Descrição
Apostila Concurso UFERSA RN 2016 Pedagogo PDF
Apostila Específica para o Concurso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
Cargo: Pedagogo
Nível: Superior
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, setenta porcento de desconto!
AMOSTRA GRÁTIS
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
E LIBERAÇÃO IMEDIATA…. INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS!
Sua chance é agora, não perca mais tempo e estude com a melhor:
MATERIAL TOTALMENTE DE ACORDO COM O EDITAL
CONHECIMENTO BÁSICO
Português: 1. Organização do texto 1.1. Propósito comunicativo. 1.2. Tipos de texto (descritivo, narrativo e argumentativo). 1.3. Gêneros discursivos. 1.4. Mecanismos coesivos. 1.5. Fatores de coerência textual. 1.6. Paragrafação. 1.7. Citação do discurso alheio. 1.8. Informações implícitas. 1.9. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico 2.1. Classes de palavras: usos e adequações. 2.2. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica). 2.3. Organização do período simples e do período composto. 2.4. Pontuação. 2.5. Relações semânticas entre palavras (sinonímia e antonímia). 3. Produção de texto (Redação) A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto explicativo/expositivo ou argumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada.
Legislação: 1. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
1. A Educação Superior no Brasil: modelos e estrutura. A Universidade no Século XXI. 2. Legislação Educacional. LDB 9.394/96. Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação, Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais- REUNI, Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Decreto nº 5. 773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, e o Parecer nº 67 do CNE/CES. Estabelece um referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Políticas Públicas para a Educação Superior. Políticas de Ações Afirmativas da Educação Superior Brasileira. Financiamento da Educação Superior. Gestão Democrática. Autonomia Universitária. 3. Regimento Geral da UFERSA: Resolução CONSUNI/UFERSA No. 010/2007 de 17 de dezembro de 2007. Estatuto da UFERSA: Resolução CTA/UFERSA No. 001/2006 de 07 de fevereiro de 2006. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2015-2019. 4. Perspectivas históricas e conceituais da Pedagogia e a formação do pedagogo. O estatuto epistemológico da pedagogia e seu objeto de estudo. O curso de pedagogia, a formação do pedagogo e suas funções. Princípios éticos, humanos e a atuação do pedagogo. 5. Gestão Pedagógica do Ensino Superior. O Ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior. O estudante universitário e sua inserção na cultura universitária. Aprendizagem do adulto. Organização didático-pedagógica da formação profissional na Universidade. Categorias da didática: objetivos, conteúdos, métodos ou estratégias de ensino, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem no ensino superior. A formação de Competências e Habilidades profissionais. A formação de valores na Universidade. Fundamentos psicológicos da aprendizagem: As contribuições da Escola Condutista, de J. Bruner, de J. Piaget e L. S. Vygotsky, da Neurociência, da Aprendizagem Significativa, da Aprendizagem Colaborativa. Metacognição. O uso de situações problemas e problemas na formação Profissional. Projetos de ensino e de aprendizagem. Planejamento do ensino e da aprendizagem. O estágio na formação profissional. A comunicação pedagógica. A questão da criatividade. Novas Tecnologias da Informação e das Comunicações na formação profissional universitária. Educação a distância. Inclusão social e atenção a pessoas com deficiências e altas habilidades cognitivas. 6. O Projeto Político-Pedagógico e o Currículo dos Cursos de Graduação. O Currículo e os programas da formação Profissional. O tempo e o espaço da formação profissional na Universidade. Supervisão e Orientação. Pedagógica. O Planejamento Pedagógico. A inovação pedagógica. Gestão e Coordenação. Pedagógica. A problemática da evasão de estudantes nas universidades: fatores de riscos. 7. A pesquisa e a extensão na Universidade. Funções, organização e funcionamento da pósgraduação e da extensão universitária na UFERSA. 8. Avaliação Institucional e da aprendizagem. Sistema Nacional de Avaliação Superior: SINAES. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Sistema de acesso as universidades: SISU. 9. O professor e a docência Universitária. Saberes, profissionalização e a formação continuada do professor universitário: princípios, fundamentos e estratégias formativas. A pesquisa, a reflexão e a crítica na formação continuada e no desenvolvimento profissional do professor universitário.
APOSTILA SOMENTE NA OPÇÃO APOSTILA DIGITAL
(Enviada por E-mail)
Apostila no formato PDF Digital por Download – Até 70 MB
Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
Todo nosso material é desenvolvido de acordo com as normas da ABNT com o padrão da DOMINA, ou seja, garantindo um padrão de qualidade aos nossos concursandos.
Só na Domina Concursos, você concursando sai na frente com acesso aos melhores materiais, todos com exercícios práticos após o fim de cada conteúdo. Qualquer apostila adquirida, sendo ela Digital ou Impressa o concursando tem acesso a:
Apostila Concurso UFERSA RN 2016 Pedagogo PDF
PROVAS ANTERIORES (Somente Download)
+
EXERCÍCIOS SIMULADOS(Somente Download)
+
BRINDES (Somente Download)
Comprando sua apostila você ainda leva de brinde um kit digital (realizado por download)
1. Como estudar para ser aprovado em provas, exames e concursos 2. Curso de Leitura Dinâmica, Técnica de Estudo, Concentração e Memorização 3. Livro – Curso De Leitura Dinâmica 4. Pegadinhas de Concursos 5. Técnicas de Redação
APOSTILA DIGITAL (DOWNLOAD – ENVIO POR E-MAIL)
APOSTILA DIGITAL NO FORMATO PDF (Pode Imprimir) Download disponível em até 48 horas, ou seja, o pagamento é aprovado e depois é realizado o envio no e-mail cadastrado no momento da compra.