Descrição
Apostila CRB 9 Região Agente Orientação Fiscalização
Apostila Específica para o Concurso Público do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região/PR – CRB-9
Cargo: Agente de Orientação e Fiscalização
Nível: Superior
“Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”
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Apostila CRB 9 Região Agente Orientação Fiscalização
CONHECIMENTO BÁSICO
Português:
Compreensão e interpretação de textos, com domínio das relações morfossintáticas, semânticas, discursivas e argumentativas. Tipologia textual. Coesão e coerência. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Formação e emprego das classes de palavras. Significação de palavras. Sintaxe da oração e do período. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do sinal indicativo de crase.Processo de comunicação: Intencionalidade Discursiva. Elementos Constituintes da Comunicação. Intertextualidade. Desenvolvimento textual: elaboração de relatórios projetos e planejamentos.
Noções de Informática:
Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática; Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Microsoft Office -versões 2010, 2013 e 365). Noções de sistema operacional (ambiente Windows -versões 7, 8 e 10). Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. Programas de navegação: MicrosoftInternet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares. Sítios de busca e pesquisa na Internet. Redes sociais. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Procedimentos de segurança da informação. Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). Procedimentos de backup. Armazenamento de dados na nuvem.
Ética e Transparência:
Decreto nº 1.171 de 22/06/1994. Lei nº 8.027 de 12/04/1990 (Código de Ética do Servidor Público). Lei nº 12.527/11 (Lei de acesso àinformação). Lei nº 8.429/92 (Improbidade administrativa). Princípios da administração pública. Crimes contra a Administração Pública. Ética, Moral e Cidadania. Comportamento profissional. Organização do trabalho. Atitudes no serviço.
Legislação:
Lei nº 4.084, de 30/06/62; Lei nº 7.504, de 02/07/86; Lei nº 9.674, de 25/06/98; Decreto nº 56.725, de 16/08/65; Lei nº 12.514, de 28/10/2011, Lei nº 12.244de 24/05/2010. Constituição da República Federativa do Brasil (Art. 5º); Decreto-Lei nº 3.688, de 3/10/1941 (Capítulo V).
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
Agente de Orientação e Fiscalização:
Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação.Caracterização dos documentos. A profissão do bibliotecário –legislação. Código de ética do bibliotecário. Representação temática da informação: Classificação Decimal de Dewey (CDD).Classificação Decimal Universal (CDU). Representação descritiva: Catalogação (AACR2),tipos e funções do catálogo. Indexação. Problemas de entrada e remissivas. Problemas de cabeçalhos de pessoas e entidadescoletivas. Formato MARC. Organização e administração da biblioteca. Teorias da OAB. Estrutura organizacional. Planejamento de bibliotecas e sistemas deinformação. Política de seleção e processo de aquisição em bibliotecas. Tipologia de bibliotecas. Referência: fontes de informação. Estratégia de busca da informação.Estudo do usuário. Disseminação da informação. Automação: fundamentos e instrumentos de análise de sistemas. Planejamento da automação.Principais sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais.Catalogação cooperativa. Institucional: História do CRB9-PR. Regimento Interno do Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª Região. Resoluções do Conselho Federal de Biblioteconomia: 325/1986; 346/1988; 399/1993; 307/1984; 033/2001; 42/2002; 119/2011 e seus anexos; 121/2011; 138/2013.
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Dicas sobre como passar em concursos públicos
Um Segredinho: Estude com música (mas com a música certa)
“O nosso cérebro parece ser uma esponja para a música, ele absorve todos os estímulos musicais e, como uma esponja na água, é transformado, amoldado, por ela. Portanto, dependendo da música escutada, o cérebro, mais precisamente as partículas de água nele existentes, tomam diferentes formas, umas prejudiciais ao aprendizado, outras, no entanto, facilitadoras da captação da nova informação recebida”
Como um concurseiro de verdade deve se alimentar:
“Alimentos como peixes (sardinha, atum, salmão), nozes e linhaça são ricos em Ômega-3. Essa substância ativa a memória, auxilia nos processos cognitivos e favorece a transmissão dos impulsos nervosos. Sem contar que ela ajuda a diminuir o estresse, pois esse ácido graxo é um potente antioxidante, diminuindo os efeitos dos radicais livres gerados pela tensão. Outra substância essencial é o ferro, pois auxilia na oxigenação dos tecidos, inclusive, o cérebro. Você pode encontrá-lo em alimentos como feijões, beterraba, açaí, carnes vermelhas e folhas verdes escuras. Outros alimentos que valem a pena ingerir são:- Morangos – estimulam os mecanismos cerebrais de armazenar memória a longo prazo- Ervilha, pão integral, batata, oleaginosas (castanhas, amêndoas, amendoim) – ricos em tiamina, vitamina essencial para formação de neurotransmissores.
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