Descrição
Apostila Concurso Pref Carandaí MG 2023 Bibliotecário
Cargo: Bibliotecário
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AVALIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto; 2. Ortografia; 3. Acentuação gráfica; 4. Pontuação; 5. Divisão silábica; 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau); 7. Verbos (tempos e modos); 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais; 9. Dígrafos; 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética; 11. Versificação; 12. Elementos de comunicação; 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação; 14. Figuras de sintaxe; 15. Noções de semântica; 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem; 17. Concordância verbal e nominal; 18. Regência
Informática: 1. Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos); 2. Ambientes operacionais: Windows XP Professional; 3. Processador de texto (Word e BrOffice Writer); 4. Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice Calc); 5. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
Legislação: 1. Lei orgânica Municipal de Carandaí; 2. Estatuto dos Servidores de Carandaí
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1 – Bibliotecas e unidades de informação: conceitos, tipos, objetivos, funções, evolução. 2 – Bibliotecas tradicionais, híbridas e digitais. Papel do bibliotecário. 3 – Necessidades, interesses e comportamento de usuários.4 – Atendimento a comunidade: mediação, serviços e produtos.5 – A biblioteca como espaço de memória, educação, cultura e informação.6 – Educação do usuário, competência em informação e construção do conhecimento. 7- Gestão de bibliotecas e unidades de informação.8- Políticas, planejamento, organização e avaliação de serviços. 9 – Gestão de qualidade. Formação, desenvolvimento e preservação de acervos físicos e digitais. Redes e sistemas de informação. 10 – Tratamento da informação em bibliotecas tradicionais e em bibliotecas digitais. 11 – Representação descritiva e temática. Instrumentos, produtos e processos. Normas técnicas para a área de documentação.