Descrição
Apostila Concurso Pref Cascavel PR 2022 Professor
Cargo: Professor
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: UNIOESTE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$71,98 por R$35,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de texto(s); Coesão e coerência textuais; Ortografiaoficial; Acentuação gráfica; Flexão nominal e verbal; Pronomes: emprego, forma detratamento e colocação; Emprego de tempos e modos verbais; Vozes do verbo;Concordância nominal e verbal; Emprego da crase; Pontuação; Classesgramaticais variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo;Termos integrantes da oração: objeto direto e indireto, agente da passiva ecomplemento nominal; Redação Oficial: formas de tratamento, tipos de discursos,introdução a assuntos preestabelecidos, correspondência oficial.
LEGISLAÇÃO GERAL: Direitos, Deveres e Proibições dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (LeiMunicipal nº 2.215/91); Conhecimentos básicos da política brasileira; Cultura esociedade brasileira; Aspectos históricos e políticos do estado do Paraná. Aspectosgeográficos do estado do Paraná: população, clima, vegetação, economia esímbolos; Aspectos históricos e políticos do Município de Cascavel-Pr. Aspectosgeográficos do Município: população, clima, vegetação, economia e símbolosmunicipais. Ética: conceito, ética na sociedade, ética no trabalho; Noções deCidadania: conceito, direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro,direitos sociais e políticos (Constituição Federal); cidadania e meio ambiente.
NOÇÕES DE SEGURANÇA DO TRABALHO: Portaria n.º 3.214/78 – Normas Regulamentadoras: 01, 06 e 17; Lei Federal n.º8.213/91(arts. 19, 20 e 21); Lei 5.372 de 08 de dezembro de 2009;Noções dePrevenção de acidentes, e de organização e disciplina geral; Noções sobre EPI -Equipamentos de Proteção Individual e EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
(Abordagem teórica: Materialismo Histórico Dialético, Teoria Histórico-Cultural ePedagogia Histórico-Crítica) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei Federal nº9.394/1996). Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº8.069/1990 e atualizações 2019). Deliberação nº 03/2013 – Conselho Municipalde Educação – CME Cascavel. Aspectos históricos e legais do ensinofundamental – anos iniciais. Concepção de Ser Humano, de Sociedade e deEducação de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e da PedagogiaHistórico-Crítica. Concepção de Estado, Escola Pública e Currículo de acordocom os pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético. Desenvolvimentohumano de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e da PedagogiaHistórico-Crítica. Processos de Transmissão e Apropriação do Conhecimento deacordo com a Pedagogia Histórico-Crítica. Organização das ações entre ossujeitos e o Objeto de conhecimento – planejamento de ensino. Concepção deAvaliação de acordo com a Teoria Histórico-Cultural e da PedagogiaHistórico-Crítica. Educação especial: dos aspectos históricos gerais à RedePública Municipal de Ensino de Cascavel. A Formação Social do Psiquismo dePessoas com Deficiência: considerações educacionais.