Descrição
Apostila Concurso Pref Desterro PB 2021 Orientador Escolar
Cargo: Orientador Escolar
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2021
Nível: Superior
Edital: CONTAMAX
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
Português:
1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 10. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 11. Locuções verbais (perífrases verbais). 12. Funções do “que” e do “se”. 13. Formação de palavras. 14. Elementos de comunicação. 15. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 16. Concordância verbal e nominal. 17. Regência verbal e nominal. 18. Colocação pronominal. 19. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 20. Elementos de coesão. 21. Função textual dos vocábulos. 22. Variação linguística.
Raciocínio Lógico:
Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Conectivos lógicos: e, ou, negação, implicação. Proposições lógicas. Tabela verdade. Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos: união, interseção, diferença e complemento. Geometria plana e espacial. Trigonometria no triângulo retângulo. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios.
Atualidades:
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes, literatura e meio ambiente e suas vinculações históricas a nível municipal, regional, nacional e internacional. Sociedade e saúde: Doenças, surtos e epidemias divulgados pela mídia brasileira na atualidade. Principais desafios que marcam o Brasil no Terceiro Milênio: Trânsito e cidadania; Questões ambientais; violência e segurança pública. Mundo do trabalho: profissões e inovações tecnológicas. Sociedade, internet e fake News. O Brasil na atualidade: sociedade, política e economia.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2021)
I. Sociedade, educação e função social da escola. II. A reforma de ensino deflagrada na década de 90. III. A supervisão em perspectiva histórica. IV. Conceitos de supervisão e sua relação com as tendências educacionais brasileiras. V. Supervisão e a ruptura com os modelos autoritários. VI. Perspectivas atuais da Supervisão: participação, cooperação, integração e flexibilização. VII. A organização e funcionamento da escola a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9.394/96, mais as legislações complementares. VIII. A legislação educacional e a educação básica. IX. Planejamento e projetos educacionais. X. As concepções de currículo. XI. O currículo como política cultural. XII. Supervisão e liderança para a transformação do trabalho pedagógico. XIII. Relações de trabalho entre equipe diretiva e professores. XIV. Atitude pessoal e profissional do supervisor. XV. Supervisão e formação continuada. XVI. Supervisão e construção coletiva do projeto político pedagógico. XVII. Avaliação e rendimento escolar. XVIII. Dificuldades de aprendizagem, evasão e repetência: a ação do supervisor. XIX. A organização de reuniões pedagógicas e do Conselho de Classe. XX. A participação da supervisão nos conselhos escolares. XXI. Perspectivas da ação educativa e escolar frente à exigência de novas tecnologias.XXI. A avaliação da escola numa perspectiva transformadora. XXIII. Valores na educação. Fundamentos da Educação: Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. A função social da escola. Inclusão educacional e respeito à diversidade. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Didática e organização do ensino; Saberes Escolares: processos metodológicos e avaliação da aprendizagem. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica. Projeto Político Pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069/1990. Estatuto do Idoso – Lei n.º 10.741/2003. Estatuto da Igualdade Racial – Lei n.º 12.288/2010. Lei n.º 10.639/2003 – História e Cultura Afro-Brasileira. Fundamentos e princípios da educação inclusiva – Lei nº 13.146/2015; Lei de Diretrizes e Base da Educação – Lei n.º 9.394/1996; Plano Nacional de Educação (PNE) LEI nº 13.005/2014. Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Plano de Ações Articuladas (PAR). Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Formação pela Escola (FPE).
Apostila Concurso Pref Desterro PB 2021 Orientador Escolar