Descrição
Apostila Concurso SEED PR 2020 Professor de Espanhol
Cargo: Professor de Espanhol
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2020
Nível: Superior
Edital: Cebraspe
Não é só uma apostila!
Compre sua apostila com provas anteriores gabaritadas.
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Domínio da ortografia oficial; Classes de palavras; Frase, oração e período; O período e suas construções; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Linguagem da internet.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: ECA – Art. 56, 232, 245 e 249.
CONHECIMENTOS DIDÁTICOS:
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação.
A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; tecnologias digitais como ferramenta para o desenvolvimento de aulas síncronas e assíncronas.
A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do tripé: o cuidado com as relações interpessoais, a organização da turma para a interação, a mediação dos conhecimentos e o desenvolvimento das competências e habilidades; estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do jovem.
A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.
O ACOMPANHAMENTO AO ESTUDANTE COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: estratégias direcionadas, o desenvolvimento cognitivo e emocional a aprendizagem, a importância da integração entre o professor regente e os profissionais de apoio ao estudante com deficiência.
DOCUMENTOS CURRICULARES DO PARANÁ E SEU QUADRO ORGANIZADOR. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: Ferramentas de colaboração, comunicação, gerenciamento de salas virtuais e de organização do Google Classroom e Google Meet.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2020)
Compreensão/interpretação de textos/gêneros textuais/discursivos, dos diversos campos e esferas de circulação social (midiática, publicitária, artístico-literária, jornalística, entre outras); Análise do contexto de produção textual; Características composicionais de gêneros textuais/discursivos; Infraestrutura do texto (tipos de discurso e sequências textuais); Textualização (conexão, coesão nominal e verbal), mecanismos enunciativos e modalização; oração e período; léxico; Intertextualidade; Análise linguística/semiótica; Fonologia/fonética (Acentuação; Entonação); Morfologia (Classes gramaticais; Estrutura e formação das palavras; Colocação e Contexto; Funções, Tempos Verbais); Sintaxe (Orações/Períodos, Ordem das Palavras (SPC)); Semântica (Polissemia, Denotação, Conotação, Figuras de Linguagem, Jogo de Palavras); Variações Linguísticas; Interculturalidade. LEITURA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; Diferenciação entre fato e opinião; Reconhecimento da tese e argumentos textuais; Reconhecimento de efeitos de sentido de palavras, expressões, pontuação e outras notações; Informações implícitas nos textos. ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA OFICIAL: Acentuação e Tonicidade; Emprego do sinal indicativo de crase; Estrutura morfossintática; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal. COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; Emprego de tempos e modos verbais. TEORIA LITERÁRIA: Gêneros e movimentos literários; Identificação do conflito gerador e outros elementos narrativos; Reconhecimento dos efeitos de sentido das figuras de linguagem.
Apostila Concurso SEED PR 2020 Professor de Espanhol