Descrição
Apostila Concurso Pref Dona Inês PB 2023 Professor A Nível II
Cargo: Professor A Nível II
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: CPCON
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 509
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1) Leitura e compreensão de textos (verbais e não-verbais), mediante os aspectos tipológicos e de gêneros textuais; 2) Denotação e conotação; 3) Níveis de linguagem; 4) Pontuação; 5) Variações linguísticas; 6) Coerência e coesão sequencial e referencial – referenciação e as relações semânticas estabelecidas por meio dos conectores; 7) Classes de palavras e seu funcionamento em diferentes gêneros textuais; 8) Sintaxe relacional – funções sintáticas, colocação pronominal / uso dos pronomes relativos; 9) Concordância; 10) Regência e sinal indicativo de crase; 11) Mecanismos de articulação oracional – coordenação e subordinação; 12) Aspectos semânticos – Pressuposição, implícitos, modalização, ambiguidade, sinonímia e antonímia.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: Educação e sociedade. Gestão escolar. Educação Inclusiva. O papel da Didática na formação do professor. Planejamento escolar. Objetivos e conteúdos de ensino. Métodos de ensino. O compromisso social e ético dos professores. Interdisciplinaridade. Formação continuada. Legislação da Educação (Emenda Constitucional 108/2020 – FUNDEB, Plano Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394/96) – atualizada.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
O Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança. O papel da brincadeira no desenvolvimento da criança. Relação entre pensamento e linguagem. Aquisição da leitura e escrita. Alfabetização e Letramento. Fatores que interferem na aprendizagem da criança: didáticos, sócio-afetivos e psicológicos. Educar e cuidar no cotidiano da creche. Processos de ensino: abordagens teóricometodológicas; planejamento de ensino: importância, função, seleção de conteúdos e instrumentos de avaliação. A interdisciplinaridade na prática escolar e a metodologia de projetos. Política Nacional de Educação Especial e suas diretrizes.