Descrição
Apostila Concurso UFG GO 2016 Arquivista PDF
Apostila Específica para o Concurso da Universidade Federal de Goiás – UFG
Cargo: Arquivista
Nível: Superior
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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Apostila Concurso UFG GO 2016 Arquivista PDF
CONHECIMENTO BÁSICO
Português:
1. Leitura e interpretação de textos: leitura e análise de textos de diferentes gêneros textuais; linguagem verbal e não verbal; mecanismos de produção de sentidos nos textos: polissemia, ironia, metaforização, metonímia, comparação, tautologia, ambiguidade, citação, inferência, pressuposto; significados contextuais das expressões linguísticas. 2. Organização do texto: fatores de textualidade (coesão, coerência, intertextualidade, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade); progressão temática; sequências textuais: descritiva, narrativa, argumentativa, injuntiva, dialogal; tipos de argumentos. 3. Gêneros textuais: funcionalidade e características dos gêneros textuais: editorial, notícia, reportagem, resenha, crônica, carta, artigo de opinião, relatório, parecer, ofício, charge, tira, pintura, placa, propaganda institucional/educacional, ofício, memorando, e-mail, carta comercial, aviso, e-mail etc.; características dos diferentes discursos (jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico, etc.). 4. Gramática do texto: fonemas, ortografia, pontuação, formação de palavras, classe de palavras, processos de coordenação e de subordinação, transitividade, concordância verbal e nominal, regência dos nomes e dos verbos. 5. Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica, histórica; varia- ção entre modalidades da língua (fala e escrita); norma e uso.
Matemática:
1. Conjuntos Numéricos: Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos; Números racionais e irracionais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto; Situaçõesproblema envolvendo conjuntos numéricos. 2. Progressão Aritmética e Progressão Geométrica: Razão, termo geral e soma dos termos; Situações-problema envolvendo progressões. 3. Noções de Matemática Financeira: Razão e Proporção; Porcentagem; Juros simples e composto. Situações-problema envolvendo matemática financeira. 4. Equações e Inequações: Conceito; Resolução e discussão. Situaçõesproblema envolvendo equações e inequações. 5. Funções: Conceito e representação gráfica das fun- ções: afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas e modulares; Situações-problema envolvendo funções. 6. Sistemas de equações: Conceito; Resolução, discussão e representação geomé- trica; Situações-problema envolvendo sistemas de equações. 7. Noções de Estatística: Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos; Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda; Resolução de problemas envolvendo noções de estatística. 8. Probabilidade: Princípio fundamental de contagem; Combinações e permutações; Probabilidade de um evento; Interseção e reunião de eventos; Probabilidade condicional; Situações-problema envolvendo probabilidade.
Informática:
1. Sistemas operacionais Windows: recursos básicos de utilização: janelas, menus, atalhos, ajuda e suporte gerenciamento de pastas e arquivos; pesquisas e localização de conteúdo; gerenciamento de impressão; instalação e remoção de programas; configuração no Painel de Controle; configuração de dispositivos de hardware; configuração de aplicativos. 2. Aplicativos para edição de textos por meio de software livre e de software comercial: ambiente do software; operações básicas com documentos; edi- ção e formatação do texto; tratamento de fontes de texto; formatação do texto; verificação ortográfica e gramatical; impressão; utilização de legendas, índices e figuras. 3. Navegadores de Internet e serviços de busca na Web: redes de computadores e Internet; elementos da interface dos principais navegadores de Internet; navegação e exibição de sítios Web; utilização e gerenciamento dos principais navegadores de Internet. 4. Hardware, periféricos e conhecimentos básicos de informática: tipos de computador; tipos de conectores para dispositivos externos; dispositivos de entrada, saída, armazenamento e comunicação de dados. 5. Conhecimentos básicos de segurança da informação e segurança na Internet: princípios da segurança da informação; ameaças e ativos alvos de ameaças; riscos, medidas e ciclo de segurança; principais políticas, segurança da informação em transações pela internet; ferramentas e mecanismos para garantir a segurança da informação.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Arquivista:
1. Fundamentos Arquivísticos: 1.1. Arquivo: história, função e princípios. 1.2. Terminologia arquivística. 1.3. Ciclo vital dos documentos. 1.4. Arquivologia e Ciência da Informação. 1.5. Diplomática. 2. Gestão de documentos: 2.1. Elaboração e gestão de projetos. 2.2. Diagnóstico arquivístico. 2.3. Gestão de Processos: definição, conceitos básicos e mapeamento de processos. 2.4. Serviço de protocolo: procedimentos e normas vigentes. 2.5. Produção documental: racionalização e controle. 2.6. Classificação de documentos: definição, conceitos, metodologias e normas vigentes. 2.7. Avaliação de documentos: definição, conceitos, metodologias e normas vigentes. 2.8. Organização de massas documentais. 3. Tecnologia da Informação aplicada a arquivos: 3.1. Reprografia de documentos: digitalização e microfilmagem. 3.2. Armazenamento de documentos em mídias eletrônicas. 3.3. Gerenciamento arquivístico de documentos em sistemas informatizados. 3.4. Certificação digital de documentos eletrônicos. 4. Tratamento e acesso: 4.1. Descrição de documentos: definição, conceitos, metodologias e normas vigentes. 4.2. Identificação de tipologias documentais. 4.3. Instrumentos de pesquisa. 4.4. Tratamento de arquivos fotográficos. 4.4. Segurança, preservação e conservação de acervos. 4.5. Memória e patrimônio cultural: ações culturais e educativas. 4.6. Direito a informação: transparência pública e acesso à informação. 5. Legislação arquivística.
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Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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