Descrição
Apostila Concurso IFRS RS 2023 Professor Meio Ambiente
Cargo: Professor Ensino Básico Meio Ambiente
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FUNDATEC
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura, interpretação e relação entre as ideias de textos de gêneros textuais diversos, fato e opinião, intencionalidade discursiva, análise de implícitos e subentendidos e de efeitos de sentido de acordo com José Luiz Fiorin e Francisco Platão Savioli, ideias principais e secundárias e recursos de argumentação de acordo com Eni Orlandi, Elisa Guimarães, Eneida Guimarães e Ingedore Villaça Koch. 2. Linguagem e comunicação: situação comunicativa, variações linguísticas. 3. Gêneros e tipos textuais e intertextualidade: características e estrutura de acordo com Luiz Antônio Marcuschi. 4. Coesão e coerência textuais de acordo com Ingedore Villaça Koch. 5. Léxico: significação e substituição de palavras no texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos. 6. Ortografia: emprego de letras, do hífen e acentuação gráfica conforme sistema oficial vigente (inclusive Acordo Ortográfico vigente, conforme Decreto 6.583/2012) tendo como base o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e o dicionário online Aulete. 7. Figuras de linguagem e suas relações de sentido na construção do texto nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 8. Fonologia: relações entre fonemas e grafias; relações entre vogais e consoantes nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 9. Morfologia (classes de palavras e suas flexões, significados e empregos; estrutura e formação de palavras; vozes verbais e sua conversão) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 10. Sintaxe (funções sintáticas e suas relações no período simples e no período composto) e tipos de sintaxe: sintaxe de colocação nas perspectivas de Evanildo Bechara e Domingos Paschoal Cegalla; sintaxe de regência nominal e verbal (inclusive emprego do acento indicativo de crase) nas perspectivas de Celso Pedro Luft, Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra; e sintaxe de concordância verbal e nominal nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra. 11. Coordenação e subordinação: emprego de conjunções, locuções conjuntivas e pronomes relativos. 12. Pontuação (regras e implicações de sentido) nas perspectivas de Evanildo Bechara, Domingos Paschoal Cegalla e Celso Cunha e Lindley Cintra.
LEGISLAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO DA EPT: 1. Lei nº 8.112/1990 (e alterações posteriores) – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Decreto nº 1.171/1994 (e alterações posteriores) – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 3. Lei nº 12.711/2012 – Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. 4. Lei nº 12.772/2012 – Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 5. Lei Nº 11.892/2008 institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 6. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 5 DE JANEIRO DE 2021 – Diretrizes da EPT. 8. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).9. FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009. 10. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. 11. MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. 12. SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989. 13. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: 1. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2. Plano Nacional de Educação Digital. 3. Educação: Desafios atuais. 4. Metodologias Ativas. 5. A Educação 5.0 e a sua importância. 6. Sala de Aula Invertida. 7. Ensino Híbrido: Modelos sustentados e modelos disruptivos. 8. Avaliação da aprendizagem, instrumentos avaliativos e tipos de avaliação. 9. Processo ensino aprendizagem. 10. Gestão da aprendizagem em sala de aula. 11. O planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem. 12. Didática e a Formação docente. 13. Interdisciplinaridade, plurisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Modelos de Jantsch. 14. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 15. Ministério da Educação: Orientações e Ações para Educação das Relações etnico-raciais. 16. A educação escolar na perspectiva da inclusão.