Descrição
Apostila Concurso UFRN 2016 Desenhista Projetista PDF
Apostila Específica para o Concurso da Universidade do Rio Grande do Norte – UFRN
Cargo: Desenhista/Projetista
Nível: Médio
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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CONHECIMENTO BÁSICO
Português: 1. Organização do texto 1.1. Propósito comunicativo 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo) 1.3. Gêneros discursivos 1.4. Mecanismos coesivos 1.5. Fatores de coerência textual 1.6. Progressão temática 1.7. Paragrafação 1.8. Citação do discurso alheio 1.9. Informações implícitas 1.10. Linguagem denotativa e linguagem conotativa 2. Conhecimento linguístico 2.1. Variação linguística 2.2. Classes de palavras: usos e adequações 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica) 2.4. Organização do período simples e do período composto 2.5. Pontuação 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia) 3. Produção de texto (Redação) 3.1. A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo a norma padrão da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa.
Legislação: 1. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
1. Geometria plana e Desenho Geométrico: 1.1. Elementos fundamentais 1.2. Lugares geométricos 1.3. Triângulos 1.4. Quadriláteros 1.5. Polígonos 1.6. Circunferência e Círculo 1.7. Tangência 1.8. Concordância 2. Desenho Técnico e geometria descritiva – padronização e normas vigentes (NBRs) 2.1. Elementos fundamentais e termos empregados em desenho técnico 2.2. Layout e dimensões de prancha 2.3. Legenda 2.4. Dobramento de pranchas 2.5. Convenções de traços 2.6. Escalas 2.7. Cotas 2.8. Sistemas de representação 2.9. Sistema Mongeano 2.10. Projeções ortogonais e Perspectivas 2.11. Cortes e Secções 2.12. Simbologias, convenções e elementos gráficos 3. Desenho Arquitetônico: 3.1. Etapas do projeto de arquitetura 3.2. Representação de projeto arquitetônico: plantas, cortes, elevações e detalhes construtivos 3.3. Representação de temas específicos da arquitetura e da Engenharia civil 3.4. Convenções de representação técnica de reformas 3.5. Dimensionamento de elementos arquitetônicos e da Engenharia civil (Ex: telhados, escadas, rampas e etc.) 3.6. Dimensionamento de instalações prediais (Ex: Elétrica, Hidráulicas, Sanitárias, climatização e etc.) 4. Projeto Arquitetônico 4.1. Leitura e interpretação 4.2. Representação gráficas 4.3. Etapas de projeto 4.4. Acessibilidade 5. Projetos Complementares (Elétrico, Hidráulico, sanitário, gás GLP, SPDA, lógica, estrutural, mecânico e etc) 5.1. Leitura e interpretação 5.2. Representação gráficas 6. Sustentabilidade 6.1. Arquitetura bioclimática 6.2. Certificaficação ambiental 6.3. Desempenho térmico, lumínico e acústico 6.4. Eficiência Energética 7. Autocad 7.1. Ambiente de trabalho (model e layout) e configurações 7.2. Sistema de coordenadas 7.3. Ferramentas de seleção, precisão, construção, edição, texto, dimensionamento e organização do desenho 7.4. Blocos 7.5. Escalas 7.6. Montagem de pranchas no layout 7.7. Configurações de plotagem 8. ArcGIS 8.1. Ambiente de trabalho (ArcCatalog, ArcMap, ArcToolBox, ArcReader, ArcScene e ArcGlobe) e configurações 8.2. Sistema de coordenadas 8.3. Interface com outros softwares 8.4. Simbologias, escalas, legendas e layers 8.5. Tabelas de atributos 8.6. Ferramentas de seleção, precisão, visualização, construção, edição, inserir, texto, dimensionamento e organização 8.7. Geração de mapas 8.8. Importar e exportar arquivos 8.9. Configurações de plotagem 9. Sketchup 9.1. Ambiente de trabalho e configurações 9.2. Sistema de coordenadas 9.3. Ferramentas de seleção, precisão, construção, edição, texto, zoom, escalas, dimensionamento e organização do desenho 9.4. Blocos 9.5. Montagem de pranchas no layout 9.6. Configurações de plotagem 10. Revit 10.1. Ambiente de trabalho e configurações 10.2. Ferramentas de seleção, precisão, construção, edição, texto, zoom, escalas, dimensionamento e organização do desenho 10.3. Blocos e famílias 10.4. Montagem de pranchas 10.5. Configurações de plotagem
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Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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