Descrição
Apostila Concurso Pref Campanha MG 2023 Professor PEB II
Cargo: Professor de PEB II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: FUNDEP
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Tipos e gêneros textuais. 3. Coerência e coesão textual. 4. Texto e discurso. 5. Variedades linguísticas: linguagem informal x linguagem formal 6. Significação de palavras. 7. Sinonímia, antonímia, polissemia e ambiguidade. 8. Emprego dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido. 9. Morfologia: emprego, formação e classificação das palavras. 10. Concordância verbal e concordância nominal. 10. Regência verbal e regência nominal. 11. Sintaxe: estrutura da oração e do período composto. 12. Aspectos gerais da redação e da comunicação oficial.
MATEMÁTICA / RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Operações fundamentais, sistema de numeração, divisibilidade, fatoração, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum, operações com frações, representação decimal, números decimais periódicos e não-periódicos. Mínimo múltiplo comum – MMC e máximo divisor comum – MDC. 2. Unidades de medidas: comprimento, área, volume, ângulo, massa, tempo e velocidade. Conversão de unidade de medidas. 3. Matemática comercial: razões, proporções (grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais), regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples e compostos. 4. Cálculo algébrico: operações com expressões algébricas; identidades algébricas notáveis; polinômios e operações; equações e inequações; equações de 1º e 2º graus; desigualdades de 1º grau; sistemas de equações de 1º e 2º graus. 5. Estatística: conceitos fundamentais de estatística descritiva (população, amostra e amostragem). Organização de dados (tabelas e gráficos). Medidas de tendência central (média, moda e mediana). 6. Sequências: progressões aritméticas e geométricas. 7. Análise combinatória e probabilidade: princípio fundamental de contagem. Probabilidade de um evento. 8. Geometria plana: áreas e perímetros – Triângulos, quadriláteros e circunferências. Relações métricas e trigonométricas em triângulos retângulos.interpretação de textos. 2. Tipos e gêneros textuais. 3. Coerência e coesão textual. 4. Texto e discurso. 5. Variedades linguísticas: linguagem informal x linguagem formal 6. Significação de palavras. 7. Sinonímia, antonímia, polissemia e ambiguidade. 8. Emprego dos sinais de pontuação e seus efeitos de sentido. 9. Morfologia: emprego, formação e classificação das palavras. 10. Concordância verbal e concordância nominal. 10. Regência verbal e regência nominal. 11. Sintaxe: estrutura da oração e do período composto. 12. Aspectos gerais da redação e da comunicação oficial.
CONHECIMENTOS GERAIS: 1. Atualidades e conhecimentos gerais do Município de Campanha, do Estado de Minas Gerais e do Brasil, estabelecendo conexões com acontecimentos mundiais. 2. Conhecimentos relativos a aspectos históricos, geográficos, políticos, econômicos, culturais e sociais do Município de Campanha, do Estado de Minas Gerais, e do Brasil.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica – Modalidade Educação Especial; Ler e Escrever na Escola; Por dentro da escola pública; Plano Nacional de Educação, A docência como objeto de investigação; Plano Estadual de Educação de Minas Gerais; Outros sujeitos, outras pedagogias; Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação; O diálogo entre o ensino e a aprendizagem; Metodologias de trabalho em educação das relações étnico raciais; Ludicidade como instrumento pedagógico; Prática pedagógica antirracista na educação infantil; Base Nacional Comum Curricular; A mediação do conflito escolar; Lei de diretrizes e bases da educação nacional; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil; Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, Estatuto da Criança do Adolescente; Estatuto da Pessoa com Deficiência; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais; Metodologias ativas para uma educação inovadora; Educação: um tesouro a descobrir; Saberes necessários à prática educativa; Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; Como ser um educador antirracista; Formação dos profissionais da educação; Inclusão escolar ; Planejamento de ensino-aprendizagem; A prática educativa: como ensinar; Infâncias negras; As práticas dos professores de apoio educativo; Como construir o projeto-pedagógico da escola; A “era das diretrizes”; O trabalho pedagógico do professor de apoio na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista; Elaboração do plano de ensino e do plano de aula; Crianças com dificuldades de aprendizagem; Políticas públicas educacionais; Avaliação da aprendizagem escolar; indagações sobre currículo; Didática; Avaliação educacional; O lúdico no processo de inclusão escolar e social de estudantes com deficiência intelectual; Programa Escola em Tempo Integral; Complexidade e aprendizagem; Conselho de classe; O Papel Do Coordenador Pedagógico No Cotidiano Escolar.
Apostila Concurso Pref Campanha MG 2024 Professor PEB II