Descrição
Apostila Concurso Pref Bagre PA 2023 Professor De Matemática
Cargo: Professor De Matemática
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FADESP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão de texto; 2. Gêneros e tipos de texto; 3. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 4. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 5. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 6. Conotação e denotação; 7. Semântica: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 8. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 9. Discursos direto e indireto; 10. Regras da escrita: ortografia, acentuação gráfica, pontuação; 11. Estrutura e formação de palavras; 12. Classes de palavras, flexão e emprego; 13. Concordância nominal e verbal; 14. Regência nominal e verbal; 15. Colocação pronominal.
LEGISLAÇÕES MUNICIPAL: 1. Lei 083_2013 de 30 de maio de 2013 – Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos de Bagre, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/REGIME-JURIDICO.pdf 2. Lei orgânica do Município de Bagre; Disponível em https://bagre.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/LEI-ORGANICA-DOMUNICIPIO-DE-BAGRE.pdf; 3. Lei Nº 004 de 08 de novembro de 2005 – Plano de cargos, carreiras e vencimentos da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Bagre e dá outras providências, disponível em https://bagre.pa.gov.br/wpcontent/uploads/2021/07/LEI_04_2015_CARGOS_CARREIRA.pdf
LEGISLAÇÃO PEDAGÓGICA: 1. Constituição Federal – Capítulo III da Educação; 2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Atualizações até a data do concurso; 3. Estatuto da Criança e do Adolescente (Títulos I e II, capítulos I e II); 4. Lei 11.645/08 – Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; 6. Lei nº 12.594; 5. Lei n° 8.186, de 23 de junho de 2015, que aprova o Plano Estadual de Educação do Estado do Pará.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1. Educação Matemática: principais aspectos da Modelagem no ensino de Matemática, da Etnomatemática e da Didática da Matemática. Recursos metodológicos para o ensino de Matemática: resolução de problemas, história da matemática, jogos matemáticos e uso de tecnologias da informação no ensino de matemática; 2. Situações problema, envolvendo cálculo de área e volume de objetos geométricos com suas respectivas unidades de medida; 3. Situações problema envolvendo relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; 4. Operações com conjuntos: união, intersecção, diferença; propriedades; problemas. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais e Reais; 5. Situações problema envolvendo equações e inequações do 1º e do 2º graus, funções do 1º e do 2º graus, funções exponenciais e funções logarítmicas; 6. Situações problema, envolvendo Contagens, Combinatórias, Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas; 7. Situações problemas envolvendo a resolução de sistemas lineares; 8. O uso de matemática comercial e financeira em problemas vivenciados no ensino fundamental: razão, proporção, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e juros compostos; 9. Tratamento da informação: análise de gráficos e tabelas, média aritmética simples e média ponderada; 10. Raciocínio lógico, compatível com o nível de professor de matemática; 11. Base Nacional Comum Curricular: Aspectos Específicos de Matemática para o ensino fundamental.