Descrição
Apostila Concurso UFSC 2022 Psicólogo Educacional
Cargo: Psicólogo Educacional
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: COMISÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
LÍNGUA PORTUGUESA: Programa: Compreensão e interpretação de textos: ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas; fatos e opiniões; relações intratextuais e intertextuais. Coesão e coerência textual. Vocabulário: sentido de palavras e de expressões no texto; denotação e conotação. Aspectos gramaticais: concordância e regência verbal e nominal; funcionamento de diferentes recursos gramaticais no texto (níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico); pontuação. Gêneros textuais: formas e funções.
NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO: Programa: Lei 8.112/1990 e suas alterações (RJU); Lei 11.091/2005 e suas alterações (PCCTAE); Decreto no 1.171/1994 e suas alterações (Código de Ética); Estatuto da UFSC; Regimento Geral da UFSC; e, Resolução Normativa n. 042/CUn/2014 (Cria a Corregedoria da UFSC).
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Programa: Componentes de computadores e periféricos. Utilização do sistema operacional Windows 10. Utilização dos aplicativos Microsoft Office Word, Excel e PowerPoint. Utilização de tecnologias, ferramentas e aplicativos associados à Internet.
INGLÊS: Programa: A prova de língua inglesa priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados, em níveis de compreensão global e detalhada. Serão utilizados textos de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário, tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá demonstrar conhecimento lexical e gramatical da língua mediante compreensão dos textos selecionados. As questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua inglesa; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto.
ESPANHOL: Programa: A prova de língua espanhola priorizará o uso da linguagem por meio de gêneros textuais variados; em diferentes níveis de compreensão: global e detalhada; de fontes variadas, podendo incluir material jornalístico, publicitário, científico ou literário; tendo como foco a compreensão textual. Sendo assim, o candidato deverá mostrar domínio de vocabulário e da estrutura da língua mediante compreensão dos textos selecionados. Dessa forma, as questões serão elaboradas de forma a exigir do candidato a capacidade de: a) reconhecer diferentes gêneros textuais; b) reconhecer temas centrais e secundários; c) identificar ideias desenvolvidas nos textos e as relações existentes entre elas; d) relacionar palavras e expressões com sentido equivalente na língua espanhola; e) identificar elementos de referência, dentro de um mesmo texto.
NOÇÕES DE SUSTENTABILIDADE: Programa: 1. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: conceitos e fundamentos; 2. ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável); 3. Práticas ambientais, sociais e de governança (ESG – environmental, social, governance); 4. Economia circular; 5. Análise de ciclo de vida; 6. Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e seus seis eixos temáticos.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Ética Profissional em psicologia. 2. Processos básicos em psicologia. 3. Diferentes perspectivas teóricas em psicologia social, do desenvolvimento e da aprendizagem. 4. Pesquisa em psicologia. 5. Psicologia e políticas públicas. 6. A formação do psicólogo escolar. 7. A instituição escolar e o psicólogo. 8. Psicologia e formação de professores. 9. Políticas inclusivas e deficiência. 10. Emoções e afetividade na educação. 11. A relação entre escola e famílias. 12. Gênero, Sexualidade, relações raciais e educação. 13. A relação entre professores e alunos. 14. Indisciplina e violência escolar. 15. Psicologia institucional. 16. Práticas educativas e medicalização das diferenças. 17. Psicologia escolar na educação superior.
Apostila Concurso UFSC 2022 Psicólogo Educacional