Descrição
Apostila Concurso Cuidador de Estudantes Especiais Morros MA 2024
- Informações sobre o Concurso da Prefeitura de Morros MA 2024
- Nível: FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR
- Vagas: 160
- Inscrições Até: 08/12/2024
- Salário Até: R$ 6.000,00
- Taxa de Inscrição: R$ 69,00 A R$ 116,00
- Data da Prova: 22/12/2024
- Banca Organizadora: Instituto JK
Garanta sua aprovação
Preparar-se para concursos públicos pode ser um grande desafio, mas com o material certo, o sucesso está ao seu alcance.
Nossas apostilas são desenvolvidas totalmente de acordo com o edital do concurso e são atualizadas regularmente para garantir que você tenha acesso ao conteúdo mais recente e relevante.
A concorrência está acirrada, mas você pode se destacar! Através de nossas apostilas, você alcançará uma preparação eficiente e eficaz. Conteúdo completo, exercícios resolvidos e simulados: tudo o que você precisa para chegar preparado no dia da prova e garantir sua vaga no concurso da Prefeitura de Morros MA 2024.
Conteúdo Programático (740 Páginas)
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Coesão e coerência textual; Fonologia; Ortografia; Regras de acentuação Gráfica; Morfologia: Estrutura, formação e classificação das Classes de palavras; Estudo do Sujeito e do Predicado: Termos essenciais e integrantes da oração; Pontuação; Tipos de frases; Emprego do sinal indicativo de crase; Regras de acentuação; Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção; onde/aonde; demais/ de mais; Uso dos porquês.
Raciocínio Lógico e Matemático: Conjuntos e conjuntos numéricos; Sistema de Numeração Decimal: Representação e leitura. Transformações; Comparação. Operações e Problemas com números decimais (adição, subtração, multiplicação, divisão). Expressões numéricas com números decimais. Problemas envolvendo sistema monetário brasileiro; Números naturais, Números Romanos; Operações e problemas com números naturais: Adição; Subtração; Multiplicação (dobro, triplo); Divisão (metade); Múltiplos e divisores, MMC e MDC; Números racionais (fracionários): Representação e leitura. Comparação. Frações equivalentes. Simplificação de frações. Número misto. Operações com números fracionários (adição, subtração, multiplicação, divisão). Porcentagem em contextos significativos (10%; 25%; 50%; 75%; 100%); Sistemas de medida: Comprimento, tempo, capacidade e peso; Cálculo do perímetro e da área de figuras planas a partir de situações- problema; Números ordinais; Probabilidade e Estatística; Álgebra: Funções e representações numéricas. Grandezas.
Conhecimentos Gerais: Noções básicas sobre o Estado e Município: aspectos históricos e geográficos, organização política, cultural, economia, educação, agricultura, pecuária, pesca, esporte, religião, saúde, comércio e turismo; Meios de Comunicação; Noções sobre as regiões, clima, relevo e a vegetação do Brasil; Meio Ambiente – Preservação e Destruição; Relacionamento interpessoal – comportamento profissional; Convivência com os superiores, com os colegas de trabalhos e com o público.
Conhecimentos Específicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2024)
Relação entre educação e sociedade. Afetividade na família e na escola. Relação família-escola. Afetividade e aprendizagem. Organização do tempo e espaço nas instituições. Inclusão Escolar. Cuidados essenciais: alimentação, repouso, higiene e proteção. Alimentos: importância dos alimentos para saúde e contaminação (microrganismos, doenças e intoxicações). Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas. Socialização da pessoa com deficiência. Atividades de Vida Autônoma (AVA) e Atividades de Vida Prática (AVP) aos estudantes com deficiências e transtorno do espectro autista (TEA). Declaração Universal dos Diretos Humanos. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Lei Federal n° 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.