Descrição
Apostila Coronel Xavier Chaves MG 2017 Professor Municipal
Apostila Específica do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves – MG
Cargo: Professor Municipal
Nível: Superior
SÓ HOJE! APOSTILA INTENSIVA COM
Isso mesmo, cinquenta porcento de desconto!
AMOSTRA GRÁTIS
CONFIRA A QUALIDADE DO NOSSO MATERIAL
INICIE AGORA MESMO SEUS ESTUDOS!
Sua chance é agora!!
Não perca mais tempo e estude com a melhor.
Apostila Coronel Xavier Chaves MG 2017 Professor Municipal
CONHECIMENTO BÁSICO
Língua Portuguesa:
Conhecimentos Linguísticos: Fonética: fonemas, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, sílabas, tonicidade. Morfologia: a estrutura da palavra, formação de palavras: derivação e composição; as classes de palavras: Substantivo: classificação; flexão. – Artigo: classificação; flexão. – Adjetivo: formação; flexão, locução adjetiva. – Numeral: classificação; flexão. – Pronome: classificação; flexão; emprego e colocação de pronomes oblíquos e átonos. – Verbo: classificação; conjugação; flexão (modo, formas nominais, tempo, número, pessoa, voz); locução verbal. – Advérbio: classificação, flexão; locução adverbial. – Preposição: classificação; emprego; contração; combinação. – Conjunção: classificação; emprego. – Ortografia: emprego das letras, acentuação gráfica. – Pontuação: emprego dos sinais de pontuação. – Sintaxe: os termos da oração, as orações no período composto, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, ocorrência da crase, colocação de palavras. Semântica: sinonímia e antonímia, homografia, homofonia, paronímia, polissemia. – Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. – Interpretação de texto. Obs.: Todas as questões serão de natureza prática, devendo o candidato, em suas respostas, demonstrar conhecimentos teóricos relacionados aos itens constantes do Programa.
Raciocínio Lógico:
1. Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, argumento, silogismo, validade de argumento. – Compreensão e elaboração da estrutura lógica de situações-problema por meio de raciocínio dedutivo. – Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
2. Raciocínio matemático: utilizar o raciocínio matemático para resolver situações e problemas que envolvam os seguintes conteúdos: – conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem. – múltiplos e divisores, MDC e MMC, potenciação. – Expressões algébricas: equações de primeiro e segundo graus, sistemas de equações lineares. – Cálculo Algébrico: – monômios e polinômios – operações. – produtos notáveis, fatoração, MDC e MMC. – cálculo com expressões algébricas racionais. – Sequências, Progressão aritmética e Progressão Geométrica. – Conceito de Função: Função Polinomial, Exponencial e Logarítmica. – Geometria Plana: Ângulos, operações, problemas; Triângulos: congruência e semelhança; Quadriláteros; Polígonos regulares, circunferência e círculo; cálculo de áreas e perímetros.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Professor Municipal:
METODOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA -O Ensino da Língua Portuguesa na escola de Ensino Fundamental: (- o processo de comunicação e o ensino da língua materna – o uso da língua e o conhecimento a respeito da língua – língua oral e língua escrita); – Linguagem Oral: (objetivos do desenvolvimento da linguagem oral nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. – situações e atividades de desenvolvimento da linguagem oral nas quatro primeiras séries. – avaliação do desenvolvimento da linguagem oral); – Expressão Escrita: – Conteúdo específico: a) Ortografia – O sistema ortográfico do Português: (o emprego das letras, a acentuação tônica, a acentuação gráfica). b). Elementos de Morfossintaxe: (concordância nominal, regência verbal, concordância verbal, emprego dos tempos e modos verbais). c). Pontuação: (emprego – justificação). – A Didática da Expressão Escrita: nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental; (- Objetivos – metodologia – avaliação). – Leitura: – Compreensão de Textos: (interpretação e estudo do vocabulário – estrutura e organização de textos); – A Didática da Leitura: – tipos de leitura na escola de Ensino Fundamental e seus objetivos, – avaliação das habilidades de leitura de textos, – leitura recreativa: objetivos, metodologia e avaliação). – Alfabetização: métodos e processos.
II- METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – Sistema de Numeração Decimal: (Fundamentos, Pré-requisitos necessários a aprendizagem formal, Sistematização de Conceitos). Operações com números naturais: (Conceitos Fundamentais: base concreto; natureza e função dos termos propriedades estruturais e sua aplicação, Fatos fundamentais: conceito e classificação; etapas de aprendizagem; atividades e materiais de ensino, processos operatórios; fundamentos matemáticos: análise de dificuldades; graduação de etapas). -Operações com números racionais: (Fundamentos: conceito, representação e propriedades dos conjuntos racionais; Números racionais sob forma de fração: Fração de inteiro e fração de conjunto; identificação, representação, comparação e equivalência; operações; Números racionais sob forma decimal: fundamentos do registro decimal; múltiplos e submúltiplos da unidade; operações). – Sistema de Medidas: (Relacionamento com o estudo de decimais: fundamentos matemáticos; unidades, múltiplos e submúltiplos; equivalência e redução; Relacionamento com o estudo de geometria: medida de comprimento, cálculo do perímetro de figuras planas; medida de superfície, cálculo de áreas de figuras planas; medida de volume, cálculo do volume do cubo e do paralelepípedo). – Resolução de Problemas: (Importância do pensamento quantitativo, na resolução de problemas. – Aspectos metodológicos: técnicas de elaboração de problemas, orientação ao trabalho em sala de aula, correção e avaliação. – Registros matemáticos das situações problemáticas.
III- METODOLOGIA DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA – Visão atual do Estudo da Geografia e História na Escola de Ensino Fundamental.; – História e Geografia na Escola de Ensino Fundamental; – Metodologia: seu valor na orientação do processo da aprendizagem em Geografia e História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental; – Procedimento e recursos didáticos que podem facilitar o desenvolvimento das noções de tempo e espaço em Geografia e História nas séries iniciais do Ensino Fundamental; – Avaliação da aprendizagem em Geografia e História nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental; – adequação dos instrumentos de avaliação aos objetivos propostos e ao conteúdo de Geografia e História nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.
IV- METODOLOGIA DE CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS – A clientela dos cinco primeiro anos do Ensino Fundamental e a importância de Ciências. – O Programa de Ciências Físicas e Biológicas do Ensino Fundamental no Estado de Minas Gerais; – A Orientação da aprendizagem de Ciências Físicas e Biológicas nos 5 anos iniciais do Ensino Fundamental.; – Os recursos didáticos no processo ensino-aprendizagem de Ciências Físicas e Biológicas; – A avaliação da aprendizagem de ciências nos cinco ano iniciais do Ensino Fundamental; – Conteúdos específicos de Ciências Físicas e Biológicas para os 5 anos iniciais do Ensino Fundamental.
CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES: – A criança enquanto ser em transformação; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência – O diálogo como minimizador da violência – As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Os processos pedagógicos e o professor como profissional reflexivo. Os desafios da docência na sociedade do conhecimento. Prática Pedagógica: o professor em relação a si mesmo e o seu papel docente; o professor em relação ao aluno; o professor em relação sociedade e a escola; o professor como intelectual reflexivo e transformador. Competências e habilidades na ação docente. Competências para ensinar e para aprender. Habilidades didáticas para ação docente. Linguagem na escola. Alfabetização e o ensino fundamental. Reorganização do Ensino – tempo e espaços. A escola e seus sujeitos. Aprendizagem colaborativa baseada em projetos. Projeto Político Pedagógico. Planejamento Participativo. Plano de Aula. Gestão democrática. Autonomia Pedagógica da Escola. Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. Lei Federal nº 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade.
– A CRIANÇA E AS NORMAS ESCOLARES – PLANEJAMENTO – CURRÍCULO – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – PROPOSTA CONSTRUTIVISTA – PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
APOSTILA IMPRESSA
Aproveite e adquira a Apostila IMPRESSA para o Concurso de Coronel Xavier Chaves
( 869 páginas somente específico )
Frete Grátis para todo o Brasil (Via PAC)
APOSTILA DIGITAL NO FORMATO PDF
Download disponível após a aprovação do pagamento
Envio via e-mail
+ Provas anteriores simuladas (PDF)
+ Brindes (PDF)
+ Kit Digital :
. Como estudar para ser aprovado em provas, exames e concursos;
. Técnicas de estudo, concentração e memorização;
. Livro Curso de leitura dinâmica;
. Pegadinhas de concursos;
. Técnicas de redação
Garanta já sua apostila para o Concurso Público de
Prefeitura Municipal de Coronel Xavier Chaves
Veja alguns Produtos Relacionados ao Concurso Adquirido.
Também temos Alguns cargos Similares ao que você Adquiriu. Confira!
DominaConcursos trabalhando com Excelência para você ter um Futuro melhor!