Descrição
Apostila Concurso Pref Campinas SP 2019 Coordenador Pedagógico
Cargo: Coordenador Pedagógico
Nível: Superior
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Conhecimentos Básicos
Português: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: Fundamentos da Educação: Psicológicos, Sociológicos, Filosóficos e Antropológicos. História da Educação Brasileira: Escola, Estado e Sociedade. Política Educacional; Estrutura e Organização da Educação. Gestão Escolar Democrática: projeto pedagógico; avaliação institucional; avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Currículo e Projeto Pedagógico
LEGISLAÇÃO FEDERAL: Constituição Federal e emendas relacionadas à Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações (LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996). Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf). Revista da Educação Especial, v. 4, n. 1, jan./jun. 2007
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL (*) Lei nº 12.501 de 13/03/2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino. Lei Municipal nº 12.987 de 28/06/2007, que dispõe sobre o plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Campinas. Lei Orgânica do Município de Campinas, de 30/03/1990, Art. 222 a 238. Lei Complementar nº 57/2014 (altera dispositivos da Lei nº 12.987/2007). Portaria SME nº 69/2018 (Regimento Escola Comum da Rede Municipal de Ensino de Campinas) Estatuto do Servidor Público de Campinas – Lei Municipal nº 1.399/55 (Artigo 15 e Artigos 184 a 204). Decreto Municipal nº 15.514/06, que dispõe sobre o Programa de Avaliação Probatória do Servidor. Manual de Ética da Prefeitura Municipal de Campinas – páginas 4 a 27
Conhecimento Específico
Currículo: Currículo e ciclos do desenvolvimento humano. Currículo e os direitos dos educandos e dos educadores. Currículo, conhecimento e cultura. Currículo e avaliação. Currículo e Práticas Pedagógicas. Legislação Educacional Municipal: Lei Municipal nº 11.689, de 06/03/2003, e Decreto Municipal nº 14.524, de 14/11/2003, que dispõem sobre o repasse de recursos financeiros às unidades educacionais públicas municipais – Conta Escola. Lei Municipal nº 6.662/91 de 10/10/1991, que dispõe sobre a criação do Conselho de Escola nas unidades educacionais. Lei Municipal nº 7.145/1992, que estabelece o objetivo, a competência e dá normas de funcionamento do Conselho das Escolas Municipais. Lei Municipal nº 8.869/1996, que dispõe sobre a criação, a composição, as atribuições e o funcionamento do Conselho Municipal de Educação. Lei Municipal nº 6.894/1991, que dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público Municipal e suas alterações. Conhecimento específico exigido para cada categoria de Especialistas de Educação deverá resultar da seleção e do aprofundamento de cada assunto descrito neste edital, para o atendimento das exigências de suas atribuições, contidas no perfil. Toda a Legislação Educacional Federal e Municipal vigente, relativa à Educação Básica, conforme a área de atuação de cada Especialista Educacional.
Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: um processo contínuo de reflexão e ação
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação
Caminhos percorridos: Discussões realizadas no Grupo de formação de História da Rede Municipal de ensino de Campinas: 2011 e 2012
Plano de Avaliação Institucional Participativa para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Um processo Contínuo de Reflexão e Ação
Resolução SME Nº 14/2014. Publicada no D.O. de Campinas em 24 de outubro de 2014, p. 5-8 Estabelece as diretrizes para a implementação da Avaliação Institucional da Educação Infantil e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) na Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Avaliação Institucional Participativa: uma Alternativa para a Educação Básica de Qualidade da Rede Municipal de Ensino de Campinas e Fundação Municipal para Educação Comunitária
A Avaliação Institucional como Instância Mediadora da Qualidade da Escola Pública: A Rede Municipal de Educação de Campinas como Espaço de Aprendizagem
Resolução SME Nº 05/2008. Estabelece as diretrizes para a implementação do processo de Avaliação Interna das Unidades Municipais de Ensino Fundamental e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação
DEPOIMENTOS
A opinião de quem adquiriu material conosco
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