Descrição
Apostila Concurso Público UnB 2020 Psicólogo Área Escolar
Cargo: Psicólogo Área Escola
Nível: Superior
Edital: Ver Edital (Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Quantidade de Páginas: 678
”Não deixe seu futuro nas mãos da sorte
Comece hoje mesmo a estudar e lutar pelo seu sucesso”
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Língua Portuguesa:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial conforme Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília
Legislação e Ética na Administração Pública:
1 Ética e função pública. 2 Ética no setor público. 2.1 Decreto no 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal). 3 Lei no 8.112/1990 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União). 4 Lei no 8.429/1992 e suas alterações. 4.1 Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa. 5 Lei no 9.784/1999 e suas alterações (Processo administrativo). 6 Lei no 8.666/1993 e suas alterações (Licitações e Contratos) e Lei no 10.520/2002. 7 Lei no 11.091/2005 e suas alterações (Plano de Carreira dos Cargos Técnico‐Administrativos em Educação). 8 Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasília
Noções de Direito Constitucional:
1 Constituição. 1.1 Conceito, classificações, princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 3 Administração Pública. 3.1 Disposições gerais, servidores públicos.
Atualidades:
1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
1 Teorias da Psicologia do Desenvolvimento Humano e suas implicações educacionais: epistemologia genética de Piaget, psicologia histórico‐cultural de Vigotsky, teoria da psicogênese da pessoa de Wallon, contribuições da psicanálise para a educação, princípios básicos da análise do comportamento, psicologia do 33 desenvolvimento adulto. Processo ensino‐aprendizagem; relação professor e aluno; relação entre desenvolvimento e educação; encontro entre subjetividade e educação no cotidiano da prática educativa; desenvolvimento atípico, segregação e exclusão.
2 Psicologia escolar: histórico, caracterização, interdisciplinaridade, perspectivas atuais e controvérsias da atuação em psicologia escolar. Relação da Psicologia com a Educação. Fracasso escolar, medicalização da educação e patologização das dificuldades do processo educativo. Atuação em psicologia escolar: colaboração ao processo ensino‐aprendizagem; trabalho junto aos professores e demais servidores; educação continuada e formação pessoal dos educadores; ação e intervenção junto à comunidade educativa; ampliação da abordagem das dificuldades no processo de escolarização; mapeamento e análise da instituição educativa; contribuição para elaboração e implementação de políticas públicas de educação.
3 Complexidade e multideterminação do processo educativo. Cultura, ideologia e instituição educativa. Função e finalidade da escola. Projeto político‐ pedagógico, gestão democrática e políticas públicas de educação. Função humanizadora da educação. Planejamento da ação educativa: objetivos, conteúdos e vivências; métodos, técnicas e estratégias de ensino‐ aprendizagem; humanização no e do processo educativo; multimídia educativa e processo de avaliação educacional. Metodologia de projetos, interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, análise de dificuldades e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta. Educação em e para os direitos humanos, cidadania e diversidade cultural. Educação à distância: paradigmas, limites e possibilidades.
4 Universidade: conceito, histórico e função social. Políticas públicas de educação superior e realidade brasileira.
DEPOIMENTOS
A opinião de quem já adquiriu material conosco
Apostila Concurso Público UnB 2020 Psicólogo Área Escolar