Descrição
Apostila Digital Concurso UFRJ 2023 Administrador
Cargo: Administrador
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas sociais. Usos da linguagem. Reconhecimento crítico das linguagens como elementos integradores dos sistemas e processos de comunicação. Elementos da Comunicação. Variedades linguísticas. Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes. Coesão e coerência textuais. Equivalência e transformação de estruturas. Relações de sinonímia e antonímia. Classe e emprego de palavras. Frase, oração e período. Período composto (coordenação e subordinação). Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação.
Legislação: Lei Federal 8.112/1990. Lei Federal nº 12.527/2011. Lei Federal nº 13.709/2018. Decreto Federal nº 7.724/2012. Decreto nº 1.171/1994. Decreto nº 9.758/2019. Lei Federal nº 8.666/1993. Lei Federal nº 9.784/1999. Constituição Federal de 1988: Título I. Título II. Título III, capítulo I e capítulo VII (Seções I e II). Título VIII, capítulo III (Seção I). Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Administração Pública Direta e Indireta. Estatuto e Regimento Interno da UFRJ (disponível no endereço eletrônico www.concursos.pr4.ufrj.br, na página do concurso, no item “1. EDITAIS, ANEXOS E LEGISLAÇÃO”, em “LEGISLAÇÃO”.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Direito administrativo: Direito administrativo. 1.1 Conceito. 1.2 Objeto. 1.3 Fontes. 2 Ato administrativo. 2.1 Conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies. 3 Poderes administrativos. 3.1 hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. 3.2 Uso e abuso do poder. 4 Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. 4.1 Princípios, dispensa e inexigibilidade. 4.2 Contratos administrativos: conceitos, princípios, aspectos gerais, peculiaridades, cláusulas necessárias, formalização, execução, fiscalização, sanções, alterações, dissolução e extinção. Administração geral: 1 Evolução da administração. 1.1 principais abordagens da administração (clássica, científica, relações humanas, neoclássica, estruturalista, comportamental e contingencial). 1.2 reformas administrativas; a nova gestão. 2 Processo administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. 2.2.2 Análise competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento tático. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Estilos gerenciais Administração pública :1. A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. 1.1 Do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. 2 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 3 Comunicação organizacional. 4 Planejamento estratégico institucional e gestão de pessoas. 4.1 Ferramentas de análise de cenário interno e externo 5 Gestão de clima e cultura organizacional. 6 Liderança, motivação, satisfação e comprometimento com o trabalho. 7 Gestão por competências e competência interpessoal. 8 Gestão de desempenho. 8.1 Avaliação individual e institucional. 8.2 Indicadores de desempenho. 9 Gerenciamento de conflitos. 10 Gestão do conhecimento. 11 Qualidade de vida no trabalho. 12 Gestão organizacional. 12.1 Planejamento estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia, metas estratégicas e resultados pretendidos. 13 Gestão de processos. 13.1 Conceitos da abordagem por processos. 13.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 13.3 Construção e mensuração de indicadores de processos. 14 Balancedscorecard. 14. Sistema de gestão de pessoas da Administração Pública Federal: SouGov – 2021 (canais, assuntos, acesso à informação). Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais: recursos materiais e patrimoniais. Aquisição de recursos materiais e patrimoniais. Administração de materiais – estoques. Administração patrimonial e instalações. Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública: Lei nº 8.666/93 e suas alterações. Administração Pública: conceitos e princípios fundamentais da gestão pública. Administração Pública e suas tipologias. Governabilidade, governança corporativa e prestação de contas dos resultados das ações (Accountability e Compliance). Mecanismos de controle interno e externo. Desafios e perspectivas da administração pública contemporânea. Orçamento público: conceito e princípios; o ciclo orçamentário, créditos adicionais, estágios das despesas públicas, empenho, liquidação e pagamento; classificação das receitas correntes, das despesas correntes e de capital; elaboração de propostas orçamentárias; controle e execução orçamentária. Lei nº 4.320/64 e suas alterações. Administração de Recursos Humanos: 1 Conceitos, importância, relação com outros sistemas de organização. 2 Modelos de gestão de pessoas. 2.1 Evolução dos modelos de gestão de pessoas. 2.2 Fatores condicionantes de cada modelo. 3 Função do órgão de recursos humanos: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 4 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 5 Competência interpessoal. 6 Gerenciamento de conflitos. 7 Recrutamento e seleção: técnicas e processo decisório. 8 Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 9 Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. 10 Gestão por competências. 11 Tendências em gestão de pessoas no setor público. 12 Gestão de clima e cultura organizacional.