Descrição
Apostila Digital Concurso UFRJ 2023 Pedagogo
Cargo: Pedagogo
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas sociais. Usos da linguagem. Reconhecimento crítico das linguagens como elementos integradores dos sistemas e processos de comunicação. Elementos da Comunicação. Variedades linguísticas. Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes. Coesão e coerência textuais. Equivalência e transformação de estruturas. Relações de sinonímia e antonímia. Classe e emprego de palavras. Frase, oração e período. Período composto (coordenação e subordinação). Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação.
Legislação: Lei Federal 8.112/1990. Lei Federal nº 12.527/2011. Lei Federal nº 13.709/2018. Decreto Federal nº 7.724/2012. Decreto nº 1.171/1994. Decreto nº 9.758/2019. Lei Federal nº 8.666/1993. Lei Federal nº 9.784/1999. Constituição Federal de 1988: Título I. Título II. Título III, capítulo I e capítulo VII (Seções I e II). Título VIII, capítulo III (Seção I). Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Administração Pública Direta e Indireta. Estatuto e Regimento Interno da UFRJ (disponível no endereço eletrônico www.concursos.pr4.ufrj.br, na página do concurso, no item “1. EDITAIS, ANEXOS E LEGISLAÇÃO”, em “LEGISLAÇÃO”.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Fundamentos da Educação. Educação e Pedagogia: bases filosóficas, sociológicas, psicológicas, antropológicas e políticas da educação; A Pedagogia: seu objeto, campo de conhecimento e de trabalho, as correntes pedagógicas; A relação entre educação, sociedade, política, cultura, ética e cidadania. Evolução do pensamento pedagógico moderno e brasileiro. Fundamentos Psicológicos e Biológicos da Educação: principais teorias de aprendizagem; Aprendizagem e Desenvolvimento humano: aspectos afetivos, sociais e cognitivos; abordagens interativas e inventivas da cognição; Psicologia histórico-cultural: implicações para a Educação; Escola, Linguagem e Cultura; Linguagem como prática social, humanização e docência; Diversidade e Educação; Educação para as relações étnico-raciais; Questões de gênero e Educação; Infância e juventude: desafios contemporâneos; Andragogia; Educação, novas tecnologias e cultura do consumo. Concepções de Currículo; Currículo: relações de poder, identidade e subjetivação; Abordagens didáticas e novas tecnologias; Formação de professores: entre a Universidade e a Educação Básica; Saberes docentes e formação profissional; A docência como trabalho interativo. Avaliação institucional e do processo ensino-aprendizagem. Fundamentos Legais da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação; Sistema Educacional Brasileiro: histórico, configuração, funções; Parâmetros Curriculares Nacionais; Financiamento da educação; O público e o privado em educação. O Projeto Político-Pedagógico Escolar: Papel e função da escola. Atuação do pedagogo e a gestão escolar e educacional: Conceitos básicos; organização do trabalho pedagógico e cotidiano escolar; gestão escolar e educacional: princípios e técnicas; supervisão pedagógica; orientação educacional; gestão da sala de aula; gestão do clima e da cultura escolar; documentação pedagógica; o debate atual sobre equidade, acessibilidade e inclusão escolar; planejamento participativo; atuação do Pedagogo em contextos não escolares. Educação Superior: docência, pesquisa e extensão; Desafios atuais da universidade: globalização e secularização do conhecimento, diversidade e acessibilidade; mercantilização do saber e privatização da ciência. O Ensino Superior no Brasil: acesso, permanência, inclusão e evasão. Políticas de assistência estudantil em universidades públicas. Ações e políticas de acessibilidade e inclusão na educação superior. Formação docente no ensino superior: desafios, ações e políticas. Gestão da educação superior no Brasil.