Descrição
Apostila Concurso UFRN 2017 Psicólogo Clínico
Apostila Específica do Concurso Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Cargo: Psicólogo Clínico
Nível: Superior
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, cinquenta porcento de desconto!
AMOSTRA GRÁTIS
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS!
Sua chance é agora!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor.
Apostila Concurso UFRN 2017 Psicólogo Clínico
CONHECIMENTO BÁSICO
Língua Portuguesa:
1. Organização do texto. 1.1. Propósito comunicativo 1.2. Tipos de texto (dialogal, descritivo, narrativo, injuntivo, explicativo e argumentativo). 1.3. Gêneros discursivos. 1.4. Mecanismos coesivos. 1.5. Fatores de coerência textual. 1.6. Progressão temática. 1.7. Paragrafação. 1.8. Citação do discurso alheio. 1.9. Informações implícitas. 1.10. Linguagem denotativa e linguagem conotativa. 2. Conhecimento linguístico. 2.1. Variação linguística. 2.2. Classes de palavras: usos e adequações. 2.3. Convenções da norma padrão (no âmbito da concordância, da regência, da ortografia e da acentuação gráfica). 2.4. Organização do período simples e do período composto. 2.5. Pontuação. 2.6. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia e hiperonímia). 3. Produção de texto (Redação)
Obs: A Prova Discursiva (redação) exigirá que o candidato produza um texto argumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada.
Legislação:
1. Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Psicólogo Clínico:
1. Perspectivas históricas e conceituais da educação. Tendências Pedagógicas. A Educação no século XXI. Perspectivas e desafios. A função social da escola. A Educação Infantil e a Educação Superior. 2. Legislação Educacional: LDB 9.394/96 e seus dispositivos legais complementares. Políticas Públicas para a Educação Básica e para a Educação Superior. O Plano Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica. Decreto 6.571: dispõe sobre a Atendimento Educacional Especializado. Resolução N. 171/2013_CONSEPE, de 5 de novembro de 2013: aprova o regulamento dos cursos regulares de graduação da UFRN. 3. Resolução CNE/CO n.1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. 4. Lei n.10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de SinaisLibras e dá outras providencias. 5. Pedagogia. Evolução histórica da Pedagogia. Identidade da Pedagogia. Objeto de estudo. Relações com outros campos disciplinares. A formação inicial do Pedagogo. A reflexão, a crítica e a pesquisa no trabalho do pedagogo. As funções do pedagogo. Organização do trabalho pedagógico em espaços escolares e não escolares. O pedagogo e suas relações com as famílias, a comunidade escolar e as associações vinculadas à escola. O apoio pedagógico aos professores. A elaboração e o gerenciamento de Projetos Educacionais, de Ensino, de Extensão e de Pesquisa. 6. Didática, Pedagogia teorias e metodologias de ensino. O Projeto Pedagógico da instituição. Fundamentos, princípios, estrutura e elaboração. O Currículo Escolar. Teorias do Currículo. Formas de organização do currículo. O ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento integral. Fundamentos psicológicos, sociológicos, antropológicos, políticos, filosóficos e da neurociência. Motivação para a aprendizagem. Objetivos/conteúdos: e suas relações. Significado e formalização dos objetivos. 7. Os conteúdos escolares. Tipologias: conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Formação de conceitos científicos. Habilidades e competências. Seleção e organização dos conteúdos de ensino. Formas de interação e de integração entre saberes e disciplinas. Contextualização e aprendizagem. Métodos: enfoques teórico e metodológico. Jogos e brincadeiras. Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional e na aprendizagem significativa. Trabalhos em grupo e colaborativos. Estudo dirigido. Métodos de projetos. O método de solução de problemas. O método e a questão da criatividade. Metacognição e aprender a aprender. Desenvolvimento da autonomia e da crítica dos estudantes. Formação de atitudes e valores. A disciplina dos estudantes na escola. Bullying. Os espaços não escolares e a aprendizagem. Recursos didáticos. As novas tecnologias das comunicações e da informação e o ensino. 8. A avaliação escolar e institucional. Funções. Tipos de avaliação. Elaboração de questões de avaliação. A Prova Brasil. O IDEB. O Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES). A autorregulação da aprendizagem 9. A Comunicação Pedagógica. A Comunicação como sistema: componentes e funções. Tipos de Comunicação Pedagógica. Fatores que influenciam a Comunicação Pedagógica. Métodos e Técnicas de Comunicação Pedagógica. Relações interpessoais. A criatividade e a inovação pedagógica: definições, práticas no contexto da educação escolar. A Socialização no contexto escolar. 10. Educação a Distância. Fundamentos. Organização e desenvolvimento do currículo. Orientação educacional dos estudantes. 11. A Educação Infantil. Identidade. Objetivos e Princípios básicos. Visão de criança. O currículo para a educação infantil. A organização e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. 12. Política da Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva. Estudantes com deficiência intelectual, deficiência física, com transtornos globais de desenvolvimento, com deficiências sensoriais/perceptuais e estudantes com altas habilidades/superdotação. Características e atendimento pedagógico. Currículo e inclusão de estudantes com deficiências no Ensino Superior. Orientações didáticas. 13. A evasão estudantil na Universidade. Fatores que influenciam. 14. A aprendizagem do professor como adulto. Competências e habilidades docentes. A formação continuada de professores. Modelos e estratégias de formação de professores. Conhecimentos e Saberes docentes. Profissionalização Docente, Desenvolvimento Profissional e Identidade Profissional. A Pesquisa Educacional. Natureza. Fundamentos. Tipologias. Metodologia, métodos e técnicas de pesquisa. O Projeto de Investigação. A reflexão a crítica e a pesquisa na prática e na formação docente.
Apostila Concurso UFRN 2017 Psicólogo Clínico
APOSTILA SOMENTE NA OPÇÃO APOSTILA DIGITAL(Enviada por E-mail)
Apostila no formato PDF Digital por Download – Até 70 MB (Até 500 Páginas)
+
PROVAS ANTERIORES SIMULADAS (Somente Download)
+
BRINDES (Somente Download)
Comprando sua apostila você ainda leva de brinde um kit digital (realizado por download)
1. Como estudar para ser aprovado em provas, exames e concursos 2. Curso de Leitura Dinâmica, Técnica de Estudo, Concentração e Memorização 3. Livro – Curso De Leitura Dinâmica 4. Pegadinhas de Concursos 5. Técnicas de Redação
APOSTILA DIGITAL NO FORMATO PDF (Pode Imprimir) Download disponível em até 72 horas, ou seja, o pagamento é aprovado e depois é realizado o envio no e-mail cadastrado no momento da compra.