Descrição
Apostila Concurso Pref Bagre PA 2023 Professor De Artes
Cargo: Professor De Artes
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FADESP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão de texto; 2. Gêneros e tipos de texto; 3. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 4. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 5. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 6. Conotação e denotação; 7. Semântica: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 8. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 9. Discursos direto e indireto; 10. Regras da escrita: ortografia, acentuação gráfica, pontuação; 11. Estrutura e formação de palavras; 12. Classes de palavras, flexão e emprego; 13. Concordância nominal e verbal; 14. Regência nominal e verbal; 15. Colocação pronominal.
LEGISLAÇÕES MUNICIPAL: 1. Lei 083_2013 de 30 de maio de 2013 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Bagre, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/REGIME-JURIDICO.pdf 2. Lei orgânica do Município de Bagre; Disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/LEI-ORGANICA-DOMUNICIPIO-DE-BAGRE.pdf; 3. Lei Nº 004 de 08 de novembro de 2005 – Plano de cargos, carreiras e vencimentos da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Bagre e dá outras providências, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wpcontent/uploads/2021/07/LEI_04_2015_CARGOS_CARREIRA.pdf
LEGISLAÇÃO PEDAGÓGICA: 1. Constituição Federal – Capítulo III da Educação; 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Atualizações até a data do concurso; 3. Estatuto da Criança e do Adolescente (Títulos I e II, capítulos I e II); 4. Lei 11.645/08 – Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; 6. Lei nº 12.594; 5. Lei n° 8.186, de 23 de junho de 2015, que aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Pará.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. O início da modernidade na arte. Renascimento e Maneirismo: 1.1. Barroco e Rococó; 1.2. Neoclassicismo; 1.3. Romantismo; 1.4. Realismo; 1.5. Impressionismo; 1.6. Pós-Impressionismo 1.7. Gravura japonesa; 1.8. Simbolismo; II – A arte a partir do século XX: tradições e rupturas. As vanguardas históricas: Fauvismo; 2.1. Expressionismo; 2.2. Cubismo e arte africana; 2.3. Futurismo; 2.4. Dadaísmo e Surrealismo; 2.5. Construtivismo e a vanguarda russa. 2.6. A convergência da arte com o design moderno: Art Nouveau, Art Deco e Bauhaus. 2.7. As vanguardas latino-americanas; III – Tendências artísticas no contemporâneo: Expressionismo Abstrato: 3.1. Pop Art, 3.2. Minimalismo e Arte Conceitual; 3.3. Grafite e História em Quadrinhos; 3.4. Happening e Performance; 3.5. Arte e Tecnologia; 3.6. Poesia Visual; IV – No campo da História da Arte Brasileira, na Amazônia e no Pará: das origens ao século XIX. Arte pré-histórica e primitiva no Brasil. 4.1. Arte colonial. 4.2. Barroco e Rococó; 4.3. Neoclassicismo e Ecletismo. 4.4. A Belle Époque na Amazônia; V – Modernismo e contemporaneidade no Brasil: antecedentes e desdobramentos do Modernismo. 5.1. A Antropofagia. O legado dos Salões e das Bienais. 5.2. Abstração, Concretismo e Neoconcretismo; 5.3. Arte e contracultura. Arte Conceitual e contracultura. 5.4. As tendências pós-modernas no Brasil; VI – Composição e o espaço-tempo necessário para o exercício visual (composição bi e tridimensional): 6.1. Elementos básicos do Alfabetismo Visual (ponto, linha, forma, cor, volume e textura). 6.2. Fundamentos sintáticos do alfabetismo visual (planos, equilíbrio, simetria e assimetria, unidade e variedade na composição); VII – Contexto histórico da fotografia como imagem técnica e inserção no contexto histórico da arte: 7.1. A Fotografia na arte contemporânea Mundial e Brasileira; VIII – Percursos do ensino de Arte no Brasil: 8.1. A necessidade do ensino da arte na educação formal e não formal. 8.2. Educação inclusiva em Artes Visuais. 8.3. Avaliação do aprendizado nas Artes Visuais. 8.4. O ensino da arte e a Interculturalidade. 8.5. Práticas e metodologias de ensino e aprendizagem das Artes Visuais na educação formal. 8.6. Introdução aos conceitos de Cultura Visual.