Descrição
Apostila Digital Pref São Carlos SP 2023 Fonoaudiólogo
Cargo: Fonoaudiólogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: INSTITUTO NOSSO RUMO
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
LÍNGUA PORTUGUESA: Interpretação de textos diversos. Principais tipos e gêneros textuais e suas funções. Semântica: sinônimos, antônimos, sentido denotativo e sentido conotativo. Emprego e diferenciação das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Tempos, modos e flexões verbais. Flexão de substantivos e adjetivos (gênero e número). Pronomes de tratamento. Colocação pronominal. Concordâncias verbal e nominal. Conhecimentos de regência verbal e regência nominal. Crase. Ortografia (conforme Novo Acordo vigente). Pontuação. Acentuação. Figuras de linguagem. Funções da linguagem. Vícios de linguagem. Discursos direto, indireto e indireto livre.
MATEMÁTICA: Conjuntos: linguagem básica, pertinência, inclusão, igualdade, reunião e interseção. Números naturais, inteiros, racionais e reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Média aritmética simples. Máximo divisor comum. Mínimo múltiplo comum. Medidas: comprimento, área, volume, ângulo, tempo e massa. Regra de três simples e composta. Porcentagem, juros e descontos simples. Operações com expressões algébricas e com polinômios. Equações e inequações do 1º e 2º graus. Interpretação de gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Progressões aritmética e geométrica. Geometria Plana: elementos primitivos. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Áreas de triângulos, paralelogramos, trapézios e círculos. Áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Raciocínio lógico e sequencial. Unidades de medida (metro, centímetro, milímetro, decâmetro, decímetro, hectômetro e quilômetro).
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE: Constituição Federal (artigos 196 a 200). Lei nº 8.080/90, de 19 de setembro de 1990. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Portaria nº 2.203, de 05 de novembro de 1996. Portaria GM/MS nº 373, de 27 de fevereiro de 2002. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Programas e ações do Ministério da Saúde. Saúde da Família. Cartão Nacional de Saúde (CNS). O Ministério da Saúde: estrutura e competências. Política Nacional de Atenção Básica. Políticas Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Cadernos HumanizaSUS (Atenção Básica). Projeto terapêutico singular (PTS). Redes de Atenção à Saúde. Lei 10216/2001. Lei 8742/1993;; NOB-RH; Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009). Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Resoluções e leis que regulam a profissão de fonoaudiologia. Ética e biossegurança. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem oral e escrita. Alterações Específicas do desenvolvimento da linguagem oral: diagnóstico e intervenção. Relações entre modelos de aquisição de linguagem (Comportamentalista, Inatista, Construtivismo, Cognitivista, Interacionista e Neuropsicolinguístico) e as e abordagens terapêuticas em linguagem infantil. Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Comunicação, Aquisição e Desenvolvimento da Comunicação: pré-linguística, desenvolvimento fonológico, desenvolvimento morfossintático, desenvolvimento semântico-lexical e desenvolvimento pragmático. Atuação fonoaudiológica nas alterações de fala, Distúrbios Fonológicos: diagnóstico e intervenção, atuação fonoaudiológica nos quadros de envelhecimento, avaliação e intervenção da linguagem escrita, avaliação e intervenção em Distúrbios de aprendizagem e de leitura e escrita, Diagnóstico Fonoaudiológico nos Distúrbios Neurológicos, Genéticos e motores. Fatores etiológicos das alterações da linguagem em adultos; caracterização das alterações de linguagem do lesionado cerebral; afasias e demências; apraxia e disartria; distúrbios neurológicos associados às síndromes afásicas e ao traumatismo cranioencefálico; abordagens terapêuticas. Produção normal da voz. Fisiologia da Fonação. Aspectos acústicos da voz e da fala. Características vocais na primeira e segunda infância, na adolescência, na idade adulta e na senescência. Saúde vocal. Avaliação vocal e intervenção nas disfonias. Avaliação e intervenção em motricidade orofacial, distúrbio temporomandibular, deglutição e fissuras labiopalatais. Classificação e intervenção fonoaudiológica nas disfagias. Neuroanatomia e fisiologia do sistema auditivo periférico e central. Processo diagnóstico audiológico. Audiometria de reforço visual, audiometria tonal liminar condicionada, audiometria tonal liminar, testes de reconhecimento e percepção da fala, testes acumétricos, medidas da imitância acústica, mascaramento audiológico clínico. Testes Supraliminares na avaliação da perda auditiva sensorioneural. Diagnóstico Audiológico: procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos. Triagem auditiva neonatal, Procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos no diagnóstico da deficiência auditiva em crianças. Avaliação das habilidades auditivas centrais (Processamento Auditivo Central -PAC) e intervenção dos Transtorno de Processamento Auditivo Central -TPAC. Reabilitação auditiva: Abordagens terapêuticas fonoaudiológicas a crianças e adultos com deficiência auditiva. Histórico do atendimento da pessoa com deficiência auditiva. Histórico da construção da audiologia educacional no Brasil. As deficiências auditivas e suas implicações educacionais. A habilitação e reabilitação auditiva da pessoa com deficiência auditiva. Procedimentos da terapia fonoaudiológica auri-oral. O desenvolvimento das habilidades auditivas. Processos de construção da linguagem na abordagem auri-oral. Políticas públicas de inclusão da pessoa surda. Conceito da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Comunicação em LIBRAS. Fundamentos em Língua Brasileira de Sinais. Dispositivos Eletrônicos Aplicados à deficiência auditiva. Histórico da Fonoaudiologia Escolar. Inserção de políticas públicas da saúde na educação. Diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista. O papel do fonoaudiólogo na saúde pública. Código de Ética do Servidor Público Municipal de São Carlos.