Descrição
Apostila Concurso Pref Colombo PR 2022 Professor
Cargo: Professor
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: NÚCLEU CONCURSOS UFPR
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: à apreensão do significado global dos textos; ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais em textos de diferentes gêneros; à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc; ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: (para ambos os cargos) Resolução de problemas envolvendo números reais, conjuntos, contagem e porcentagem. Sistemas de duas equações e duas incógnitas, equação do primeiro grau, regra de três simples e sequências. Área, volume e capacidade. Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Infância, Educação e Sociedade. 2. A criança e seu desenvolvimento. 3. Dificuldades de Aprendizagens. 4. Alfabetização. 5. Concepções Pedagógicas. 6. Teorias Educacionais. 7. Planejamento Pedagógico. 8. Avaliação Educacional. 9. Currículo e a aprendizagem. 10. Lúdico no Processo de Ensino de Aprendizagem. 11. Comportamento Infantil. 12. Prática Educativa, Pedagógica e Docência. 13. Psicomotricidade. 14. Grafismo. 15. Cidadania. 16. Parâmetros Curriculares Nacionais. 17. Ensino Fundamental de nove anos. 18. Relação família e escola. 19. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC/SEB, 2018.BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 20. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF. . Colombo, Paraná. Secretaria Municipal de Educação. Colombo – PR, 2020. Capítulos 1, 3, 4 e 5. (Disponível em: 22. Lei Federal n.º 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE). Metas e Estratégias relacionadas à Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos). 23. Lei Federal n.º 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. (Estatuto da Pessoa com Deficiência). . 24. Lei Federal nº 9.394/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: artigos 2º, 3º, 4º, 11, 12, 13, 14, 18, 21, 22, 26A, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 35A, 36, 37, 58, 59 e 61.. Institui Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Especial. . 26. Resolução CNE/CEB n.º 04/10. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 2. 27. Resolução CNE/CP n.º 01/04 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
“NÃO SERÁ DISPONIBILIZADO QUALQUER REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA OU AUTORES PARA DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS OU BÁSICO NESSE MATERIAL”
Apostila Concurso Pref Colombo PR 2022 Professor