Descrição
Apostila Digital Concurso EPAGRI SC 2023 Analista Suporte
Cargo: Analista de Suporte
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2022
Nível: Superior
Banca: FEPESE
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$81,98 por R$40,99
50% de Desconto
Conhecimentos Básicos
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto de vista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências; estrutura e organização do texto e dos parágrafos). Tipologia e gêneros textuais. Figuras de linguagem. Emprego dos pronomes demonstrativos. Relações semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (oposição/contraste, conclusão, concessão, causalidade, adição, alternância etc.). Relações de sinonímia e de antonímia. Sintaxe da oração (período simples; termos fundamentais e acessórios da oração; tipos de predicado) e do período (período composto por coordenação e por subordinação). Funções do que e do se. Emprego do acento grave. Emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto. Ortografia e gramática; Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Emprego de tempos e modos verbais. Formação de tempos compostos dos verbos. Locuções verbais (perífrases verbais); Sintaxe de colocação pronominal. Paralelismo sintático e paralelismo semântico.
Raciocínio Lógico e Matemático: Operações com números reais (incluindo radiciação e potenciação); divisão Proporcional (Razão e proporção); regra de três simples e composta; porcentagem; juros simples e Compostos; equação de 1º e 2º graus; sistema de equações do 1º grau; relação entre grandezas: tabelas e gráficos; sistemas de medidas usuais; noções de estatística e de probabilidades; raciocínio lógico; resolução de situações-problema.
Informática: Conceitos básicos de computação; componentes de hardware e software de computadores; operação de sistemas operacionais Windows; navegação WEB; uso das ferramentas do Google Workspace (gmail, documentos de texto, planilhas e apresentações, drive, meet, chat, agenda e formulários); noções de segurança da informação (LGPD, proteção da informação, vírus e demais códigos maliciosos).
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2022)
Windows 10 e superior, Windows Server, Linux/Unix, instalação, operação e administração. Instalação e configuração de virtualizadores (hypervisors) e servidores virtuais. Protocolos de rede IPv4 e IPv6. Elaboração e implantação de políticas de segurança, protocolos de criptografia, assinatura e certificados digitais, antivírus, gestão de vulnerabilidades, monitoração, softwares maliciosos). Administração de servidores de rede: criação de usuários e atribuições de direitos, manutenção de usuários e contas de e-mail, gerenciamento de filas de impressão em rede, análise de logs, resolução de problemas, implantação de melhorias de desempenho e instalação de novos serviços. Operação e manutenção de serviços e aplicações de rede como sistemas de correio eletrônico, DNS, SSH (Secure Shell), Web (Apache, Wildfly, Nginx, Tomcat, IIS), SAMBA, FTP, TFTP, IMAP, POP3, LDAP, Radius, OAuth, LDAP, Microsoft Active Directory. Protocolos das camadas física e enlace, cabeamento estruturado, protocolos SNMP e sFlow, sistema de gerenciamento de redes. Configuração de interfaces WAN e LAN de roteadores; configuração de switches: Spanning Tree, VLAN’s, Trunks, QoS e autenticação IEEE 802.1x; criação e manutenção de access-lists; configuração de dispositivos Wi-Fi, (IEEE 802.11a/b/g/n/ac/ax, etc). Configuração e instalação de telefones IP. Configuração e instalação de softwares e equipamentos de videoconferência baseados em protocolos abertos. Governança de tecnologia da informação e comunicação. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Computação em Nuvem. Gestão de Identidade e acesso (autenticação, autorização e auditoria). Gerenciamento de resposta a incidentes. Serviços de armazenamento, padrões de disco e de interfaces, Rotinas de Backup e Restore. Administração de suites de produtividade (Microsoft Office, Libre Office, Google Workspace)