e-mail contato@dominaconcursos.com.br.

Geralmente as empresas possuem bloqueios que impossibilitam a abertura de arquivos que não sejam pertinentes ao trabalho. Se for esse o caso, você pode ter dificuldade em abrir seu arquivo.

Brindes

Material Atualizado de acordo com o edital

A Domina Concursos está sempre inovando e de reinventando para oferecer o carinho e a atenção que você merece. Desenvolvemos materiais digitais no formato PDF, sempre visando atender e superar suas expectativas. Aproveite e adquira seu material com um super desconto.

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