Descrição
Apostila CRO ES 2024 Assistente Administrativo
Cargo: Assistente Administrativo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2024
Nível: Médio
Banca: Instituto Quadrix
Edital: Acesso ao Edital
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Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
LINGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Ortografia oficial. 4 Mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.4.2 Emprego de tempos e modos verbais.5 Estrutura morfossintática do período.5.1 Emprego das classes de palavras.5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração.5.4 Emprego Dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal.5.6 Regência verbal e nominal.5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras.6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização Da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República).7.1 Aspectos gerais da redação oficial.7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática: tipos de computadores, conceitos de hardware e software, instalação de periféricos. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (Google Workspace, ambientes LibreOffice 7). 3 Noções de sistema operacional (ambiente Windows, versões 10 e 11). 4 Redes de computadores: conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 5 Programas de navegação: Mozilla Firefox e Google Chrome. 6 Programa de correio eletrônico: Thunderbird. 7 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 8 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 9 Segurança da informação: procedimentos de segurança. 10 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 11 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 12 Procedimentos de backup.
RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICA: 1 Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). 2 Princípios de contagem e probabilidade. 3 Arranjos e permutações. 4 Combinações. 5 Conjuntos Numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais) e operações com conjuntos. 6 Razões e proporções (grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, porcentagem, regras de três simples e compostas). 7 Equações e inequações. 8 Sistemas De medidas.9 Volumes. 10 Compreensão deestruturas lógicas. 11 Lógica de argumentação (analogias, inferências, deduções e conclusões). 12 Diagramas lógicos.
LEGISLAÇÃO E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Ética e função pública. 2 Ética no Setor Público. 3 Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. 4 Lei nº 9.784/1999 e suas alterações (processo administrativo). 5 Acesso à informação: Lei nº 12.527/2011; e Decreto nº 7.724/2012. 6 Decreto nº 9.830/2019.
ATUALIDADES: 1 Política Nacional e Internacional: 1.1 Eventos políticos recentes no Brasil e no mundo. 1.2 Relações internacionais, tratados, acordos, conflitos, etc. 2 Economia: 2.1 Eventos econômicos relevantes. 3 Sociedade e Cultura: 3.1 Questões sociais, como saúde, educação, segurança, meio ambiente. 3.2 Tendências culturais e sociais. 3.3 Avanços científicos e tecnológicos. 4 Meio Ambiente: 4.1 Mudanças climáticas e sustentabilidade. 4.2 Eventos ambientais significativos. 4.3 Questões relacionadas à conservação e preservação ambiental. 5 Tecnologia e Inovação: 5.1 Novas tecnologias e inovações. 5.2 Desenvolvimentos na área de ciência da computação, internet e inteligência artificial. 6 Relações Internacionais: 6.1 Discussões sobre questões globais.
“Neste edital, há diretrizes específicas para o estudo, e é importante notar que a Domina Concursos não vende normas da ABNT. No entanto, você pode acessá-las por meio do link: (https://abnt.org.br/).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Noções de Direito Administrativo:1.1 Estado, governo e Administração Pública:conceitos; elementos; poderes; organização; natureza; fins; e princípios. 1.2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta. 1.3 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função pública 1.4 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 1.5 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação (concessão, permissão e autorização). 1.6 Controle e responsabilização da Administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do 23Estado. 1.7 Lei nº 14.133/2021.1.7.1 Licitações: conceito; objeto; finalidades; princípios; obrigatoriedade; dispensa; inexigibilidade; vedação; modalidades; procedimentos; fases; revogação; invalidação; desistência; e controle.
Noções de Administração Pública: 2.1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional; natureza; finalidades; e critérios de departamentalização. 2.2 Processo organizacional: planejamento; direção; comunicação; controle; e avaliação. 2.3 Gestão de processos. 2.4 Gestão da qualidade. 2.5 Gestão de projetos.
Noções de administração de recursos materiais: 3.1 Classificação de materiais. 3.2 Tipos de classificação. 3.3 Gestão de estoques. 3.4 Compras. 3.5 Modalidades de compra. 3.6 Cadastro de fornecedores. 3.7 Recebimento e armazenagem. 3.8 Entrada. 3.9 Conferência. 3.10 Critérios e técnicas de armazenagem
Noções de arquivologia: 4.1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 4.2 Gerenciamento da informação e a gestão de documentos. 4.3 Diagnósticos. 4.4 Arquivos correntes e intermediário. 4.5 Protocolos. 4.6 Avaliação de documentos. 4.7 Arquivos permanentes. 4.8 Tipologias documentais e suportes físicos. 4.9 Microfilmagem. 4.10 Automação. 4.11 Preservação, conservação e restauração de documentos.
Atendimento ao público: 5.1 Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade. 5.2 Trabalho em equipe: personalidade e relacionamento; eficácia no comportamento interpessoal; servidor e opinião pública; o órgão e a opinião pública; fatores positivos do relacionamento; comportamento receptivo e defensivo; empatia; compreensão mútua. 5.3 Postura profissional e relações interpessoais. 5.4 Comunicação.
Legislação: Lei nº 4.324/1964. Lei nº 5.081/1966. Decreto nº 68.704/1971. Lei nº 6710/1979. Lei 11.889/2008. Código de Ética Odontológica (Resolução CFO nº 118/12 e alterações). Código de Processo Ético Odontológico (Resolução CFO de nº 59/2004 e alterações). Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontológicos (Resolução CFO nº 63/2005).
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