Descrição
Apostila Concurso Nova Cruz RN 2017 Farmacêutico
Apostila Específica para o Concurso da Prefeitura Municipal de Nova Cruz – RN
Cargo: Farmacêutico
Nível: Superior
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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Apostila Concurso Nova Cruz RN 2017 Farmacêutico
CONHECIMENTO BÁSICO
Português:
1. Organização do texto 1.1. Propósito comunicativo; 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo); 1.3. Gêneros discursivos; 1.4. Mecanismos coesivos; 1.5. Fatores de coerência textual; 1.6. Progressão temática; 1.7. Paragrafação; 1.8. Citação do discurso alheio; 1.9. Informações implícitas; 1.10 Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico 2.1. Variação linguística; 2.2. Classes de palavras: usos e adequações; 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica); 2.4. Organização do período simples e do período composto; 2.5. Pontuação; 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia).
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Farmacêutico:
1. ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1.1. Ciclo da Assistência Farmacêutica em Farmácias Comunitárias; 1.2. Política Nacional de Assistência Farmacêutica e Política Nacional de Medicamentos; 1.3. Componentes Básico, Estratégico e Especializado da Assistência Farmacêutica; 1.4. Sistema nacional de gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus) e Programa nacional de qualificação da assistência farmacêutica (Qualifar SUS); 1.5 Farmácia Clínica: modelos de seguimento farmacoterapêutico, problemas relacionados a medicamentos e atribuições clínicas do farmacêutico.
2. FARMÁCIA HOSPITALAR 2.1. Funções e estrutura organizacional; 2.2. Sistemas de distribuição de medicamentos; 2.3. Material médico hospitalar; 2.4. Eventos adversos e segurança do paciente; 2.5. Comissões hospitalares.
3. ÉTICA E LEGISLAÇÃO 3.1. Lei 8.666 de 1993 e suas atualizações; 3.2. Lei nº 9.787, de 10 de Fevereiro de 1999; 3.3. Portaria nº 1.214, de 13 de Junho de 2012; 3.4. Portaria nº 1.215, de 13 de Junho de 2012; 3.5. Resolução nº 44, de 17 de Agosto de 2009; 3.6. Resolução n.º 20, de 05 de Maio de 2011; 3.7. Portaria SVS/MS n° 344, de 12 de Maio de 1998; 3.8. Portaria nº 3.916/GM, de 30 de Outubro de 1998; 3.9. Resolução CFF nº 585, de 29 de Agosto de 2013; atribuições clínicas 3.10. Portaria nº 1.555, de 30 de Julho de 2013; ok 3.11. Portaria nº 1.554, de 30 de Julho de 2013; ok 3.12. Código de ética farmacêutica.
4. FARMACOLOGIA E FARMACOEPIDEMIOLOGIA 4.1. Estudos de utilização de medicamentos; 4.2. Farmacovigilância e farmacoeconomia; 4.3. Farmacocinética e farmacodinâmica; 4.4. Vias de administração de medicamentos e formas farmacêuticas (sólidas, líquidas, semisólidas e soluções estéreis); 4.5. Terapia farmacológica das infecções microbianas, do diabetes, da inflamação, do sistema cardiovascular, do sistema respiratório, do sistema digestivo; medicamentos que atuam no sistema nervoso central e periférico; medicamentos em gestação e lactação, geriatria e pediatria; 4.6. Interações medicamentosas.
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Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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