Descrição
Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Segurança Trabalho
Cargo: Professor de Segurança do Trabalho
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AOCP
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação de Textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos consFtuFvos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais. 2. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Variação linguística e níveis de linguagem. 3. Análise morfossintáFca. SemânFca. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras: conotação, denotação e ambiguidade. 4. Pontuação. Sintaxe de concordância, de regência e de colocação. Emprego do sinal indicativo de crase. Reescrita de frases. 5. Paralelismo sintático e semântico. 6. Acentuação gráfica. Reforma ortográfica.
LEGISLAÇÃO EDUCAÇÃO BRASILEIRA: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas respectivas emendas: 1.1 Dos Princípios Fundamentais (art. 1º a 4º). 1.2 Dos Direitos e Garantias Fundamentais (art. 5º a 17). 1.3 Da Organização do Estado (art. 18 a 43). 1.4 Da Educação (art. 205 a 214). 2. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e suas alterações: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. 3. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 4. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e suas alterações: Dispõe sobre a educação ambiental, insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 5. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e suas alterações: Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. 6. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002: Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. 7. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e suas alterações: InsFtui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. 8. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008 e suas alterações: InsFtui a Rede Federal de Educação Profissional, Cienffica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 9. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010: Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. 10. Lei nº 12.772, de 18 de dezembro de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 11. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 e suas alterações: Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas insFtuições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 12. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014: Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, para o período de 2014 a 2024, apresentando em anexo 20 metas a serem alcançadas e respectivas estratégias de execução. 13. Lei nº 12.990, de 09 de julho de 2014: Reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efeFvos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. 14. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015 e suas alterações: InsFtui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 15. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017: Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dentre outras (Novo Ensino Médio); 16. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002: Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que insFtui a PolíFca Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. 17. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 e suas alterações: InsFtui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências; 18. Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016: Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da idenFdade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. 19. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. 20. Resolução CNE/CP nº 02, de 15 de junho de 2012: Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 21. Resolução nº 01, de 02 de fevereiro de 2016: Define Diretrizes Operacionais Nacionais para o credenciamento insFtucional e a oferta de cursos e programas de Ensino Médio, de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Educação de Jovens e Adultos, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Educação a Distância, em regime de colaboração entre os sistemas de ensino; 22. Resolução CNE/CEB nº 01, de 5 de janeiro de 2021: Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 23. Portaria NormaFva/MEC nº 40, de 12 de dezembro de 2007: InsFtui o e-MEC, alterada pela Portaria NormaFva/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010, publicada no D.O.U. de 29/12/2010, pela Portaria NormaFva/MEC nº 24, de 3 de dezembro de 2012, publicada no D.O.U de 4/12/2012, pela Portaria NormaFva/MEC nº 3, de 17 de janeiro de 2017, publicada no D.O.U de 18/01/2017 e pela Portaria Normativa/ MEC nº 10, de 18 de maio de 2017, publicada no D.O.U. de 19/05/2017. 24. Portaria NormaFva nº 4, de 06 de abril de 2018 – Regulamenta o procedimento de heteroidenFficação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n°12.990, de 9 de junho de 2014. 25. Resolução nº 43, de 21 de dezembro de 2018 que aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ‒ IFF. 2018 26. Portaria nº 1.781, de 08 de Dezembro de 2017 – Aprova a atualização do Regimento Geral do InsFtuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense ‒ IFF.
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO : 1. Princípios Norteadores da Educação Profissional ArFculação entre o exercício profissional e a formação integral do estudante; Desenvolvimento social e profissional; Trabalho como princípio educaFvo; Integração ciência, tecnologia e cultura; Respeito às idenFdades de gênero e étnico-raciais; Diversidade de formas de produção, de processos de trabalho e de culturas. 2. O Processo de Construção do Conhecimento Concepções epistemológicas de aprendizagem; Sujeitos da aprendizagem e suas diversidades, as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades; Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na uFlização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da práFca profissional. Pesquisa e conhecimento cienffico: o método cienffico, pesquisa aplicada à educação; Educação Profissional e Tecnológica; Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. 