Descrição
Apostila Concurso UNDF 2022 Professor Educação Física
Cargo: Professor Educação Física
Editora: DOMINA CONCURSO
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: IADES
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$75,98 por R$37,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3. Domínio da ortografia oficial. 4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2. Emprego de tempos e modos verbais. 5. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1. Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4. Emprego dos sinais de pontuação. 5.5. Concordância verbal e nominal. 5.6. Regência verbal e nominal. 5.7. Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8. Colocação dos pronomes átonos. 6. Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1. Significação das palavras. 6.2. Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Legislação: Aplicada aos Servidores da UnDF.1. Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1. Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2. Organização do Distrito Federal. 1.3. Organização Administrativa do Distrito Federal. 2. Lei Complementar nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais). 3. Decreto no 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI). 4. Lei no 4.990/2012 (regula o acesso à informação no Distrito Federal).
Conhecimentos sobre o Distrito Federal e sobre a RIDE. 1. Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar no 94/1998 e suas alterações. Legislação sobre a UnDF. 1. Decreto n° 42.333, de 26 de julho de 2021. 2. Lei Complementar n° 987, de 26 de julho de 2021. 3. Lei n° 6.969, de 08 de novembro de 2021. 4. Resolução n° 03, de 12 de maio de 2022, da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes, que dispõe sobre o Estatuto da Universidade do Distrito Federal – UnDF. 5. Decreto n° 43.321, de 16 de maio de 2022, que dispõe sobre a integração da Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS na Universidade do Distrito Federal – UnDF, e dá outras providências. 6. Emenda à Lei Orgânica nº 123, de 17 de novembro de 2021, que acresce o art. 240-A à Lei Orgânica do Distrito Federal, que determina ao Poder Executivo a criação e a manutenção do Fundo da Universidade do Distrito Federal – FunDF, destinado a garantir recursos para obras necessárias a sua estruturação, projetos, pesquisas e inovação, atribuindo-lhe dotação mínima percentual da receita corrente líquida do Distrito Federal. 7. Decreto 42.987, de 07 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre a criação do Fundo da Universidade do Distrito Federal – FunDF, cria o Conselho Administrativo e dá outras providências. 8. Lei nº 5.499, de 14 de julho de 2015, que aprova o Plano Distrital de Educação – PDE e dá outras providências.
Conhecimentos Pedagógicos: 1. Transposição curricular: pressupostos, fundamentos e processos. 2. Pedagogias problematizadoras e as metodologias ativas de ensino e aprendizagem. 3. Ensino por competências (as três dimensões da competência: conhecimento, habilidades e atitudes). 4. Pirâmide de Miller (saber, saber como, demonstrar como, fazer). 5. Taxonomia de Bloom: aprendizagens e construção de objetivos de aprendizagem. 6. Problematização e preceptoria. 7. Estratégias pedagógicas diversificadas, técnicas de estudo e pesquisa científica. 8. Ser e saber docente. 9. Diferenças entre educação tradicional e educação ativa. 10. Ensinar e aprender. 11. Progressão das aprendizagens. 12. Coordenação pedagógica. 13. Tecnologias da informação: uso de recursos didáticos-tecnológicos na prática docente. 14. Educação emancipadora. 15. Aprendizagem dialógica: princípios e fundamentos. 16. Aprendizagens significativas. 17. Andragogia. 18. A autonomia do estudante. 19. Abordagens pedagógicas. 20. Avaliação formativa e avaliação das aprendizagens.
Grupo 15: 1. Anatomia e Bioquímica Aplicada a Atividade Física e ao Esporte. 2. Dimensões Filosóficas Aplicadas a Atividade Física e ao Esporte. 3. Bioestatística Aplicada a Atividade Física e ao Esporte. 4. Sociodiversidade e multiculturalismo: solidariedade e violência, tolerância e intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
1. Dimensões filosóficas da Educação Física. 2. Dimensões sócio-históricas e antropológicas da Educação Física. 3. Dimensões morfofuncionais do movimento humano. 4. Cinesiologia aplicada à Educação Física. 5. Cineantropometria aplicada à educação física escolar. 6. Desenvolvimento e aprendizagem motora. 7. Educação Física inclusiva 8. Educação Física, modo de vida e promoção da saúde. 9. Dimensões psicológicas na Educação Física. 10. Métodos e técnicas de pesquisa em Educação Física. 11. Processos de ensino-aprendizagem e suas dimensões conceituais, procedimentais na Educação Física escolar. 12. Abordagens pedagógicas da Educação Física. 13. Teorias de aprendizagem e estilos de ensino. 14. Avaliação na Educação Física escolar. 15. Manifestações do movimento humano: esporte, jogo, ginástica, lutas, práticas corporais de aventura, atividades rítmicas e expressivas. 16. Ludicidade, lazer, corpo e movimento. 17. Educação Física na contemporaneidade: mídia, meio ambiente, diversidade e gênero. 18. Políticas públicas de educação, esporte, lazer e saúde.
Apostila Concurso UNDF 2022 Professor Educação Física