Descrição
Apostila Coordenador Pedagógico Itaboraí RJ 2024
- Informações sobre o concurso da Prefeitura Itaboraí RJ 2024
- Nível: Médio / Superior
- Vagas: 925 + 679 CR
- Inscrições Até: 07/11/2024
- Salário Até: R$ 3.190,98
- Taxa de Inscrição: R$ 50,00 A R$ 59,00
- Data da Prova: 01/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto Avalia
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
Ver seu nome na lista de aprovados da Prefeitura de Itaboraí RJ 2024 e conquistar a estabilidade financeira e a segurança que você sempre desejou é possível. Com nossas apostilas, você estará um passo à frente da concorrência.
Conteúdo Programático (997 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: 1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Ortografia. 3. Acentuação gráfica. 4. Pontuação. 5. Divisão silábica. 6. Substantivos e adjetivos (gênero, número e grau). 7. Verbos (tempos e modos). 8. Fonética e Fonologia: Encontros vocálicos e consonantais. 9. Dígrafos. 10. Morfologia: Classes de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, numeral e verbo e suas flexões. advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Poética. 11. Versificação. 12. Elementos de comunicação. 13. Sintaxe — Período composto por Coordenação e Subordinação. 14. Figuras de sintaxe. 15. Noções de semântica. 16. Produção textual: coerência e coesão, tipos de composição, elementos da comunicação e funções da linguagem. 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência.
Fundamentos da Educação: 1. Educação, sociedade e cultura. 2. Os Pilares da educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e Aprender a ser; Psicologia da Educação: Teorias da aprendizagem. 3. Contribuições de Piaget e Vygotsky à Educação; Currículo: concepções, elaboração, prática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade; Políticas públicas: Políticas Públicas Inclusivas de educação. 4. Educação e cultura afro-brasileira. 5. Protagonismo infanto-juvenil. 6. Diversidade e Sexualidade. Tecnologias na educação. 7. Bullying; Cotidiano escolar: Integração docente e discente. 8. Modalidades de gestão. 9. Conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, planejamento, acompanhamento e avaliação. 10. Projeto político-pedagógico. 11. Lei nº 9.394/96. 12. Lei nº 12.796/2013 (que altera a Lei nº 9.394/96). 13. Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014. 14. Estatuto da Criança e do Adolescente – 15. Lei nº 8.069/1990 (ECA): Artigos 1º a 24 e 53 a 69; Parte Especial: Título I; Título II; Título III; Título V – artigos 131 a 140. 16. Constituição Federal/88 – artigos 206 a 214. 17. Emenda Constitucional nº 53, de 19/12/2006, publicada em 20/12/2006. 18. Lei nº 11.645 de 10/03/2008. 19. Lei Orgânica do Município de Itaboraí. 20. Legislação para inclusão de pessoa com deficiência Lei n.° 13.146 de 06/07/2015 e suas alterações. 21. Base Nacional Comum Curricular.
Estatuto Dos Funcionários Públicos Municipais De Itaboraí: 1. Lei nº 502, de 04 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Município de Itaboraí. 2. Lei n. º 1.392, de 03 de julho de 1996, que dá nova redação à Lei Municipal n. º 502, de 04 de dezembro de 1979.
História de Itaboraí: 1. A cidade; História. 2. Prédios Históricos. 3. Região Metropolitana.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
1. Conselhos Escolares. 2. Projeto Político Pedagógico. 3. Planejamento Coletivo Docente. 3. Acolhimento dos Estudantes. 4. Competências socioemocionais. 5. Instrumentos de Monitoramento e Registro do Planejamento e execução das aulas. 6. A ação da coordenação pedagógica em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos, em relação aos organismos coletivos da escola e à participação da família. 5. O papel articulador, formador e transformador do coordenador pedagógico. 6. Gestão do trabalho pedagógico coletivo com vistas à construção e reconstrução da proposta pedagógica da escola e à formação continuada dos professores. 7. Sistemas de Avaliações Externas e Internas da Aprendizagem e da escola. 8. O papel do Coordenador Pedagógico na orientação para o planejamento/replanejamento a partir da análise de resultados. 9. Observação de aula como estratégia pedagógica na formação continuada do docente. 10. Conhecimentos em Legislação e Normas da Educação e Normas constitucionais. 11. Estrutura e organização do ensino brasileiro: aspectos legais e organizacionais. 12. Relação entre Sociedade, Escola e Conhecimento. 13. Organização e gestão escolar. 14. Diário de Classe. 15. Avaliação da Aprendizagem. 16. O processo de avaliação contínua, recuperação paralela e final. 17. O processo de adaptação e aproveitamento de estudo, programa individual de estudo e avaliação.