3. Gestão Educacional em Instituições de Formação Profissional Princípio consFtucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; Desenvolvimento socioeconômico – ambiental dos territórios e demandas locais; Autonomia educacional na concepção, elaboração, projeto políFco-pedagógico; Respeito à legislação e normas educacionais. A políFca educacional brasileira e o processo de organização do ensino; Gestão escolar: fundamentos e princípios Formação inicial e continuada: construção da identidade e dos saberes docentes 4. Currículo e suas Implicações Diferentes abordagens sobre currículo; Currículo integrado; Currículo – trabalho – diversidade – étnica; Construção de iFnerários formativos; Perfis profissionais de conclusão; Conhecimentos, competências e saberes profissionais. 5. Didática Aspectos históricos do desenvolvimento da pedagogia e da didáFca; A didáFca e a consFtuição das Tendências pedagógicas; Planejamento no contexto escolar e a interdisciplinaridade no currículo e na práFca pedagógica; Avaliação educacional: princípios de ensino e de aprendizagem; Currículos e Projeto Político Pedagógico (PPP) conceitos e práticas; Indissociabilidade entre educação e prática social; Indissociabilidade teoria e práFca no processo de ensino-aprendizagem; Espaços de aprendizagem e tecnologias educacionais; Ambientes virtuais de aprendizagem; Práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos articulada à educação profissional.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Legislação Aplicada: A legislação da segurança do trabalho no Brasil; Portaria n° 3.214, de junho de 1978 e suas atualizações – Normas Regulamentadoras (NR) 01, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 25, 29, 30, 32, 33, 34, 35 e 37; Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977 e suas atualizações – Altera o Capítulo V do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho, relativo à Segurança e Medicina do Trabalho. 2. Higiene Ocupacional: Riscos ambientais. Avaliação e controle de agentes ambientais. Avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes hsicos, químicos e biológicos; Insalubridade. Riscos químicos. Riscos hsicos. Riscos biológicos. Análises de Riscos Físicos e Químicos do ambiente de trabalho. Classificação dos Agentes Químicos. AFvidades e Operações Insalubres. Insalubridade e Periculosidade. Medidas de controle para agentes hsicos e químicos.. Técnicas, metodologias e procedimentos de coleta e análise agentes químicos. Técnicas e procedimentos de avaliação de agentes hsicos. Ficha de informação de segurança de produtos químicos. Limites de tolerância e de exposição. Programa de Proteção Respiratória – PPR. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA; Programa de Conservação Auditiva; Programa de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno; Princípios de Radioproteção; Mapa de Riscos. Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro; 3. Segurança do Trabalho: Legislação e normaFzação. Acidentes de trabalho. Conceito técnico e legal. Causas de acidentes do trabalho. Análise de acidentes. Custos dos acidentes. Cadastro de acidentes. Comunicação e registro de acidentes. Definições de atos e condições ambientes de insegurança. InvesFgação das causas de acidentes. EstafsFcas de acidentes. Equipamento de Proteção Individual (EPI). Equipamento de Proteção ColeFva (EPC). Inspeção de segurança. Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Comunicação de Acidente de Trabalho. Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA). 4. Medicina do Trabalho: Medicina do Trabalho na empresa. Fisiologia humana. Toxicologia. Doenças relacionadas com o trabalho. Agentes causadores de doenças. Primeiros Socorros. Laudo técnico de condições ambientais do trabalho (LTCAT) , Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) 5. Ergonomia: Princípios e aplicabilidade da Ergonomia. Ergonomia hsica, organizacional e cogniFva. Dimensionamento de Postos de Trabalho. Avaliação ergonômica do ambiente de trabalho. 6. Prevenção e controle de Perdas: Conceitos gerais. Estudo de riscos. Mapeamento de riscos. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Análise e classificação de acidente do trabalho conforme NBR 14280: 2001. Sistema de registro de acidentes. InvesFgação de acidentes. IdenFficação das causas de acidentes. Controle das causas de acidentes. Análise de riscos. Técnicas de Análise de Risco e InvesFgação de acidentes: Análise Preliminar de Perigos (APP); Análise Preliminar de Riscos (APR); Estudo de Perigos e Operabilidade (HAZOP); Análise de Modos e Efeito de Falhas (FMEA); Análise por Árvore de Falhas (FTA); critérios de risco individual e social; plano de gerenciamento de riscos; norma ABNT NBR ISO 31000: 2018 – Gestão de riscos; 7. Gestão da Segurança do Trabalho, do Meio Ambiente e da Saúde Ocupacional: Organização e competência/ atribuições do SESMT e da CIPA; Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional conforme a norma ABNT NBR ISO 45001:2018; Sistemas de Gestão Ambiental conforme norma ABNT NBR ISO 14001: 2015; Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão conforme norma ABNT NBR ISO 19.011: 2018 e Diretrizes da OIT sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. 8. Prevenção e Controle de Riscos em máquinas, equipamentos e instalações: caldeiras e vasos de pressão; instalações e serviços em eletricidade; trabalho em espaços confinados; trabalhos em altura; trabalhos a céu aberto; construção civil; movimentação, armazenamento e manuseio de materiais; máquinas e equipamentos; trabalhos a quente (soldagem, corte e ferramentas abrasivas); trabalho com inflamáveis e líquidos combusfveis; segurança e saúde no trabalho portuário; condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, reparação e desmonte naval; segurança em plataformas de petróleo 9. Proteção Contra Incêndio: Propagação do Fogo e Classes de Incêndios; Agentes ExFntores e ExFntores de Incêndio; Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e Atendimento às Emergências; Legislações e Normas Nacionais e Internacionais relaFvas à proteção contra incêndio; normas da ABNT relativas à proteção contra incêndio e explosões. 10. Conceitos e Princípios de Meio Ambiente e Gestão Ambiental: Meio Ambiente e Avaliação do Impacto Ambiental. Licenciamento Ambiental . PolíFca Nacional de Meio Ambiente Lei Nº 6938/81. Controle daPoluição e Produção mais Limpa (P+L), Gerenciamento de resíduos e efluentes industriais.
Apostila Concurso IFF RJ 2022 Professor Segurança Trabalho