Descrição
Apostila Digital Concurso UFRJ 2023 Produtor Cultural
Cargo: Produtor Cultural
Editora: DOMINA CONCURSOS
Edição: 2023
Nível: Superior
Banca: COMISSÃO PRÓPRIA
Edital: Acesso ao Edital
Quantidade de Páginas: 601
Não é só uma apostila!
Material teórico completo elaborado totalmente de acordo com o novo edital.
Acompanha provas anteriores com gabarito para testar seu aprendizado.
Só hoje, de R$85,98 por R$42,99
50% de Desconto
Conhecimento Básico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Língua Portuguesa: Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas sociais. Usos da linguagem. Reconhecimento crítico das linguagens como elementos integradores dos sistemas e processos de comunicação. Elementos da Comunicação. Variedades linguísticas. Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes. Coesão e coerência textuais. Equivalência e transformação de estruturas. Relações de sinonímia e antonímia. Classe e emprego de palavras. Frase, oração e período. Período composto (coordenação e subordinação). Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação pronominal. Ortografia, acentuação gráfica e pontuação.
Legislação: Lei Federal 8.112/1990. Lei Federal nº 12.527/2011. Lei Federal nº 13.709/2018. Decreto Federal nº 7.724/2012. Decreto nº 1.171/1994. Decreto nº 9.758/2019. Lei Federal nº 8.666/1993. Lei Federal nº 9.784/1999. Constituição Federal de 1988: Título I. Título II. Título III, capítulo I e capítulo VII (Seções I e II). Título VIII, capítulo III (Seção I). Princípios Constitucionais Explícitos. Princípios Constitucionais Implícitos. Administração Pública Direta e Indireta. Estatuto e Regimento Interno da UFRJ (disponível no endereço eletrônico www.concursos.pr4.ufrj.br, na página do concurso, no item “1. EDITAIS, ANEXOS E LEGISLAÇÃO”, em “LEGISLAÇÃO”.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital 2023)
Gestão e Política Cultural: História das políticas culturais no Brasil. O Estado e a cultura. Processos degestão cultural (modelos e práticas). Gestão e políticas públicas da cultura. identidade e diversidadecultural. patrimônio cultural material e imaterial. políticas de incentivo e patrocínio cultural. IndústriaCultural e Economia da Cultura. Planejamento e Administração Cultural: Concepção e planejamento deprogramas e projetos culturais. métodos de pesquisa em cultura, análise de viabilidade de programas e projetos culturais. Pesquisa e avaliação depúblico. Conceitos e categorias da produção cultural. Desenvolvimento e administração do projeto cultural. Coordenação executiva de equipe e produção.Comunicação institucional e fundamentos do marketing cultural.leis de incentivo à cultura, editais defomento e financiamento à cultura e à divulgação científica. Captação de recursos. Mídia comercial.Direito autoral, sociedades e contratos. Contabilidade e auditoria. Arte, ciência e cultura: Cultura epatrimônio no Brasil. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. A popularização da ciência.As artes no contexto político-social brasileiro. Arte, ciência e público. A produção cultural em música,artes cênicas, artes plásticas e artes visuais. Cultura digital: possibilidades e formas de ação. Cultura,tecnologiaenovas mídias.