Descrição
Apostila Concurso Pref Bagre PA 2023 Professor De Inglês
Cargo: Professor De Inglês
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FADESP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão de texto; 2. Gêneros e tipos de texto; 3. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 4. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 5. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 6. Conotação e denotação; 7. Semântica: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 8. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 9. Discursos direto e indireto; 10. Regras da escrita: ortografia, acentuação gráfica, pontuação; 11. Estrutura e formação de palavras; 12. Classes de palavras, flexão e emprego; 13. Concordância nominal e verbal; 14. Regência nominal e verbal; 15. Colocação pronominal.
LEGISLAÇÕES MUNICIPAL: 1. Lei 083_2013 de 30 de maio de 2013 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Bagre, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/REGIME-JURIDICO.pdf 2. Lei orgânica do Município de Bagre; Disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/LEI-ORGANICA-DOMUNICIPIO-DE-BAGRE.pdf; 3. Lei Nº 004 de 08 de novembro de 2005 – Plano de cargos, carreiras e vencimentos da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Bagre e dá outras providências, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wpcontent/uploads/2021/07/LEI_04_2015_CARGOS_CARREIRA.pdf
LEGISLAÇÃO PEDAGÓGICA: 1. Constituição Federal – Capítulo III da Educação; 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Atualizações até a data do concurso; 3. Estatuto da Criança e do Adolescente (Títulos I e II, capítulos I e II); 4. Lei 11.645/08 – Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; 6. Lei nº 12.594; 5. Lei n° 8.186, de 23 de junho de 2015, que aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Pará.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Compreensão de textos em língua inglesa: vocabulário e interpretação de texto; 2. A estruturação da sequência superficial do texto: pronomes, numerais, artigos, sinônimos, dêiticos, tempos verbais, advérbios, locuções adverbiais, conjunções e preposições; 3. Enunciados afirmativos, negativos e interrogativos; 4. Fonologia da língua inglesa: pronúncia dos sufixos verbais (3ª pessoa do presente do indicativo, passado e particípio), pronúncia do sufixo flexional nominal (plural) e do caso genitivo; 5. Morfologia da língua inglesa: prefixos, sufixos flexionais, sufixos derivacionais, sufixos homófonos, paradigmas flexionais (nome, verbo e adjetivo); 6. Léxico – Gramática: a) Verbos: tempo/modo voz; b) Auxiliares modais; c) Verbos frasais; d) substantivos, pronomes, adjetivos, numerais; e) Advérbios e preposições; f) Conjunções; g) Discurso: relatado; livre e suas funções comunicativas no texto; 7. Tecnologia no ensino e aprendizagem e avaliação da aprendizagem da língua inglesa: Abordagem Comunicativa, Aprendizagem baseada em tarefas, Inglês para fins específicos (ESP); 8. Autonomia e motivação na aprendizagem: estilos e estratégias de Aprendizagem; 9. Métodos e abordagens de ensino da L/I e suas relações com a BNCC; 10. Compreensão de textos: estratégias de leitura; identificação dos mecanismos que conferem coesão e coerência do texto; relação do texto e contexto.