Descrição
Apostila Concurso Pref Carandaí MG 2023 Professor II Português
Cargo: Professor II Português
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO AVALIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$89,98 por R$44,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto; 2. Ortografia; 3. Acentuação gráfica; 4. Pontuação; 5. Divisão silábica; 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau); 7. Verbos (tempos e modos); 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais; 9. Dígrafos; 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões; advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética; 11. Versificação; 12. Elementos de comunicação; 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação; 14. Figuras de sintaxe; 15. Noções de semântica; 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem; 17. Concordância verbal e nominal; 18. Regência
Informática: 1. Conceitos de informática, hardware (memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs) e software (compactador de arquivos, chat, clientes de e-mails, gerenciador de processos); 2. Ambientes operacionais: Windows XP Professional; 3. Processador de texto (Word e BrOffice Writer); 4. Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice Calc); 5. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web.
Legislação: 1. Lei orgânica Municipal de Carandaí; 2. Estatuto dos Servidores de Carandaí
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Teoria e Prática da Educação; 2. Conhecimentos Políticos-Pedagógicos; 3. Função social e política da escola: perspectiva crítica e perspectiva neoliberal; gestão democrática e autonomia na organização do trabalho escolar; projetos políticos-pedagógicos; 4. A educação básica no Brasil: acesso; permanência; inclusão e fracasso escolar; 5. A organização da educação básica: LDB Lei Federal no 9394/96; princípios e fins da educação nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educação Infantil; parâmetros curriculares nacionais. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB; 6. Conhecimentos da Prática de Ensino: processos e conteúdo do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organização do tempo e do espaço e a avaliação escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; cotidiano escolar: relações de poder na escola; currículo e cultura; tendências pedagógicas na prática escolar.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
1- Concepções de língua-linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos; 2. oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; 3. leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário; 4. escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos; 5. análise linguística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão da língua(gem), os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos, a norma padrão e as outras variedades linguísticas; 6. linguagem oral e linguagem escrita: -relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica. – Relações de independência, de dependência e de interdependência; 3. o ensino de leitura e compreensão de textos: – estratégias de leitura. pcn-língua portuguesa.