Descrição
Apostila Concurso USP 2024 Educador Especialidade Pedagogia
Cargo: Educador Especialidade Pedagogia
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Superior
Banca: FUVEST
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$79,98 por R$39,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Português: Interpretação e compreensão de variados tipos de texto; marcas de textualidade (coesão, coerência e intertextualidade); reconhecimento de tipos e gêneros textuais; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade; emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; tipos textuais: características específicas de cada tipo; textos literários e não literários; estrutura da frase (operações de deslocamento, substituição, modificação e correção); registros de linguagem; funções da linguagem; elementos dos atos de comunicação; estrutura e formação de palavras; formas de abreviação; classes de palavras; aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; concordância e regência nominal e verbal; modalizadores; semântica (sentido próprio e figurado); antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos; figuras de linguagem; polissemia e ambiguidade; vocabulário (neologismos, arcaísmos, estrangeirismos, latinismos e expressões idiomáticas); ortografia e acentuação; pontuação.
Inglês: Gramática da língua inglesa: artigos definidos e indefinidos; tempos e modos verbais; preposições; conjunções; pronomes; advérbios; verbos modais; expressões idiomáticas e locuções verbais; comparação; concordância nominal e verbal; formação e classe de palavras; sinonímia e antonímia; relações de subordinação e coordenação; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto. Leitura e compreensão de tipos textuais diversos: reconhecimento de informações específicas; capacidade de análise e síntese; inferência; reconhecimento de cognatos e falsos cognatos; significação literal e contextual dos vocábulos e expressões; figuras de linguagem; elementos de coesão e coerência; formação de frases interrogativas e negativas, formulação de pedidos, propostas e sugestões, reescrita e substituição de palavras ou de trechos de texto, reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade
Conhecimentos gerais e atualidades: Espera-se que os(as) candidatos(as) tenham bom conhecimento em língua portuguesa, que será cobrado através de interpretação e análise crítica de textos de diferentes formatos e com temáticas variadas. Espera-se também que os(as) candidatos(as) estejam bem informados(as) e situados(as) quanto aos acontecimentos nacionais e internacionais. Para tanto serão cobradas informações e análises de eventos recentes que impactaram o Brasil e o mundo, bem como conhecimentos gerais que abordem, mas não se limitem aos seguintes temas: – Política e economia: noções básicas de economia interna e internacional; situação política nacional e internacional. – Cultura e sociedade: arte e cultura no Brasil e no mundo; características das sociedades nacionais e relações contemporâneas; desenvolvimento científico e tecnológico mundial; meio ambiente; povos originários; mudanças climáticas; direitos humanos no Brasil e no mundo.
Conhecimentos em Informática: Sistemas e Redes de Informação: Conceitos e características; Tipos de sistemas e redes; Novas tecnologias (Internet, ferramentas de busca, bases de dados eletrônicas); Conceituação de bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais. V. Conhecimentos específicos em Biblioteconomia e Documentação Programa: Conceitos e definições básicas;
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Conhecimentos em normativas da USP: Espera-se que os(as) candidatos(as) tenham noções básicas de Direito que permitam a análise e a apresentação de soluções para situações-problema de diferentes naturezas. Em particular espera-se o conhecimento do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade de São Paulo, bem como de seu Código de Ética. Programa: A USP e a sociedade: O funcionamento da USP, englobando principais estruturas e objetivos; a USP no contexto do desenvolvimento nacional; a vida universitária brasileira e sua relação com a sociedade contemporânea. Estatuto, Regimento, Código de Ética e Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo: Resolução nº 3.461/1988 (disponível em: https://leginf. usp.br/?resolucao=consolidada-resolucao-no-3461-de-7-de- -outubro-de-1988), com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 3.745/1990 (disponível em: https://leginf. usp.br/?resolucao=consolidada-resolucao-no-3745-de-19-de- -outubro-de-1990), com as alterações vigentes até a publicação do Edital; Resolução nº 4.871/2001(disponível em: https://leginf.usp. br/?resolucao=resolucao-no-4871-de-22-de-outubro-de-2001) , com as alterações vigentes até a publicação do Edital. ESU – Estatuto dos Servidores da USP, Portaria GR nº 239, de 3 de maio de 1966.
Administração de Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções: Políticas e rotinas de seleção e aquisição de material documentário; Planejamento de acervos; Princípios e políticas de seleção; Princípios e técnicas de avaliação de coleções; Tratamento Técnico da Informação: Formatos de intercâmbio de informação bibliográfica; Representação temática e descritiva dos registros de coleções; Normas da ABNT sobre documentação; Normas de Compartilhamento de recursos e cooperação bibliotecária; Catalogação; Indexação; Serviço de Referência e Informação: Princípios e fundamentos; Disseminação da Informação; Comutação bibliográfica; Serviços e produtos de informação (tradicionais e automatizados); Marketing em unidade de informação; Normalização bibliográfica; Bibliotecas Universitárias: Objetivos, características e avaliação; Estruturas organizacionais; Bibliometria; Planejamento para arquitetura e construção de bibliotecas.
Apostila Concurso USP 2024 Educador Especialidade Pedagogia