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Ecologia. Desenvolvimento do ecossistema: sucessão, seres e clímax. Conceito de populações, suas interações e manejo. Conceito, estrutura, organização e dinâmica de comunidades na perspectiva ambiental. Biodiversidade e ecossistemas. Conservação da Biodiversidade. Principais ameaças à biodiversidade do planeta. Avaliação dos status de conservação de elementos da fauna e flora brasileiras. Noções gerais sobre áreas protegidas. Uso sustentável dos recursos naturais. Instrumentos de conservação de espécies e unidades de conservação. Conservação “in situ” e “ex situ”. Geologia Ambiental e Geodiversidade. Caracterização e avaliação do ambiente geológico, fenômenos associados e suas relações com o uso e ocupação do solo na perspectiva ambiental. Avaliação de riscos geológicos para o meio ambiente. Recursos minerais, mineração e o impacto ambiental. Recuperação de áreas ambientais degradadas. A legislação e o sistema jurídico ambiental no Brasil. Processos de licenciamento ambiental. Princípios de Direito ambiental. Instrumentos judiciais na defesa do Meio Ambiente. Os Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente. Política Nacional do Meio Ambiente. SISNAMA. Código Florestal Brasileiro. Lei da Mata Atlântica. Lei de Crimes Ambientais. Conceitos básicos sobre climatologia e hidrologia. Análise dos processos de mudanças ambientais globais: causas, efeitos e consequências. Fatores responsáveis pela mudança dos elementos do ambiente. A ação antrópica na aceleração do aquecimento global e intervenção ambiental. As consequências sociais decorrentes das mudanças ambientais. Conceitos sobre formação, usos e formas de exploração das águas superficiais e subterrâneas e sua relação com a gestão dos recursos hídricos na perspectiva ambiental. Histórico da gestão ambiental: as empresas e o meio ambiente. Modelos de gestão ambiental. Gestão ambiental e sustentabilidade. O papel do profissional no atual contexto ambiental – organizacional. Normas internacionais de gestão ambiental, a série ISO 14.000, ISO 19011 e OSHAS 18.000. O Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma ISO 14.001. Auditoria e certificação ambiental. Certificação de produtos com foco no impacto ambiental. Estudo de Riscos Ambientais em empreendimentos e elaboração de estudos de Impactos e Planejamento. Histórico da Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Questões ambientais do Brasil e do mundo. Epistemologia da Educação Ambiental: O homem e o mundo natural na relação natureza sociedade. Princípios, categorias e tendências de Educação Ambiental. Educação no processo de gestão ambiental. Operacionalização e metodologias das atividades em Educação Ambiental. Orientação e organização para a elaboração de Projetos em Educação Ambiental. Fontes e efeitos da poluição da água: principais poluentes e suas consequências. Conceito e classificação dos resíduos sólidos. Situação dos resíduos sólidos no Brasil, gerenciamento, identificação das fontes geradoras, dos principais poluentes envolvidos e suas consequências. Identificação dos principais poluentes atmosféricos, das fontes e dos efeitos da poluição do ar. Alternativas energéticas (renováveis e não renováveis) visando à minoração de problemas ambientais e sociais. Cadeia energética, reservas energéticas, suprimento de energia e problemas da energia relacionados às questões ambientais. Energia e desenvolvimento ambiental. Fontes convencionais e não convencionais de energia. Recursos naturais, usos da energia e conservação. Recursos renováveis e o desenvolvimento sustentável. Princípios das tecnologias limpas e diminuição da geração de resíduos sólidos, líquidos e atmosféricos. Eficiência produtiva com foco na diminuição do desperdício de recursos naturais. Tecnologias limpas em indústrias. Produção mais limpa em processos produtivos. Ecologia Industrial. Simbiose Industrial. Alternativas energéticas para a indústria. Princípios básicos das técnicas de controle e tratamento da água e de efluentes líquidos. Tecnologias de prevenção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos. Conceitos e técnicas de controle da poluição ambiental, relacionados à valorização e disposição final de resíduos sólidos e à alteração da qualidade ambiental do ar. Remediação ambiental. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Descarte de resíduos de laboratório e industriais. Procedimentos de prevenção e controle das emissões atmosféricas. Noções básicas de sensoriamento remoto, principais sistemas de sensores voltadas ao mapeamento ambiental. Cartografia Digital aplicada ao meio ambiente. Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) e o uso de sistemas de informações geográficas para análise ambiental e manejo de recursos naturais. Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) livres: definições, origem, histórico e características para aplicações dos SIGs livres na perspectiva ambiental. Interpretação de imagens aplicada ao meio ambiente.
Apostila Concurso IFRS RS 2023 Professor Meio Ambiente