Descrição
Apostila Concurso IFPR 2023 Professor Pedagogia
Cargo: Professor de Pedagogia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto: 1. à apreensão do significado global dos textos; 2. ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; 3. ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; 4. à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; 5. à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); 6. à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; 7. à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; 8. ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; 9. ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; 10. à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; 11. à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; 12. ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; 13. ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; 14. à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 1. Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica 2. O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica 3. Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica 4. Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica 5. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais 6. O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica 7. A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais 8. Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil 9. A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica 10. A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica 11. A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica 12. Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
LEGISLAÇÃO APLICADA AO IFPR: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214) 2. Lei n.º 8.112/1990 3. Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações 4. Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 5. Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento 6. Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências 7. Lei n.º 13.005/2014 8. Lei n.º 11.892/2008 e atualizações 9. Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento 10. Lei n.º 13.146/2015 11. Decreto n.º 1.171/1994 12. Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) 13. Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais 14. Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia 15. Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos 16. Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio 17. Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensinoaprendizagem no âmbito do IFPR 18. Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade Proeja no IFPR 19. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Prova objetiva 1. Didática: aspectos históricos e conceituais de educação e da didática; tendências pedagógicas e político-sociais na educação brasileira; a formação do professor como mediador da aprendizagem no mundo contemporâneo; a relação pedagógica: professor, aluno, conhecimento e os diferentes aspectos do ensinar e aprender; modalidades de planejamento, métodos e técnicas para a mediação pedagógica 2. História da educação: a história da educação — relações entre história e educação; as práticas educativas, as teorias pedagógicas e as formas de organização do ensino escolar no mundo ocidental em diferentes contextos e períodos históricos; as práticas educativas, as teorias pedagógicas e as formas de organização do ensino escolar no Brasil em diferentes contextos e períodos históricos; a história da educação e suas relações com os avanços e desafios da educação na contemporaneidade 3. Psicologia da educação: a psicologia da educação como ciência; paradigmas contemporâneos sobre o desenvolvimento humano e da aprendizagem; desenvolvimento cognitivo, pessoal e socioemocional e suas relações com a aprendizagem; teorias da psicologia sobre desenvolvimento cognitivo e o processo de ensino-aprendizagem — abordagem psicogenética do desenvolvimento de Piaget, a teoria histórico-cultural de Vygotsky e a gênese da inteligência segundo Wallon 4. As relações entre educação e trabalho: centralidade do trabalho na sociedade moderna e o processo de relativização dessa centralidade no mundo contemporâneo; relações entre educação e trabalho como processos laicos de socialização e desenvolvimento humano em uma sociedade de mercado; processos escolares, diversidade, desigualdades sociais e transição entre escola e mundo do trabalho; o trabalho como princípio educativo; organização do trabalho no século XXI e exigências educativas contemporâneas 5. Políticas educacionais: Estado, política, democracia e educação; o papel do Estado frente ao direito à educação; aspectos históricos da legislação, da estrutura e da organização da educação brasileira; financiamento da educação no Brasil; bases legais e organização da educação escolar no Brasil; reformas educacionais na atualidade 6. Currículo: o campo curricular como uma construção cultural, pedagógica, histórico-social, política e econômica; fundamentos teórico-metodológicos na organização curricular da educação básica e suas modalidades; currículo em ação na educação escolar; teorias críticas e não críticas do currículo 7. Avaliação educacional: os sujeitos, a natureza, as concepções, os procedimentos e os instrumentos teórico-metodológicos do processo de avaliação da aprendizagem; a legislação educacional no campo da avaliação; políticas de avaliação educacional no Brasil; limites e possibilidades da avaliação institucional 8. Pesquisa educacional: aspectos históricos da ciência; princípios e processos da construção do conhecimento científico; os tipos de pesquisa — natureza, abordagem, finalidade, procedimento; o papel social e epistemológico da pesquisa no ensino superior e na sociedade; a ciência e os métodos científicos 9. Educação especial e inclusiva: aspectos históricos e conceituais da educação especial e da educação inclusiva; aspectos legais, estrutura e funcionamento da educação especial e inclusiva; políticas e práticas para atuação junto a pessoas com deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação; a formação de professores para a educação especial e educação inclusiva 10. A educação profissional técnica de nível médio e a educação de jovens e adultos: fundamentos teóricos e históricos; políticas e legislação; os sujeitos e a especificidade do trabalho pedagógico; o trabalho docente e os desafios 11. A organização do trabalho pedagógico: função social da escola básica; organização pedagógicoadministrativa do trabalho escolar; projeto político pedagógico; gestão democrática na escola; tempos, espaços e sujeitos escolares; diversidade e educação — dimensões teóricas e políticas Prova de desempenho didático 1. Didática 2. Políticas educacionais 3. Educação especial e inclusiva 4. A educação profissional técnica de nível médio e a educação de jovens e adultos 5. A organização do trabalho pedagógico.